É hora de d’Artanhan entrar em cena

Continua depois da publicidade

Este mundo é um reino incerto e cheio de perigos. A honra é corroída pela sede de poder e a liberdade é sacrificada quando os fracos são oprimidos. Mas há aqueles que se opõem a essas forças e dedicam a vida à verdade, à honra e à liberdade.

Desde que o mundo é mundo o poder é objeto de desejo de muitos, principalmente daqueles que pouco se garantem profissional, intelectual ou socialmente. Que fazem de tudo para chegar ao poder e mais ainda para lá se manter. Quando não conseguem ser o rei, querem ter influência sobre o rei, a qualquer custo.

No reino de Parauapebas isso não é diferente, e não poderia mesmo ser. Um “reino” valorizado financeiramente, onde a busca pelo poder vem trazendo graves prejuízos ao povo sem que seu rei tome qualquer atitude para acabar as intrigas entre seus comandados. Sabe-se lá porque!

Nesse mundo, quem quer ser rei ou se manter no trono tem de tomar decisões rápidas. Tem que jogar fichas altas para vencer, principalmente quando este rei tem ao seu lado forças que querem a todo custo se manter no poder paralelo, mesmo que para isso seja preciso chantagear reino e rei. Para tratar com chantagem, diz a lenda, é preciso usar do mesmo veneno. Um rei não pode ter escrúpulos com quem já provou que não conhece essa palavra.

Por sorte este reino está cheio de mosqueteiros prontos a ajudar o rei.

Por sua vez, o rei deveria ouvir mais os conselhos do jovem príncipe, nosso d’Artanhan, que, inconsciente e iludido, sem saber com quem estava lidando, colocou uma víbora ao lado do rei.  Agora, auxiliado pelos mosqueteiros, chegou a hora de d’Artanhan limpar o reino de chantageadores e asseclas sem honra.

Que nosso rei saiba tomar decisões. Rápidas, corretas e sem medo, para que nosso reino possa virar rapidamente essa página e se tornar um lugar realmente bom de se viver e para quem realmente se importa com ele.

Viva o rei!

11 comentários em “É hora de d’Artanhan entrar em cena

  1. Pedro Garra Responder

    Caro Zé Dudu, bom texto e bem escrito. Gramaticalmente existe um erro que não o descredibiliza. Não existe “lhe dar” no sentido de trabalhar. O correto é lidar, “lidando com ele”. E quanto a história dos 3 ( ou 4) mosqueteiros, não vejo Dartagnan suficiente que possa combater a pusilanimidade que virou este governo.Dartagnan tem que ser valmir. Uma porque não se confia em chantageadores. Eles sobrevivem pouco e sempre ficam com cópias e cópias de dossiês que abarrotam cofres, juntamente com os dinheiros ilícitos, até que algo de errado aconteça antes que o macaco coma todo o mel do pote. Se houve indicação de alguém próximo de Valmir, e esse alguém está manipulando o bom velho, isso só vai até a hora que ele quiser ou a hora que alguém sem interesse ( que ele realmente confia) diga a ele: “Prefeito, é vc o dono do poder, meu caro. A caneta é sua.” Nada que um chantageador faz ou diz tem crédito e é horroroso ter alguém assim no governo. Votei no Chico das Cortinas, que é um homem iletrado mas não manipulável, é meu amigo de milênios e eu sabia que não ia ganhar. Melhor assim. Não acredito que Valmir, que conheço de longos anos e considero um homem inteligente e de bom coração esteja nas mãos de ninguém. Ja vi Valmir chorar por funcionários passando dificuldade, conheci os filhos dele meninos, e so não o apoiei por conta do grupo que se formou ao lado dele, completamente nocivo.Valmir é um homem bom mas eu sabia que ia dar nisso. Não acho que ele esteja sendo chantageado até porque, se assim o fosse, ele sabe que se livrar de um chantageador é mil vezes melhor do que responder a qualquer processo que este ludibriante tem contra ele e muitas vezes qualquer ato errado há a participação do chantageador, que se incriminaria.Mais fácil por um sujeito desses na cadeia do que o contrário. Ao que eu saiba, os processos rolam na Justiça anos e anos e o mandato continua. Melhor se libertar das garras de um bandido e fazer com que o governo ande do que estar amarrado e amordaçado, que é o mesmo que estar preso.

    • Anônimo Responder

      Chico das Cortinas não saberia, em uma frase, definir seu governo e talvez nunca saberá sem não cair em contradição. Portanto, votar em amigos é sempre uma má ideia, a não ser que ao menos por um segundo você acredite no que ele fala e se não acredita é demagogo na mesma proporção.

      Tem muita gente chorando por dois motivos: além de não estarem participando do governo não conseguem de alguma forma controlá-lo. Ainda teremos vários, que por não se controlarem, virão a este muro de lamentações debulhar lágrimas rançosas.

  2. Anônimo Responder

    Então so pode ser o filho do Valmir, ele tem bala na agulha ou influençia pra endicar alguém?

  3. Anônimo Responder

    Esses cantageadores serim por acaso Odilom, Devanir e Euzebio , lembram o caso da Fadesp que deixou essa turma P da vida a ponto de pedirem a cabeça do secretario de Saude.

  4. Cidadão Responder

    Isto chama gerenciamento por conflito os subordinados se degradeiam e o todo poderoso senhor observa a atitude e comportamento ingênuo e infantil para depois puxa a rédea da forma que mais lhe convém .

    Os ingênuos brigam e desgastam
    O povo especula
    O rei se diverte!

Deixe seu comentário

Posts relacionados