Curso de educação alimentar chega ao interior do Pará

Continua depois da publicidade

A partir deste mês, moradores de áreas rurais e urbanas das cidades de Parauapebas, Canaã do Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás e Marabá poderão participar de cursos gratuitos de culinária nutritiva e saudável.  A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Sesi e está embasada no eixo de prevenção e promoção da saúde do Programa de Saúde da Fundação Vale, alinhada com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

O objetivo é estimular mudanças no padrão de saúde e no consumo alimentar por meio do ensino de receitas de preparo fácil, rápido e que estimulam o aproveitamento integral dos alimentos. Dentre os participantes estão merendeiras de escolas, feirantes, doceiras, donas de casa e integrantes do Grupo Produtivo de Canaã dos Carajás que atua no segmento de alimentos.

Cascas, sementes, folhas e talos de frutas e legumes, o que culturalmente é dispensado pela maioria dos brasileiros, passam a compor as receitas de bolos, tortas, doces e até massas. Desta forma, esta iniciativa de educação alimentar busca estimular o consumo inteligente dos alimentos e garantir que cada aluno aplique em casa ou no trabalho o conhecimento adquirido nas aulas e o replique entre familiares e amigos. “Uma boa alimentação e hábitos saudáveis são atitudes fundamentais para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Por isso, entendemos que a educação alimentar é um importante eixo que deve ser desenvolvido junto às comunidades”, reforça a Presidente da Fundação Vale, Isis Pagy.

Serviço:

A estrutura das oficinas será montada em cada cidade de acordo com a programação abaixo:

Parauapebas – Dias 21, 22 e 23 de maio nas Vilas Sanção e Paulo Fonteles

Canaã dos Carajás – Dias 27, 28 e 29 de maio em frente a Casa da Cultura

Curionópolis – Dias 3, 4, 5, 6 de junho no CRAS do Jardim Panorama

Curionópolis – Dias 11, 12, 13 e 14 de junho na Vila de Serra Pelada

Eldorado dos Carajás – Dias 17, 18, 19, 20 de junho na Assincrel (Associação de Carbonizadores e Reflorestadores de Eldorado do Carajás)

Marabá – Dias 24, 25, 26 e 27 de junho.