Não é o momento de jogar este governo aos leões.

Continua depois da publicidade

Alguns leitores vêm criticando a forma como este Blog vem agindo desde o início do governo de Valmir Mariano Queiroz. Cobram postagens repreendendo supostas inoperâncias de um governo que foi eleito sob o jargão da mudança.

Agora em abril este Blog completa o seu quinto aniversário de lançamento. Lá por meados de abril de 2008 ele foi ao ar com o objetivo de trazer a visão deste Blogger sobre os assuntos locais. No início comentávamos sobre Parauapebas, depois região. Hoje procuro replicar aqui as notícias de todo o Estado do Pará e em especial as referentes aos 39 municípios que um dia formarão o Estado do Carajás.

Nesses cinco anos critiquei, apontei problemas e erros cometidos por quem foi eleito para melhorar a vida da população. Mostrei também as qualidades e acertos que, sempre em minha opinião, trouxeram ganhos ao nosso povo.

Quando emito críticas, as faço às entidades gestoras, aos governos. Nunca, em hipótese alguma às pessoas. Não levo nada para o pessoal, pois acredito que meus leitores não gostariam de ver aqui exposições levianas sobre a vida de ninguém, seja este ente público ou não. É importante criticar e mostrar soluções.

Acredito que erros aconteceram, acontecem e acontecerão sempre. Assim como acredito que nenhum ente público assume um cargo tendo como único e exclusivo objetivo o de roubar. Nosso sistema político, arcaico e ultrapassado, permite equívocos que transformam, via de regra, boas pessoas em políticos ruins, cafajestes, até em inescrupulosos.

O brasileiro vota mal. Na maioria das vezes troca seu voto por areia, cimento, gás, passagens, infinitas lembrancinhas que naquele momento o satisfaz, e, pior, pela enganação de pessoas preparadas para ludibriar o eleitor com promessas que nunca serão cumpridas. Depois, munido de uma consciência política repentina e intimorata, quer cobrar do eleito às promessas de campanha.

Conta a lenda que certa vez um político acostumado a se eleger usando o dinheiro passou na casa de um eleitor e negociou os seis votos da família, pagando em cash por eles. Eleito, alguns meses depois recebeu em seu gabinete a visita daquele chefe de família, tecendo-lhe palavras de baixo calão e cobrando-lhe responsabilidade no trato da coisa pública já que teria sido eleito com a ajuda daqueles seis votos. A resposta do eleito foi simples: “eu não lhe devo nada! Comprei e paguei pelo seu voto, ponha-se pra fora daqui”.

Eu pergunto a você, leitor. Teve razão o tal eleitor comprado ao cobrar do político que o pagou? Quem é mais corrupto, o político que não aplica corretamente os recursos ou o eleitor que vende seu voto a ele?

Voltando ao ponto objeto deste post e para que fique bem claro o modo de pensar deste blogueiro, não participei e nem apoiei a campanha que elegeu o atual governo, todavia, acredito que ele tem muita chance de dar certo. Torço por isso! Torço porque tenho amigos que lutaram incansavelmente pela eleição de Valmir Mariano e porque acredito ser ele uma pessoa bem intencionada e capaz de conduzir este município com honestidade e coragem pra enfrentar os problemas que aparecerão.

Penso não ter passado tempo suficiente para que as mudanças prometidas por Valmir Mariano durante a campanha sejam vistas. Acredito que ele merece o aval de toda a população de Parauapebas para que estas mudanças sejam implantadas, por isso ainda não irei tecer nenhum comentário ao seu governo nesse primeiro momento. Como disse antes, ele já cometeu alguns erros e irá cometer outros. Valmir vem da iniciativa privada e aos poucos irá se adequando ao público.

Criticar por criticar nunca foi o papel deste Blog. Não tenho nenhuma ligação com o atual governo, nada me foi prometido. Não tenho, por hora, o que reclamar dele já que não criei expectativa sobre suas ações. Outros, pelo contrário, reclamam e o tem como a imagem de Satanás na Terra, se dizendo enganados politicamente. Eu não posso e não devo fazer isso. A mesma responsabilidade que ao longo desses cinco anos sempre foi encontrada aqui será mantida até que eu resolva parar de escrever.

