Plenárias públicas do Plano Municipal de Saneamento Básico começam pela zona rural de Canaã dos Carajás.

Continua depois da publicidade

Após a implantação da Política e do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB em Canaã dos Carajás, na semana passada deu-se início as plenárias públicas com a participação das comunidades, onde o objetivo é ouvir as demandas e sugestões da população que sente mais de perto os impactos da ausência ou a falta de qualidade no serviço de saneamento básico.

pmsb_zonarural

As plenárias públicas, ação de contato direto com as comunidades, coordenadas pelo Plano de Mobilização Social do PMSB em Canaã dos Carajás, tiveram início na zona rural do município, local identificado com sendo o de maior necessidade de saneamento básico, mas a partir do dia 13 deste mês atenderá a cidade também.

O Sociólogo e Coordenador do Plano de Mobilização Social do PMSB em Canaã dos Carajás, Clóvis Avelino, informou que as plenárias públicas iniciaram na última terça-feira, 6, na Vila Planalto, com a participação em bom número da comunidade, fato que ele considera fundamental para que “possamos atingir nosso objetivo, que é interagir com as comunidades para que elas apontem-nos suas reais necessidades em relação ao saneamento básico”, disse Clóvis.

Na abertura do cronograma de plenárias pública, ocorrida na Vila Planalto, esteve presente Berenice Cordeiro, representante da Unesco, que está discutindo a questão do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB no sudeste do estado; a representante da Fundação Vale, Rio de Janeiro, Shymena Guedes e o representante do governo “Você Fazendo Parte” Vice-Prefeito Alexandre Pereira; além de vários secretários municipais.

As plenária públicas ocorreram ainda na Vila Bom Jesus, dia 7, dia, 8, na Vila Ouro Verde, dia na 9, Vila Feitosa e amanhã, dia 13/08 na Escola Benedita Torres no Bairro Novo Brasil, que será palco de mais uma plenária pública. Para o coordenador Clóvis a execução destas plenárias está sendo de muito valor, pois é necessário envolver a sociedade na discussão para que ela veja que é importante a participação de todos, além de esclarecer para a população o que é um Plano Municipal de Saneamento Básico. “O objetivo do governo é fazer um plano onde a sociedade levante suas demandas e apresentem suas questões para resolvermos juntos os problemas”, comentou.

Clóvis disse ainda que os organizadores das plenárias estão felizes com o desenvolver do trabalho, mas que a participação da população pode melhorar. Ele acredita que muitas pessoas perderam a fé nos políticos e acham que ninguém fará de fato algo para melhorar o saneamento básico do município, por isso muitos não vão. Todavia, o que se espera destas plenárias é justamente conseguir formatar um documento que contemple as necessidades da população e desenvolver um plano de saneamento básico realmente eficiente. Por isso é de fundamental importância que a população canaense participe.

O Vice-Prefeito Alexandre Pereira disse que o governo pretende estar bem próximo da comunidade no que diz respeito à implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico, para que as comunidades, principalmente as mais necessitadas, possam realmente morar e transitar pelas ruas com mais dignidades, esta também é uma meta de trabalho do governo “Você Fazendo Parte”.

Deixe seu comentário

Posts relacionados