Governo vai atrair empresas para o Distrito Industrial de Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará (CDI), a empresa Vale e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) já firmaram a parceria destinada à criação do Distrito Industrial de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense. Em reunião realizada na quarta-feira (17), na sede da CDI, o representante da Vale, Abraham Athar, informou que o Distrito Industrial de Canaã esta inserido no Programa de Fomento ao Desenvolvimento Socioeconômico do município, cuja responsabilidade de execução é do Projeto Ferro Carajás S11D, desenvolvido pela empresa.

Para acelerar o processo de criação, a Vale, em parceria com a Prefeitura de Canaã dos Carajás, já cedeu para o município um terreno, com 89 hectares, para instalação do empreendimento. A empresa também já negocia com a Celpa, concessionária de energia, a construção de uma linha de transmissão de energia, com 138 kV e 54 quilômetros de extensão, e a instalação de uma subestação em Parauapebas e de uma nova subestação em Canaã. Essas medidas visam ampliar a oferta de energia no DI, a fim de atrair mais empresas para o novo polo industrial.

Abraham Athar, gerente de Socioeconomia e Meio Ambiente, responsável pelo Projeto S11D, reafirmou o interesse da Vale em contribuir para a criação do distrito industrial da região. “O objetivo de investirmos na criação do DI é proporcionar a Canaã dos Carajás um ambiente empresarial e social que promova um desenvolvimento sustentável na área do Projeto Ferro Carajás S11D”, ressaltou.

Com base no Censo Empresarial de Canaã dos Carajás, realizado pela Vale, que aponta as potencialidades empreendedoras e os níveis de desenvolvimento da competitividade dos fornecedores locais, o titular da Seicom, David Leal, e a equipe de atração de investimentos da Secretaria, viabilizarão mais indústrias e fornecedores estratégicos para o distrito.

“A CDI fará o projeto conceitual do Distrito Industrial visando agilizar a implantação e levando em conta a comunicação de qualidade, para oferecer um bom suporte de internet aos empresários”, disse o diretor técnico Raimundo Wanderley, ao ressaltar a importância da expansão industrial na região.

Fonte: Agência Pará de Notícias

11 comentários em “Governo vai atrair empresas para o Distrito Industrial de Canaã dos Carajás

  1. MP Responder

    Completando o assunto !
    Macae bacia de campos estado do RJ esta terminando seu quarto distrito patrocinados pela iniciativa privada !
    Estes distritos industriais alavancados por empresas multinacionais da industria do petróleo e sua cadeia produtiva !
    O processo de desenvolvimento é promovido pelo estado respeitando vocação dos município e executado pela. Iniciativa privada chega de subsidio de dinheiro publico !
    O nosso Brasil esta mudando rápidamente e a mamata para empresário oportunista esta acabando !

    Quem for competente que se estabelece !

  2. MP Responder

    Só para citar alguns exemplos mimizar a ignorância no assunto sejam o que a FIAT vez e Betim Minas Gerais a Usinas em Ipatinga a CSN em Volta Redonda a AlCOA em Poços de Caldas chega !

    Minha capacidade de dicernir publico e privado vai além do bairrismo !

    Seio que as empresas responsáveis devem esclarecer seu papel e mostra ao que veio !

    A petrobras esta implantando o polo industrial em Itaborai seu distrito industrial tem 500 km de ruas e infraestruturas onde esta o investimento dos município .

    Itabira ganhou um distrito da VALE em. 1990 não foi para frente por ocorreu o declínio da produção de minério carajás se firmou e o resto vocês conheci !

    Lembro todo vetor de desenvolvimento é puxado pela industria líder e seus satélites empresas que trabalham em sua cadeia produtiva e ou presta serviços , estes atores é que são indutores e formadores do distrito com geração de emprego e renda para população !

    Salve a história e repudiando santa ignorância .

    Amem !

  3. DR. Armando Rezende Associados. Responder

    cuidado VINICIUS com suas declarações,isso não é liberdade de expressão e sim (libertinagem)você está extrapolando o direito de liberdade, e sim passando para uma acusação,acusação tem que ter provas,cabe até um processo,achar um IP não é tão difícil para a justiça!!

  4. VINICIUS Responder

    UE, SÓ SE CANCELAR AS DOAÇOES QUE O SAFADO DO ANUAR E SUA QUADRILHA FEZ,POIS ATÉ PRA CIBER CAFÉ ELE DEU ÁREA, PRA FARMÁCIA,ETC,,,TANTO PREJUIZO ESSA CARNIÇA CAUSOU A NÓS.MAS UM DIA A CASA CAI…E VEREMOS ELES NA CADEIA……

  5. MP Responder

    Distrito industrial ultrapassa a vontade política tem que ser viabilizado pela. Vale , pois ela demanda consumo de recursos e serviços .
    Ela faz o inverso tritura , moí , suga as empresas e depois apresenta resultados extraordinário , mas esta estratégia perversa esta acabando !

    Os resultado de hoje mostram que a estratégia esta errada !

    Varias empresas quebraram e outras ainda vão no mesmo caminho e quem paga !

    A sociedade de Parauapebas .

    • Anônimo Responder

      MP, não confunda investimento público com o privado…. Você deve ser inteligente o bastante para saber que um distrito industrial deve ser obrigação do poder público. As empresas privadas são indutoras do desenvolvimento. Cabe ao poder público aproveitar e investir para que as empresas possam ampliar seus investimentos. Ou não sabe disso??

    • Pedro Responder

      MP, não confunda obrigações públicas com as privadas. Você deve ser inteligente, o bastante, para saber que é obrigação da prefeitura ou estado investir em um distrito industrial. As empresas privadas são indutoras do desenvolvimento. Cabe ao poder público investir e dar condições para viabilizar a instalação dessas empresas. Ou você não sabe disso??

  6. Euler Responder

    Prezado tô de olho, concordo em tudo com a suas palavras, o tempo está passando rápido, e estamos ficando parados sem políticas de crescimento, ou se as mesmas já existem,estas não estão sendo divulgadas.

  7. Tô de olho! Responder

    E o distrito industrial de Parauapebas, ainda permanecerá esquecido? Precisamos que os nossos secretários municipais acordem, pois nos últimos 15 anos Parauapebas têm crescido mais rápido que Marabá e mantendo-se os ritmos atuais em 5 anos Parauapebas será maior que Marabá, tanto em número de habitantes quanto na situação econômica, ocorre que pelo andar da carruagem se continuarmos sem politicas sustentáveis de crescimento em 10 anos Canaã será maior que Parauapebas. Não que eu seja contrário ao crescimento do município vizinho, pelo contrario, torço muito para que o mesmo cada dia seja melhor, mas o problema é que o tempo está passando e os nossos governantes estão perdendo a oportunidade de transformar Parauapebas em uma das melhores cidades do Brasil.

Deixe seu comentário

Posts relacionados