Interligação de vias vai melhorar o fluxo de trânsito na Estrada Faruk Salmen

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Com o objetivo de melhorar o fluxo de trânsito na cidade, a Prefeitura de Parauapebas iniciou nesta segunda-feira (10) os serviços para interligação da Rodovia PA 275 com a estrada Faruk Salmen. O projeto da obra levou em consideração o percurso que envolve o menor número de desapropriações, assim como o aproveitamento das vias que já existem no Bairro Jardim Canadá.

A conclusão dos serviços está prevista para 90 dias. A partir de então, a Estrada Faruk Salmen terá mão única no percurso da Delegacia de Polícia à Rua 14, reduzindo o fluxo de trânsito no trecho, considerado um dos mais críticos da cidade. Já o sentido contrário será pela Rua 16, passando pelo Bairro Maranhão e Jardim Canadá.

De acordo com o engenheiro Cleverland Carvalho, da Secretaria Municipal de Obras (Semob), os pontos do novo acesso que necessitam de asfalto e iluminação receberão esses serviços, incluindo também a via que dá acesso à Praça da Bíblia. Os recursos para execução da obra são todos municipais.

O empresário Sebastião Marques Vicente Filho, que mora na Rua 16, esquina com a Rua A, considera a interligação como de suma importância para a fluidez do tráfego de veículos. “É uma obra que esperávamos há muito tempo e vai beneficiar muita gente, tanto quem mora aqui perto quanto quem utiliza essas vias de trânsito, pois o tumulto da Faruk Salmen vai diminuir”, afirma o empresário.

A execução da obra é mais uma confirmação do compromisso firmado pelo prefeito Valmir Mariano com um trânsito seguro em Parauapebas. “Desde o início do ano, já alteramos sentidos de via, implantamos semáforos e resolvemos problemas em duas rotatórias. Além disso, o DMTT tem desenvolvido diversas ações preventivas e corretivas. Mas isso é só o começo, pois vamos trabalhar muito mais para a segurança no trânsito de nossa cidade”, afirma o prefeito Valmir Mariano.

Fonte: ASCOM PMP

6 comentários em “Interligação de vias vai melhorar o fluxo de trânsito na Estrada Faruk Salmen

  1. Gleidson de Sousa Responder

    Poderia até não falar, mas eu duvido que tenha projetos prontos! Aliás Zé, você poderia disponibiliza um espaço no seu blog para o pessoal da engenharia da SEMOB apresentarem o projeto e a pesquisa elaborada para tal intervenção urbana( já que é de interesse público). Apresenta o nome do Engenheiro de tráfego ou urbanista responsável pela intervenção e reestruturação urbana.
    Será a melhor opção? Teve consulta pública? Teve caracterização da área? Teve discussão sobre o projeto? Teve pesquisa? Tem projeto? Vai atender apenas os veículos? A área que irá passar a via não de preservação permanente? Teve simulação de tráfego? Teve uma equipe multidisciplinar ou transdisciplinar para elaboração? Executa-se uma terraplanagem dessa magnitude em 90 dias? Ou teremos q bancar uma manutenção? Quanto custará? – Essas são algumas dúvidas de viabilidade de projeto.
    Zé não podemos mais aceitar projetos sem planejamento, o ministério das cidades disponibilizar uma bibliografia densa sobre questões que tratam de urbanismo. Tem muita gente no município capacitado para atuar na área, os políticos deveriam valorizar os técnicos que tem, e eu sei que tem muitos. O Governo federal disponibiliza verba para esse tipo de intervenção e reestruturação urbana, essa verba do município poderia ser utilizada em outro setor mais critico que não teria verba federal disponível no momento (Célio Costa sabe disso). Esta via fará um link com uma área com população predominantemente de baixa renda, irá ter ciclovias? Calçadas? Se tiver a inclinação atende as Normas Brasileiras de regulamentação?
    Em tempo de Reforma Urbana e nós utilizando táticas da Cidade Medieval.

  2. Anônimo Responder

    Opa, esse projeto está pronto há quase uns três anos, não foi elaborado pelo seu Valmir. Afirmo isso porque meu esposo trabalhou na topografia desse projeto.O atual prefeito vai executar a obra. Tal projeto foi elaborado na gestão anterior, seu Valmir vai levar a fama, mas não foi ideia dele.

  3. Franco Responder

    Muito essencial esta obra, eu só não entendo porque que a prefeitura não desmonta aquele morro da curva antes de chegar na delegacia, se assim o fizesse daria outra vião ao nosso bairro (jardim canadá)e a propria cidade – taí o recado!

  4. Djalma Vieira Dantas de Alcântara Responder

    Parabéns à SEMOB. Esta obra é essencial para desafogar o tráfego de veículos naquele trecho da Faruk Salmen.
    Outra medida que seria importantíssima para resolver mais um problemão no trânsito da cidade, seria ligar a Av. Rio Grande ao Bairro da Paz, pois o fluxo de veículos oriundo daquela área(Beira Rio I e II, Hipersena, P. dos Carajás, Prefeitura, N. Horizonte etc.)converge todo para o retorno do hotel Átrium, tornando o trânsito um caos no local. Quem passa lá, principalmente nos horários de pico, sabe disso.

  5. Humberto Bezerra Responder

    Estamos a tanto tempo esperando estas Obras no Jardim Canada até que em fim, espero que venha junto o Asfalto e Água Potável.

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