Minhas opiniões se baseiam em fatos. Não tenho a mácula do ódio em meu coração e jamais usei ou usarei do sensacionalismo para tentar aparecer ou alcançar acessos. Clamar por ação do Ministério Público, falar mal dos que aplicam a justiça se julgando o paladino dela e publicar versões fantasiosas que atendem aos interesses de alguns e que facilmente podem ser desmentidas nunca fizeram parte do portfólio deste Blog, mas, pasmem, tem gente que gosta disso.

Algumas ações, guardado o devido tempo, serão cobradas por mim junto ao atual governo. Este Blog não será inerte e conivente com erros primários, com a desonestidade e com a safadeza. Tais cobranças serão feitas de maneira civilizada, sem alarde e sem o sentimento de ódio.

Aos que nesse primeiro momento pedem por sangue e, lembrando o tempo dos gladiadores, abaixam o polegar para este governo, sinto decepcioná-los! Também quero uma Parauapebas melhor e acredito que pressionar o governante agora não o fará tomar decisão alguma que mude o norte do planejamento.

Durante a campanha disse aqui que Parauapebas não era um município fácil de governar, embora tenha recursos para isso. Valmir e sua equipe parecem, agora, acreditar nisso. Parauapebas é um município sui generis, onde os problemas com a migração crescem concomitantemente aos recursos arrecadados, onde a cada dia cresce a necessidade por escolas, por moradia, por água… É preciso planejar Parauapebas para o futuro, e, acreditem isso é complicado quando se tem que matar um leão por dia.

Em virtude disso, queridos e fiéis leitores, vamos dar tempo ao tempo. Objurguemos fatos pontuais do governo Valmir Mariano sem desqualificá-lo por inteiro. Isso não será bom pra ninguém e servirá apenas aos interesses de poucos que acreditam poder fazer melhor em menos tempo.

Eu optei por esperar, meu polegar estará ereto por algum tempo. Espero que pra sempre!

20 comentários em “Não é o momento de jogar este governo aos leões.

  1. vitor Responder

    Fui um dos primeiros a receber o Sr VALMIR aqui no PEBAS, precisamente em Carajas, onde ele veio juntamente com seus encarregados PAVÃO E PEDRO ALCANTARA,vieram para montar a linha 12 do peneiramento, chegou , com um caminhão D60 CHEVROLET,UM CONTAINER E MUITA GARRA,lembro me de ter requisitado as ferramentas para ele trabalhar,conforme contrato.Logo se sobressaiu, pegou outras empreitadas , estabeleceu a INTEGRAL AQUI NO PEBAS, PEDRO ALCÂNTARA, FOI PARA O LADO DA POLITICA E PAVÃO FUNDOU A SUA USIMIG, AMBOS SE SOBRESSAÍRAM EM SUAS ATIVIDADES, E, duvido se não agradecem SEUS SUCESSOS aos ensinamentos do VELHO SR VALMIR.
    EU CONFESSO ESTOU IMPACIENTE COM O ANDAR DAS ATIVIDADES(aliás, dependem de entendimentos com vereadores também) MAS CREIO ELE TERÁ O MESMO SUCESSO NA GESTÃO DO MUNICÍPIO COMO TEVE NA INTEGRAL AQUI NA CIDADE!!!

    • JOSENILSON Responder

      “entendimento”hummmmm! sei, to intentendo perfeitamente ou seria entendimento$$$$$$$$$$$$$.
      verdade é que o governo do velhote rei do calote ta pior do que o do darci.

  2. Pedro Responder

    Caro Zé Dudu, acho que devemos cobrar os resultados das promessas feitas para os 100 primeiros dias de governo. Afinal, o Sr. Valmir prometeu mudar algumas coisas, como: água, transporte público, atendimento nos postos de saúde… E até agora nada mudou, a não ser um monte de gente de fora dando pitaco, querendo ser os salvadores de Parauapebas, e ainda trouxeram seus assessores de fora também….
    Precisamos de mudanças para melhorar as nossas vidas nessa maravilhosa Parauapebas!!!

