Emater fecha parceria com nove prefeituras do sul do estado

Continua depois da publicidade

Por Kenny Teixeira – Emater

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está firmando parcerias com nove prefeituras da região por meio do escritório regional de Conceição do Araguaia. O último convênio será fechado ainda esta semana, entre a diretoria executiva da Emater e a Prefeitura de Bannach. Os acordos, que buscam o fortalecimento institucional da Empresa por meio da gestão compartilhada, focam na execução de projetos destinados à implementação e desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao meio rural, por meio de uma atuação conjunta com as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e de Assistência Social desses municípios.

Segundo a pedagoga Elizamar Pupio, supervisora adjunta do Regional de Conceição do Araguaia, a assistência técnica e extensão rural esse trabalho será feito junto aos agricultores familiares, assentados por programa de reforma agrária, extrativistas, ribeirinhos, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, e outros públicos dos programas mantidos pelo Governo do Estado e pelos municípios. “Até o momento as prefeituras de Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Xinguara, Sapucaia, Ourilândia do Norte, Santa Maria das Barreiras, Redenção e Cumaru do Norte já firmaram parceria, restando apenas selar o convênio com a Prefeitura de Bannach”, relatou a técnica da Emater.

Em Cumaru do Norte, por exemplo, as ações em parceria serão focadas no desenvolvimento da horticultura, o chamado Cinturão Verde, cuja produção será destinada à realização de uma feira para comercialização de produtos hortigranjeiros, o abastecimento do comércio local e à merenda escolar. Já no município de Conceição do Araguaia, além do Cinturão Verde, os técnicos vão atuar na revitalização de um viveiro para a recuperação de nascentes em Área Preservação Permanente (APPs).

Deixe seu comentário

Posts relacionados