Parauapebas recebe 4ª edição do Festival Pebasrock

Continua depois da publicidade

Após dois anos, o festival volta com os riffs pesados do thrash metal

Por Talita Baena

Os ouvidos nervosos dos fãs do som pesado do thrash metal no Sudeste Paraense já podem se preparar para o retorno do Festival PebasRock, que acontecerá no dia 26 de janeiro, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), na cidade de Parauapebas.

AAntcorpus já esteve nos palcos de Belém com Jaime Katarro (Delinquentes) no Festival Se Rasgum em 2011

O PebasRock 2013 será a quarta edição do festival. Neste ano, as bandas Jackdevil, Antcorpus, Chemical Beer, Banda 60/70, Teatro de Kimera e 16 Bits estarão no festival, organizado pelo coletivo Cafofo. O festival, que nesta edição integra o Circuito Amazônico de Festivais Independentes da rede colaborativa Fora do Eixo, também promoverá o “Papo Reto”, um bate-papo cultural, buscando ampliar as discussões sobre a formação de uma rede de cooperação entre os agentes culturais dos municípios da região de Carajás.

“Desde o ano passado, as articulações entre agentes culturais de municípios como Marabá e Tucuruí estão ocorrendo. A Rota Carajás, formada com o festival Grito Rock, é um exemplo. No Pebasrock queremos intensificar o diálogo entre os produtores musicais no sentido de potencializar nossas ações”, informa Djair Oliveira, vocalista da banda Antcorpus e produtor do evento.

A banda de thrash metal Jackdevil, da capital maranhense, São Luís, e a banda Antcorpus são as atrações principais do festival. Com o álbum Under the Satan Command, Jackdevil foi considerada a revelação do ano de 2012 pelos usuários do site especializado Whiplash.Net. O álbum, uma remixagem do primeiro demo tape, recebeu uma nova masterização. Com influências do speed, a Jackdevil é carregada de riffs pesados aliados a muita fúria e velocidade.

Já o show da Antcorpus marca o retorno da banda aos palcos da cidade de origem. Depois do Pebasrock, a banda ainda participará da Rota Carajás do festival GritoRock, e logo em seguida entrará em estúdio para a gravação do novo álbum, que  será  lançado  em todo o país através  do  selo  Xaninho  Discos.

O festival
Mesmo distante de centros urbanos, a cena rock de Parauapebas sempre foi marcada pelos riffs pesados e pela articulação com bandas de outras cenas musicais de estados como Tocantins, Maranhão e Belém. Na última edição realizada em 2011, Raimundos, Vinil Laranja e Poetas do Caos foram as atrações do festival. “André Nadler, vocal da Jackdevil, já tocou em Parauapebas com a banda Marthiria. O show foi brutal e esperamos repetir a dose com a Jackdevil”, avalia Djair Oliveira.

Serviço: O Festival Pebasrock 2013 acontece neste sábado, dia 26 de janeiro, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), em Parauapebas, Sudeste Paraense.