  3. morador Responder

    ZE DUDU
    voce esta de parabens por publicar as corupiçao que acontençe em nosso municipio nao si intimida com eses bandos de babao do velhote . eses ai que estao contra as noticias que dis a respeito da mudança no minimo e um secretario ou um laranja que estao recebendo uma fortuna sem trabalhar . eu tenho 26 anos nunca votei na minha vida so faço justifica e por causa deses politicos safados sem compromisso, qual foi a mudança que teve ate agora . carro da prefeitura do setor de vigilancia SEMED sem gosolina, inluminaçao publica de pessima qualidade , lixo pra todo lado no meio da rua, funcionarios da cleam sem reçeber salarios, motoristas que nao tem a minima capacidade de trabalhar no transito dirigindo viatura do DMTT, policiais disfaçados ameaçando trabalhador com pistola em canteiro de obras , fundionarios publicos com salarios reduzidos , vale alimentaçao para os funcionarios publicos que foi aprovado na camara de vereadores o ano
    passado ate agora ningem recebeu nada .na adiministraçao passada tinha fiscalizaçao nas ruas agora virou um descaso total , 80% dos moto taxi hoje sao clandestino ,taxi lotaçao virou bagunça tudo em quanto pivete que nao tem abilitaçao nao tem a minima capacidade de prestar serviço a populaçao tao fazendo taxi lotaçao nas ruas . ETC E ISSO E SO O COMEÇO

  4. Carlos Luiz dos Santos Responder

    Velhote, pega uma van, coloca o celio e seus apaniguados dentro e vai aprender em Paragominas

  5. Pedro Martins Responder

    Como eu sempre digo: governo sem idéias, só faz copiar dos outros. O municipio tem uma arrecadação elevadissima e nao consegue resolver problemas desta cidade que se compararmos o tamanho dela com outras cidades seriam quatro bairros de Belém com um população de pouco mais de 200 mil. Os enroladores dizem que é por culpa da imigraçãomSerá mesmo? Basta vermos nossos vereadores, alguns servidores do alto escalão que entram pobre e saem podre de rico.Em todos os governos, sem excessão é assim! Copiar coisas fora de realidade da cidade é como se ver o mesmo filme. Aqui a coisa é tão sem noção que blogueiros tem mais influencia que outros profissionais nos rumos da cidade e dos moradores! Mandam trazer um economista que nem sei se é registrado ou se tem diploma pra planejar o futuro de nossa cidade, sendo que nem a região ele conhece, apenas numeros do IBGE, onde qualquer academico em faculdade sabe que os dados não são confiaveis.

  6. Carlos Refribom Responder

    Zé Dudu eu também estou com o pensamento na mesma linha editorial que vc está vendo nesse momento, ora veja meu candidato era o Coutinho, porque? mesmo com todos os problemas que existia dentro do governo de Darci Lermem, eu via e acompanhava que o Coutinho na secretaria dele, a de Obras, o mesmo estava atento a tudo que estava acontecendo, e mais, tinha uma voz de comando com seu comandados, isso pra mim bastava nele como prefeito, que na minha visão politica foi o maior problema do mandato de Darci Lermem, todo mundo, mandava e ninguém obedecia, e cada um pensando em sair mais e mais ricos e afortunados.
    pois bem o povo queria mudança e ela veio, agora se for pra melhor ou pra pior, todos nós vamos ter que suportar, porque os que votaram escolheram o Valmir Mariano e pronto. Todavia não vamos agora em menos de tres meses, que nada ainda foi licitado, vamos partir pra cima do governo dele, então vejo que temos mesmo que esperar, e sempre lembrar o povo tem o governo que votou e merece.
    estou na torcida que esse governo dê certo, porque minha familia está aqui e pretendo nesse lugar espero cria-los e forma-los. e fazer como meu amigo Dr Robsom. VIVA A DEMOCRACIA. Carlos Refribom- Pres. Carajas o Jornal.

  7. ZEZINHO DO PSOL Responder

    O problema maior do governo e o monte de secretario que os empresarios trouxerao de outros estados e que nao rem o minimo de compromisso de melhorar nossa cidade daqui aquatro anos estao de bolso cheio,vao embora e nos continuamos a morar aqui na mesma situaçao de miseria das politicas publicas.A MUDANÇA FALHOU!!!!!!!!!!!!!!!

