Votorantim Metais assina protocolo de intenções com o Governo do Pará‏.

Continua depois da publicidade

Empresa assinou protocolo de intenções com o governo para viabilizar Plano Estadual com ações de curto e médio prazos

Daryush Albuquerque - Cristina Malcher e David LealA Votorantim Metais assinou nesta sexta-feira, 26/07, protocolo de intenções com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de indústria Comércio e Mineração (SEICOM), para contribuir com a viabilização do Plano Estadual de Atração de Novos Negócios. No Pará, a empresa pretende implantar o Alumina Rondon, empreendimento que prevê uma refinaria integrada de alumina e lavra de bauxita no município de Rondon do Pará, no sudeste do Estado. Na sede da SEICOM, diretor do Alumina Rondon e de Alumina da Votorantim Metais, Daryush Albuquerque e secretário David Leal formalizaram a participação da empresa, acompanhados da prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher.

O fato de a Votorantim Metais assinar o protocolo de intenções antes mesmo de a empresa estar operando no Pará, foi um diferencial destacado pelo secretário. “É motivo de alegria este apoio a uma ação do Governo do Pará”, declarou David Leal. O diretor do Alumina Rondon frisou que, sob o ponto de vista das empresas, faz todo sentido o movimento do Governo do Pará em buscar atrair investimentos ao Estado. “É estratégico ter o fornecedor local desenvolvido para que possamos comprar cada vez mais aqui. Se tivermos essa relação de confiança entre governos e empresas, o Pará só terá a ganhar”, disse.

A partir do estímulo a novos investimentos, o Governo do Pará busca incrementar o nível de emprego e a redução das desigualdades regionais e sociais, com ações de curto e médio prazos. “Após avaliar as experiências das empresas de mineração que atuam no Estado, percebemos que elas podiam dar uma contribuição maior aos três pilares de agregação de valor: a verticalização – do minério ao produto final, a compra de fornecedores locais e a atração de fornecedores estratégicos. Dessa forma, também daremos uma nova imagem ao setor”, afirmou o secretário.

Rondon do Pará – A Votorantim Metais iniciará os cursos de capacitação profissional visando à qualificação de mão de obra para o Alumina Rondon e o mercado de trabalho. A partir do segundo semestre, serão ofertadas vagas para os cursos de ajudante de obras, armador de ferragens, auxiliar de instalações hidráulicas, encanador, mestre de obras, carpinteiro, pedreiro e pintor de obras. Mais de 700 profissionais serão capacitados para atuação tanto na implantação do projeto como no mercado de trabalho em geral.

Além desses cursos, a Votorantim Metais também realizará capacitação específica para produtores rurais. O Programa de Fomento à Produção Agrícola prevê a realização dos cursos de operador de máquinas e implementos agrícolas, auxiliar técnico em agropecuária, agricultor agroflorestal, horticultor, agricultor familiar e identificador

florestal. O objetivo é fomentar a produção de alimentos na região e tornar os produtores locais aptos a atender às demandas do empreendimento.

Ainda em Rondon do Pará, a Votorantim Metais em parceria com o Instituto Votorantim está realizando o Programa de Apoio à Gestão Pública, uma iniciativa composta por dois projetos: Modernização da Gestão Pública Municipal e Planos Básicos Municipais. Os projetos visam promover ações para o desenvolvimento local, modernização da gestão municipal, qualificação dos servidores e gestores e possibilidade de captação de recursos disponíveis em linhas de recursos do Governo Federal.

O primeiro projeto, de Modernização da Gestão Pública e Planejamento de Governo, consiste no diagnóstico das áreas administrativas e tributárias e setores básicos do município, como saúde, educação e assistência social. Ao finalizar a análise, prioridades serão definidas para elaboração de projetos para captação de recursos federais. Já a elaboração dos Planos Básicos Municipais pretende apoiar o município no atendimento de pré-requisitos de legislação e projetos para adequada inscrição em órgãos federais para obtenção de recursos.

Sobre o Alumina Rondon – O Alumina Rondon é o principal investimento da Votorantim Metais no Brasil. Prevê a construção de uma refinaria de alumina juntamente com a mina de bauxita, um dos seus grandes diferenciais quando comparado a outros empreendimentos da cadeia do alumínio no Pará.

Com previsão de início da operação em 2017, o Alumina Rondon é um investimento de R$ 6,6 bilhões da Votorantim Metais. A expectativa é que o empreendimento gere em média mais de 6.000 postos de trabalho na fase de implantação e 1.600 quando for iniciada a etapa de produção, entre empregados próprios e contratados. A contratação, a capacitação e a qualificação da mão de obra e de fornecedores priorizarão a população e empresários locais.

Sobre a Votorantim Metais – Empresa global do Grupo Votorantim, com atuação de destaque nos mercados de níquel, zinco e alumínio. Possui unidades no Brasil, Peru, Chile, Estados Unidos e China. A empresa está entre os dez maiores produtores mundiais de zinco, é o maior produtor de níquel da América Latina e possui o maior complexo integrado de alumínio, ocupando o papel de liderança no cenário econômico brasileiro, como maior produtora de alumínio primário do país. Somente a unidade de São Paulo tem capacidade para produzir 475 mil toneladas anuais do produto. A produção é destinada para atender ao mercado interno de construção civil, eletricidade, embalagens, bens de consumo e transporte.

No Brasil, são 11 unidades industriais e sete minas próprias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. No exterior, a Votorantim Metais possui a refinaria de zinco em Cajamarquilla, no Peru, e participação na Companhia Mineradora Milpo, com unidades no Peru e Chile. Com isso, a VM tem aproximadamente 10 mil funcionários. Além dos investimentos em expansões, a VM destina parte de seus recursos para projetos sociais, ambientais, culturais e de segurança. Somente em 2012 foram investidos aproximadamente 11 milhões de reais em cerca de 50 projetos sociais.

2 comentários em “Votorantim Metais assina protocolo de intenções com o Governo do Pará‏.

  1. Observador Responder

    O passado da Votoramtim sempre foi mamar mas tetas do governo com subsidio e explorando as riquezas sede o regime militar , foi assim que a família de Hermínio de moraes construiu o império .

    E agora no governo Lula vendeu o Banco Votaramtim para o Banco do Brasil ele estava literalmente quebrado !

  2. Pedro Responder

    Quero saber se lá em Rodon do Pará a população será contra esse projeto, igual como a população de Parauapebas é contra todo e qualquer projeto da Vale. Lá, igual aqui a empresa irá qualificar a mão-de-obra local, gerar empregos, renda e impostos…. Ou seja, será indutora do desenvolvimento. Espero que o poder público possa reverter essa oportunidade e recursos na melhoria da qualidade de vida da população, ao invés de culpar a Votorantim, pela migração, aumento da demanda por educação, saúde, infraestrutura, etc…

Deixe seu comentário

Posts relacionados