Cooperativas auxiliam as produções familiares em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Em oito meses, cerca 250 toneladas de frutas foram produzidas. Antes, sem projeto, a produção de 30 famílias era desperdiçada.

Do G1 PA

Através das cooperativas, pequenos produtores rurais do interior do Pará estão conseguindo estimular a agricultura e também ter mais facilidade para a produção. Em Parauapebas, no sudeste paraense, uma iniciativa desse tipo vem beneficiando dezenas de famílias.

O produtor rural Raimundo conta que os frutos chegavam a estragar bastante. “Não achava quem comprasse tudo, os atravessadores faziam o abastecimento e o resto sobrava, e às vezes até jogava fora mesmo”, revela.

Há 12 anos, ele se juntou a uma cooperativa e passou a vender toda a produção. Ele multiplicou a plantação de acerola de 500 para 2.500 pés, e hoje tudo já tem um destino certo.

Acerola Produtor Rural Parauapebas Pará Cooperativas Agricultura Produção (Foto: Reprodução/TV Liberal)Com o ingresso na Cooperativa Mista de Produtores Rurais (Cooper), localizada na região dos Carajás, também pode contratar pessoas para trabalhar na lavoura. Na época da safra das acerolas, chegam a trabalhar 20 pessoas no local. Este ano, Raimundo estima ultrapassar a colheita de 20 toneladas da fruta. “Estou querendo plantar mais mil pés de acerola”, conta.

A Cooper é um exemplo onde cooperativismo deu certo. Fundada há 15 anos, ela auxilia três associações agrícolas da região. Antes, essas associações estimulavam a agricultura familiar, mas não tinham um projeto para comercializar o que produziam, o que causava perda e desperdício das frutas produzidas por 30 famílias associadas.

Segundo Mauro Melo da Silva, administrador da Cooper, a empresa foi um meio de colocar no mercado toda a produção local. “Nós damos assistência técnica, ajudamos no que for preciso, às vezes com a parte financeira, e tem o acompanhamento. Nós estamos à disposição para ajudar o produtor”, relata.

De janeiro até agosto de 2012, foram produzidas cerca de 250 toneladas de frutas e 80 toneladas de verduras e legumes. Atualmente, a cooperativa fornece essa mercadoria para escolas públicas do município e também produz polpas de frutas e bombons.

4 comentários em “Cooperativas auxiliam as produções familiares em Parauapebas

  1. vanilda Responder

    Bom dia,
    .

    Um acordo de cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Abraciclo, associação que reúne fabricantes de motos, permitiu que motos com até 150 cc e ciclomotores, além de motores de popa e produtos de força (motores estacionários) de fabricação nacional fossem incluídos no programa Mais Alimentos.

    O pacto foi firmado na primeira quinzena de julho e vale até 31 de dezembro de 2014. Os produtos serão financiados com pequenas taxas até 2% ao ano e vão beneficiar não só agricultores familiares como pescadores. “Isso não deve mudar o quadro do setor de motos, mas vai atingir um volume razoável de famílias”, disse o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian. No País, cerca de 100 mil agricultores e pescadores já estão cadastrados no programa.

    Os agentes financeiros serão os bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa e estaduais) e os ligados às cooperativas agrícolas e de pescadores. Segundo a Abraciclo, não há teto (valor máximo) para a concessão de crédito. “Muitos pequenos agricultores usam a moto para transportar ou rebocar em pequenas carretas sua produção”, recorda Fermanian.

    O benefício também é inegável para os pescadores da costa brasileira, onde as temperaturas médias elevadas também favorecem a utilização da motocicleta como transporte.
    Através desde acordo entre associações e cooperativas, que estou apresentando a Guarumoto Veiculos LTDA
    Concessionaria Autorizada pela Honda no ramo de Motocicleta
    Caso os seus associados tenham interesse nesse tipo de veículo moto, entre em contato no telefone citado

    Att,

    Vanilda
    GUARUMOTO HONDA
    (11) 2962-7077/ 99677-6817

    vendas2.smt@guarumotohonda.com.br
    http://www.guarumotohonda.com.br

  2. cleide Neres Responder

    Nossa Zé Dudu, que orgulho vc falar da Empresa a qual eu faço parte do quadro de funcionarios…Agora que vopu curti mais ainda seu trabalho. Se algum dia quiser uma reportagem sobre os nosso serviços é só me falar.fazemos trabalhos com os produtores que merecem ser divulgado.

Deixe seu comentário

Posts relacionados