  8. MP Responder

    Andar pela cidade é ver o descaso com o municipio esgoto nas ruas , lixo , loteamento clandestino , ex agentes públicos reclamado porque perdeu a boquinha, avião com dinheiro do céu ex milionários . Falta o básico: iluminação pública,água, asfalto, rede de esgoto, transporte público de qualidade, etc, etc, etc…….

    Foi assim que a herança maldita se instaurou no municipio quem sai saiu ! quem é eleito é que casa com a viúva ! Rica e Miserável !

  9. Anônimo Responder

    Só o tempo para dizer se esse governo vai ser bom ou não. Por enquanto, não mostrou ao que veio! Parece não ter ideias próprias, está sempre copiando algo de fora! Eu, apesar de não ter votado nele, esperava que a administração estivesse melhor. Por enquanto, só ouço reclamação do povo! Problemas temos muitos! Não sei se gente de fora vai se preocupar com isso, já que nem mora aqui! Andar pela cidade é ver o descaso. Falta o básico: iluminação pública,água, asfalto, rede de esgoto, transporte público de qualidade, etc, etc, etc…….

  10. ZEZINHO DO PSOL Responder

    PEDRO MARTINS voce ta coberto de razao, dizer que ta cedo para cobrar de um prefeito que foi eleito para atender os anseios da populaçao se o povo nao tivesse pressa nao acreditava naquilo que ele prometeu a mudança, sempre alertei a populaçao que esse era mais um sem compromisso com o povo,veja bem ele nao conseguiu nem resolver ate agora os serviços emergenciais como,lixo da cidade,remedios no hospital,nem materiais essenciais basicos de utilidade no hospital nao tem e o cumulo do absurdo.

  11. Pedro Martins Responder

    Zé, tenho um carinho especial por vc como pessoa, grande pai de familia e amigo, mas como profissional vc é uma falsidade por inteiro, descompromissado com a moral e com a ética da grande maioria da imprensa e blogueiros daqui da cidade. Basta um cala boca pra vcs (RS) as criticas cessam com tal velocidade quanto a de elogios. Vcs não estão errados, vivem de noticias, calúnias, fatos ou mentiras e quem pagar mais é bem elogiado. Este teu depoimento vem apenas confirmar o que citei acima, pois está na cara de todos a falta de transparencia deste governo com os servidores e com a população, a inoperancia de gestores que misturam questoes pessoais com questoes publicas, enfim tudo de ruim que a maioria da imprensa não comenta e que poucos tem coragem de dizer e elogiar quando precisam. Qualquer governo que seja é escolhido para resolver os problemas da cidade e da população tenha ou não problemas pela frente, não é escolhido para ser elogiado, endeusado, martirizado. Enfim, este post podemos dizer que foi sua assinatura do contrato com duração de quatro anos.

  12. Jane O Rodrigues Responder

    Você definitivamente não me convenceu. Discurso muito suspeito!Agora queres esfriar os ânimos da população?

  13. A FAVOR DA MUDANÇA! Responder

    Muito bem colocado, o jornalismo tem que ser imparcial, você tem uma ótima visão optando por este ponto de vista, agora que na minha modesta opinião o jornalismo de Parauapebas tem que ter uma visão ampla, mostrar os fatos de forma transparente a população, apontar apenas os problemas, de fato não resolve, aos gestores cabe, planejar, executar e prestar conta do que foi prometido e mostrado em seus planos de governo para ganhar a campanha, quem votou esperar de fato que os mesmos sejam cumpridos, para melhorar a vida da população, ao povo cabe cobrar, acompanhar, fiscalizar, e por aqui nota se que tudo estar começando dia 30,promete ter uma grande mobilização em prol de melhorias no transporte publico local, vamos aguardar e veremos se o povo estar mesmo certo e ansioso por mudanças prometidas como prioridade, só resta aguardar, e ao nobre Blogueiro que continue de olho e divulgue tudo com transparência e imparcialidade para ficarmos a pá de tudo que acontece neste Peba!

Deixe seu comentário

Posts relacionados