Celpa alerta para segurança no período junino

Continua depois da publicidade

A festa junina é uma gostosa brincadeira, mas que tem que ser levada a sério para que não se torne um pesadelo. Além de todos os detalhes, um item que não pode ser ignorado é a segurança. Nesse mês de junho a Celpa reforça o alerta sobre os cuidados com a rede elétrica na hora de organizar as quadras juninas ou até mesmo enfeitar as ruas.

Se a pessoa for enfeitar a rua com bandeirolas e balões, entre outros adereços, não deve fazer próximo à rede elétrica. Ao fazer isso ela pode sofrer uma descarga elétrica e até morrer. Mas há ainda o risco pelo uso de material metálico, como, por exemplo, o papel laminado que é condutor de energia e que pode ocasionar acidentes fatais. Na hora de enfeitar a festa, o ideal é utilizar materiais isolantes e biodegradáveis, para minimizar os riscos de curto-circuito.

Situação bastante comum nessa época do ano é a rede de distribuição ser atingida por foguetes ou pelas chamas de fogueiras muito altas. Quando isso ocorre causa curto-circuito, podendo inclusive danificar eletrodomésticos que estão ligados, além de deixar as pessoas sem energia.

Outro alerta importante vai para as pessoas que montam barracas em festas juninas e fazem ligações improvisadas e irregulares na rede elétrica. “É muito importante observar as orientações de segurança para que as festas sejam tranquilas. Muitas vezes algumas práticas aparentemente comuns nessa época do ano põe em risco a vida de quem trabalha e de quem se diverte durante as festas juninas, além de comprometer a qualidade do fornecimento de energia.” diz o Gerente de Relacionamento com Parceiros, Segurança e Meio Ambiente da Celpa, Ivan Aragão.

A montagem de barraquinhas, camarotes e arquibancadas deve obedecer a uma distância mínima de 1,5 metro em relação à rede. Mas, somente a Celpa pode realizar ligações provisórias para atender festividades. Nesse caso, a orientação é que o dono da barraca junina procure uma agência de atendimento da concessionária para solicitar a ligação provisória com antecedência de 72 horas (três dias úteis) levando consigo o CPF e a carteira de identidade, devendo informar qual a finalidade e endereço da ligação.

Siga as dicas:

  • Jamais amarre fios ou enfeites na fiação elétrica.
  • Não utilize os postes como suporte para os enfeites.
  • Não manuseie mastros de ferro próximo à rede elétrica.
  • Não tente passar fios ou cabos sobre a rede.
  • Não acenda fogueiras ou solte fogos de artifício próximos à fiação elétrica.

Em caso de acidentes, deve-se:

  • Isolar o local, não permitindo a aproximação de outras pessoas.
  • Jamais tocar em fios partidos.
  • Não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada.
  • Acionar imediatamente a Celpa pelo telefone 0800 091 0196 e o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa /Celpa

Deixe seu comentário

Posts relacionados