Moradores interditam acesso a bairro em protesto à desocupação. Ordem poderá ser executada ainda hoje

Continua depois da publicidade

Por Francesco Costa –  da Redação

O clima é tenso nas proximidades do Km 2 da Rodovia PA-160, onde moradores do Bairro Ipiranga interditaram o acesso ao logradouro sob a alegação de que há ordem de desocupação daquele lugar, podendo ser executada a qualquer momento.

DSC_0986As diversas famílias que residem naquele bairro estão ameaçadas de entrar para a “fila dos sem tetos” caso sejam retiradas da área que foi instituída na gestão anterior. Um morador mostrou documentos que comprovam a legalidade e dá direto de permanência no local.

“Pedi meu título de propriedade, mas a atendente da SEHAB me disse que a impressora estava com defeito e retornei várias vezes na tentativa em vão de conseguir o documento”, relata Heliude Rodrigues, mostrando entre os documentos um Boleto Bancário do Banco do Brasil pago dentro do prazo e relatando que títulos de propriedade foram conferidos pela gestão anterior, porém cancelados nesta com a criação de critérios para a permanência dos “donos” dos terrenos.

O boleto bancário comprova a legitimidade da propriedade do terrenoNão pode, segundo normativa da Sehab (Secretaria Municipal de Habitação), permanecer no local, como titular dos terrenos, pessoas solteiras; ou que possuam bens de valor como, por exemplo, carros importados ou rendimentos.

Onda de protestos – A onda de protestos começou na segunda-feira, 3, quando moradores de diversas ocupações, nas mesmas condições do Bairro Ipiranga, tentaram ocupar o prédio da Prefeitura Municipal de Parauapebas sendo impedidos pelo Grupamento de Ações Táticas da Polícia Militar. O protesto durou todo o dia e uma comissão tirada dos manifestantes foi recebida por representantes do governo.

Membros da comissão contam que o governo não cedeu em nada oferecendo apenas um cheque aluguel que daria para manter por três meses a condição de inquilino e depois deveriam voltar para suas cidades ou Estados de origem.

Insatisfeitos, os manifestantes permaneceram na porta do prédio público na manhã de terça-feira, 4, saindo, segundo eles, sem resposta que pelo menos amenize o problema.

Na tarde do mesmo dia protestaram no Auditório da Câmara Municipal na tentativa de sensibilizar os vereadores para que focassem suas atenções para o problema; tendo como resultado a impossibilidade da realização da sessão ordinária naquela Casa de Leis.

8 comentários em “Moradores interditam acesso a bairro em protesto à desocupação. Ordem poderá ser executada ainda hoje

  1. Caum Piri Responder

    Corretissima a decisão de expulsar esses invasores! Se quiserem terras e casas que trabalhem e comprem. Se não podem comprar, não tem o direito de invadir ou tomar o que não lhes pertence, só nesse país quei sso acontece. Que a policia taque o cacete nesses vandalos, a sociedade agradece.

    • Cauan Piri Responder

      O que se ve nessas invasões é, em sua maioria vagabundos e pilantras, traficantes de drogas. Invadem as terras, depois roubam energia energia eletrica das redes, a exemplo: “o morro dos macacos”Betania. O que não entendo por que a celpa permite tudo aquilo? É só passar pela rodovia que podemos ver, agora se deixo de pagar minha mensalidade de energia a celpa vem e corta.

  2. Anônimo Responder

    Essa Secretarizinha, não tem a menor possibilidade de gerir essa secretaria não dá conta o atendimento é péssimo no setor de cadastro, pessoas que tiveram o lote liberado na primeira remessa até hoje não receberam o titulo é uma vergonha e as visitas o que aconteceu?
    Eu conheço pessoas várias que tem casas e lotes e ganharam lote da amiga.

  3. Anônimo Responder

    “Lotes “(V) negociados na época de eleição caracteriza crime eleitoral, pode investigar que ai tem, tem funcionários de grandes empresas, empresários, tem de quase tudo, mais não tem administração.

  4. Oziel Responder

    Concordo com o prefeito, se não a cidade nunca vai parar de virar bagunça, gente temos que morar em uma comunidade

  5. Carlos Alberto Responder

    O prefeito Valmir começa a desarticular-esperamos que de forma definitiva- a verdadeira máfia que se constituiu a indústria das invasões, que tanto mal causa aqueles que realmente precisam da moradia.
    As “lideranças” , verdadeiros gangsteres travestidos de presidentes de associações, sempre acobertados pela conivência do poder público municipal, dos” darcis e antonios neto”, de triste memória, percebem, agora,que a casa caiu..
    Meliantes conhecidos,como Jonas, Fábio,Marilene eFrancisco, tristemente famosos por venda de lotes e cobrança de mensalidades dos pobres cidadãos enganados pelas promessas tresloucadas de suas associações, a “turma da frontier”,desesperados, partem para o confronto.
    Venderam e não entregaram e agora precisam encontrar um culpado.
    Parabéns, Prefeito!
    O caminho para a moradia digna passa pela desarticulação dessa quadrilha.
    Quando caírem,finalmente, nas implacáveis garras da justiça, Parauapebas poderá ter, enfim, condições de implantar um verdadeiro programa habitacional.
    Nós, os cidadãos de bem, aguardamos ansiosos por esse dia,que nunca esteve tão perto.

  6. Anônimo Responder

    Família sem teto é no mínimo falta de respeito de qualquer governo, porém, o que tem de famílias com mais de um lote ou casa ocupando estes lotes não é brincadeira. É por isso que estes proprietários sempre nunca comparecem nos recadastramentos. Por tanto, duas coisas: tanto governo como as pessoas são descaradas, civismo familiar apenas.

  7. claudine Responder

    É uma vergonha tudo isso que está acontecendo. Pessoas perderem suas casas por um “capricho” do prefeito. Se tem pessoas que tem bens, propriedades, é culpa dos próprios governantes… dessa administração ineficiente que vem, desde a administração passada. O correto seria fazer uma triagem corpo a corpo, de forma quase como investigação para descobrir e assim retirar quem não merece estra lá.. Não dessa forma a derrubar casas de pessoas que investiram lá tudo o que tinha e até o que não tinha, pra depois ter seus casebres destruídos. E ainda diz que vai ajustar o governo, mexendo justamente e de forma equivocada com o povo que o elegeu. Pense nas suas atitudes Sr. Valmir… Será que é dessa forma que o Sr. resolverá essa situação que o Sr. mesmo causou??!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados