Vale transporta primeiro módulo do Projeto Ferro Carajás S11D

Continua depois da publicidade

Em fase de teste, tecnologia inédita no país será usada no transporte dos 109 módulos pré-montados para implantar a usina

image

A vale concluiu o transporte do primeiro dos 109 módulos que irão compor a Usina de Beneficiamento do Projeto Ferro Carajás S11D – um gigante com altura equivalente a um prédio de seis andares. A fase de teste foi realizada entre os dias 1 e 4 de junho e foi considerada bem sucedida. “Montamos uma grande operação, envolvendo diversas áreas da Vale e do Projeto S11D, além de órgãos municipais e a comunidade. A preocupação com a segurança das pessoas envolvidas na operação e dos moradores das vilas foi primordial”, conta o Líder de Logística de Obra do S11D, João Kapiska.

O percurso de aproximadamente 42 quilômetros da Rodovia Municipal de Canaã dos Carajás, que liga o Canteiro Sudeste do Pará, onde as estruturas foram pré-montadas, ao local destinado à implantação da usina, foi transposto de forma inédita no país. Plataformas com rodas, posicionadas abaixo dos módulos, cuja capacidade de carga por eixo é superior a um caminhão convencional, fizeram a elevação dos blocos de forma hidráulica. Acopladas umas às outras, transportaram as peças até o local da futura usina.

“Estes equipamentos viabilizam toda a estratégia de modularização do S11D, permitindo o transporte de cargas extremamente pesadas, uma vez que possibilitam o acoplamento de quantos eixos forem necessários”, explica Kapiska. O ajuste hidráulico dos equipamentos também garante um transporte com maior estabilidade. Além disso, há um ganho em poder de manobra, que chega a 360 graus, por meio de um sistema de controle computadorizado.

A estratégia de modularização foi adotada para implantação do Projeto S11D por apresentar diversas vantagens, como maior segurança com a redução de trabalho em altura e o aumento na velocidade de construção da usina.

Segurança durante a operação

Como o tráfego na Rodovia Municipal de Canaã dos Carajás foi alterado em alguns períodos, foram disponibilizados alguns desvios de trânsito por estradas vicinais. “É importante ressaltar o comportamento dos moradores das vilas que ficam próximas da estrada, que respeitaram o limite de aproximação permitida pela equipe de segurança e colaboraram durante todo o período de interdição da estrada”, informa Kapiska.

Sobre o Projeto Ferro Carajás S11D

O S11D é o maior projeto da história da Vale e também o maior da indústria de minério de ferro, constituindo-se na principal alavanca de crescimento da capacidade de produção e da manutenção da liderança da empresa no mercado global em termos de volume, custo e qualidade. Localizado na Serra Sul de Carajás, em Canaã dos Carajás (PA) prevê a implantação de mina e usina de processamento e terá capacidade nominal de 90 milhões de toneladas métricas anuais (Mtpa) de minério de ferro, com teor médio de ferro de 66,48% e baixa concentração de impurezas.

6 comentários em “Vale transporta primeiro módulo do Projeto Ferro Carajás S11D

  1. Cicero edson patricio Responder

    Eu sou um dos milhares d funcionarios que trabalha para que esses modulos sejam concluidos com susesso.

  2. Eleitor de Marabá Responder

    Eu não sei o que o PAIS ganha vendendo matéria prima virgem .Desemprego em MASSA ?? Era 500 anos falta só 50 .

  3. Elijekson silva Responder

    Eu acho q muitas oportunidades veem aí,mas cabe nos prepararmos de forma incansável para este mercado globalizado e tecnológico,caso contrário,ficaremos de fora,valeu!

  4. Paraense Responder

    É isso mesmo Gil, poucos empregos. Enquanto a região não fizer a verticalização da mineração, atraindo indústrias e empregos de qualidade, irão ficar nos iludindo com essa suposta “tecnologia de ponta” cuja finalidade é somente carregar cada vez mais minério para fora da região e do país. Quando os minérios estiverem se acabando nos daremos conta pelo que não lutamos, pelo que não fizemos, e vamos roer o osso!

  5. gil Responder

    eita ze, que esse projeto ai enves de emprergar muita gente? vai trazer poucoas vagas de emprego, adimiro a tecnologia porem sou ciente de que muitos empregos vao rolar…

Deixe seu comentário

Posts relacionados