Colossus preocupada com distribuição de lucros de Serra Pelada

Continua depois da publicidade

Colossus expressa preocupação e pede às autoridades união para assegurar a correta distribuição de lucros de Serra Pelada pela Cooperativa local

Foto reuniao ColossusUma união de esforços entre instituições governamentais, entidades de classe e sociedade com objetivo de definir com clareza e justiça a distribuição do lucro líquido proveniente  da operação da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) entre a comunidade garimpeira. Esta foi a mensagem levada pelo CEO da Colossus Minerals Inc., Claudio Mancuso, ao Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão (PMDB-MA), em reunião na última segunda-feira (18), em Brasília. Restando menos de seis meses para o início da operação, o projeto é hoje o principal empreendimento em andamento no município de Curionópolis, no Sudeste do Pará. 

A expectativa da Colossus Minerals Inc., expressada ao Ministro, é que os dividendos da operação cheguem a quem de direito: os garimpeiros. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Cooperativa que representa a comunidade garimpeira e o Ministério Público do Estado do Pará – e que tem a anuência da Colossus – determina que 98% do percentual do lucro líquido que cabe a cooperativa, pertence aos cooperados. No entanto, a Colossus desconhece qualquer plano de ação para efetivação dos termos contidos neste documento. 

Cláudio Mancuso entregou relatório fotográfico ao ministro apresentando a evolução das obras do projeto de mineração em Serra Pelada. A iniciativa da Colossus teve apoio do Simineral, da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará e do Ibram. “O esforço de todos é fundamental para a resolução do que hoje é uma das maiores preocupações desta empresa: garantir que os recursos provenientes da parceria no projeto cheguem às mãos dos garimpeiros. E sabemos que esta preocupação é compartilhada pelos que estão aqui e por todas as entidades públicas e sociais ligadas direta ou indiretamente ao projeto”, enfatiza Claudio Mancuso.

A Colossus considerou a reunião extremamente positiva. O Ministério de Minas e Energia pediu comprometimento de todos para viabilizar, de forma real, um capítulo inteiramente novo na mineração do Pará. “Estamos prontos para trabalhar de perto com todos esses grupos e com o Ministério de Minas e Energia para chegar à solução que venha a beneficiar toda a classe garimpeira”, destaca Mancuso. “Acreditamos que transparência e objetividade entre os parceiros são fundamentais para o sucesso do projeto Nova Serra Pelada”, ressalta Claudio Mancuso.

6 comentários em “Colossus preocupada com distribuição de lucros de Serra Pelada

  1. COOGAR ou AMARELA Responder

    O maior problema na distribuição desta percentagem requiada é a grande quantidade de cooperativas de poucos donos e socios sem direito.Para ter direito nesta partilha o interessado no mínimo teria que ter participado da COOGAR , a primeira cooperariva mãe, dona do todo por direito. Se abilitem voses que dizem ser dono da percentagem minchuruca já bem REQUIADA .Dizem que tem um livro na Receita Federal com o nome de quem tem direito,microfilmado.

  2. roberto Responder

    rpz eu sou contra mst…+ o povo da serra pelada é besta…essas empresas fica enganando o povo…e o povo esperando ate hj e nd sai….coloca essa cabanda de ladra fardado e pega o ouro q é de vcs gente………

Deixe seu comentário

Posts relacionados