Canaã dos Carajás: prefeito Jeová Andrade se reúne com representantes da SSP-Pará, Vale e Polícia Militar

Continua depois da publicidade

DSC_3588Implantar e desenvolver políticas públicas de segurança -, capazes de garantir os direitos constitucionais da sociedade canaense -, foi um dos compromissos assumidos por Jeová Andrade (PMDB), durante a campanha eleitoral. Buscando cumprir sua promessa, diversos encontros e debates vêm sendo travados entre os mais diversos segmentos da sociedade organizada no intuito de combater a violência e a criminalidade no município.

Depois das várias reuniões que culminaram na execução do Código Municipal de Posturas, o prefeito recebeu em gabinete, na tarde desta quarta-feira, 03, a visita técnica dos representantes da Secretária de Segurança Pública do Estado do Pará (SEGUP), Vicente de Paulo Costa, Delegado da Polícia Civil e atual Diretor de Prevenção Social de Violência e Criminalidade, Lidiane Vieira, Gerente de Projetos de Reinserção Social e Jefferson Oliveira, Gerente de Articulação com a Sociedade. Também se fizeram presentes, o representante da Vale, Gustavo Penner, Gerente de Segurança, o Capitão Aquino, representante da Polícia Militar além de secretários do Governo Municipal.

A reunião teve por objetivo discutir as possibilidades de implantação de um novo conceito de integração administrativa de segurança pública, capaz de envolver os mais diversos segmentos sociais. Trata-se da proposição de um modelo que acompanhe e atenda aos anseios de todos -, indo da dona de casa, às escolas, igrejas, empresas, prefeitura, câmara de vereadores, ministério público, polícias e até mesmo juízes -, aproximando, interagindo e participando de forma mais efetiva para a resolução dos inúmeros problemas relacionados à segurança no município.

Visando colocar prática as medidas propostas, ficou agendado para sábado, dia 27 do corrente mês, a realização de uma audiência pública que acontecerá no pátio do Colégio Futuro. Nesta audiência, será apresentado e discutido junto à sociedade canaense o convênio já firmado entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, o Governo Municipal e a Vale.

Conforme explicou Vicente Costa, este convênio garantirá a reforma das unidades policiais do município, bem como, da Delegacia da Polícia Civil, do Comando da Polícia Militar e ainda, a criação de uma Unidade PRO PAZ – “Programa do Governo do Estado, criado em 2004, que tem como objetivo articular, fomentar e alinhar políticas públicas de segurança para o combate e a prevenção da violência e a disseminação da cultura de paz. Para isso, as ações do PRO PAZ acontecem em parceria com os mais diversos setores da sociedade, governamentais e não governamentais”.

Ainda de acordo com Vicente Costa, é uma preocupação do Secretário de Segurança Pública do Pará, Luiz Fernandes, a perspectiva de um crescimento muito rápido em Canaã dos Carajás, sobretudo, em detrimento dos projetos minerários na região. “Prevendo esse crescimento, é de interesse do secretário, trabalhar a segurança pública em Canaã dos Carajás de forma preventiva para que a cidade não se iguale nos moldes de violência enfrentados por outros municípios que também tiveram um crescimento populacional explosivo”. enfatizou o diretor.

Com base no apresentado, surge a proposta de se apresentar medidas capazes de operar preventivamente, visando num curto espaço de tempo harmonizar desenvolvimento e qualidade de vida.

A unidade do PRO PAZ deverá atender as situações de criminalidade, mas também, desenvolver ações sociais, dispondo de quadro técnico multidisciplinar que atenderá as comunidades, proporcionando ocupações que eliminem os riscos de envolvimento com atividades ilícitas.

Também integra o pacote do convenio, o compromisso de aumentar o efetivo policial e, principalmente, a formação do Conselho Municipal de Segurança. Através deste conselho, será possível envolver todos os segmentos sociais na fiscalização, na proposição de ideias, no contato direto ou indireto com setores que podem interferir na qualidade da segurança pública.

Para o prefeito Jeová Andrade, envolver a sociedade canaense na busca pelo alcance de conquistas tão importantes como: a cultura de paz, o sossego público e a moralidade, é proporcionar ao cidadão, o pleno exercício da cidadania.

Deixe seu comentário

Posts relacionados