Prefeitura busca soluções para resolver problemas de energia em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Preocupado com a difícil situação em relação às constantes faltas de energia elétrica em Parauapebas, o prefeito Valmir Mariano, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento, Heleno Costa, busca desde o inicio do mandato solucionar o problema que atinge toda a população do município.

Heleno Costa e Celpa

Atualmente, a cidade é atendida por três equipamentos conhecidos como alimentadores, que estão sobrecarregados. Um levantamento das necessidades e de todos os serviços que precisam ser executados no município e ainda um relatório fotográfico foram entregues à diretoria comercial da Celpa. Diante do exposto, a empresa prometeu tomar todas as providências necessárias para a resolução dos problemas, inclusive nos alimentadores, redes e transformadores do sistema elétrico da cidade.

O empenho da gestão municipal começa a gerar resultados. A prefeitura e a Celpa já executaram alguns serviços com o objetivo de resolver os problemas pelos próximos 20 anos. Estão sendo executados serviços como a ampliação da subestação de Carajás com dois transformadores; construção de 15 km de rede base de 138 kV da subestação de Carajás até a subestação de Parauapebas, no Bairro Beira Rio; ampliação da subestação de Parauapebas, rebaixando de 138 kV para 34,5 kV e de 34,5 kV para 13,8 kV para a distribuição na cidade; e a implantação de novos alimentadores.

No último dia 5, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) recebeu a visita de uma comissão técnica da Celpa, para vistoriar as obras de melhoramento do sistema elétrico.

Segundo o gerente executivo da Celpa, Augusto Dantas, os investimentos no município estão sendo retomados e os serviços devem ser concluídos até o final ano. “Os investimentos na região de Parauapebas são da ordem de 15 milhões de reais, uma nova subestação que vai garantir energia pelos próximos 30 anos e com isso garantir o crescimento do município”, disse o gerente, que ressaltou ainda a importância e o envolvimento da gestão municipal para que os serviços aconteçam no prazo estipulado.

“A parceria com a prefeitura é muito importante, pois ela está nos ajudando com as questões das autorizações de passagem da linha de transmissão, que em alguns pontos ainda estão embargados pelos proprietários. Junto com a prefeitura e a câmara de vereadores, vamos chegar ao consenso comum para poder agilizar a obra e garantir o prazo de entrega, que é no final de 2013”, finalizou Augusto Dantas.

Segundo o secretário Heleno Costa, estão acontecendo obras também na zona rural. Na subestação da Vila Palmares, já foram adquiridos três transformadores com potencial específico, que aguardam somente as bases serem concluídas. O barramento de 230 kV para 138 kV está pronto, ou seja, é o ponto de partida da rede de alta tensão que levará a energia da subestação da Vila Palmares para a subestação no bairro Beira Rio.

O secretário contou ainda que já estão no canteiro de obras dois transformadores de 30 MGA, com controle automático de carga, que corrigirão qualquer queda de tensão, garantindo energia estável à população, e está sendo acoplada ao sistema atual mais uma linha de 34,5 kV para reforçar e dar mais confiabilidade ao sistema que abastece a cidade até a linha de transmissão (LT) de 138 kV entrar em operação.

Com a nova LT de 138 kV, serão disponibilizados mais três novos alimentadores que garantirão energia para o distrito industrial, permitindo a instalação de novas indústrias e a disponibilidade de energia para todos os loteamentos.

Fonte: ASCOM PMP

5 comentários em “Prefeitura busca soluções para resolver problemas de energia em Parauapebas

  1. Patrícia Responder

    Bom dia, Zé Dudu a situação da energia no Bairro Cidade Jardim esta caotica, tem acabado energia todos os dias a noite, ontem foram mais de 5 quedas entre 20:00 e 00:00 alguem precisa apurar o motivo e o que esta sendo feito para regularizar já que a Celpa nao da informações a nós clientes.
    Nos do Bairro Cidade Jardim queremos ter o direito de poder chegar em casa de pois de um dia cansativo de trabalho e ter energia para fazermos nossas atividades domesticas e basicas.

  2. Leonardo Responder

    A Celpa além de entregar a pior energia do mundo é absurdamente cara,a celpa é uma empresa que aterroriza os usuários coma a ameaça de corte caso a sua conta não tenha sido paga em dias. MAS NÃO ENXERGA OS GATOS EM TODA CIDADE, O QUE SE VÊ SÃO POSTES COM FIAÇÃO ROUBADA E AS CLARAS. UM LIXO ESSA CELPA.

  3. Aroldo Gomes Responder

    Mas esse já era o projeto da aneel.
    Esse projeto começou o ano passado c rebaixamento de tensão de 230 p 138, foi licitado e começou a execução de melhoria de toda rede elétrica. Que não é a rede Celpa. A Celpa, sua obrigação começa a partir da subestação.
    Essa distribuição através de rebaixamento e linhão é licitada pela aneel. Que era p entregar a obra, já adiada, para setembro.
    Com isso deve melhorar toda energia do Sul do para, com construção de novas subestações, ex. Outra em Xinguara.

  4. Castro Responder

    E os “gatos” conhecidos por todos que a distribuidora finge que não vê, e isso também compromete os circuitos e cargas de consumo, favorecendo desbalanceamento de carga e também sobrecarga nos transformadores. Porque a Celpa não faz nada para desligar e arrancar os fios e os postes improvisados? Veja a situação principalmente perto do ponto das vans, lá nas casas populares, entre outros?

Deixe seu comentário

Posts relacionados