PF investiga desvio de verbas no município de Tucumã. Operação cumpriu 9 mandados de busca e apreensão.

Continua depois da publicidade

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (6), nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, durante a operação ‘Boca de Lobo’, como parte de uma ação que visa desarticular uma quadrilha supostamente comandada pelo Prefeito de Tucumã (PA), suspeito de comandar um esquema de desvio de verbas públicas federais. Os mandados foram cumpridos no município de Redenção. Não houve prisões.

De acordo com as investigações o esquema de desvio de verbas ocorria através da realização de processos licitatórios fraudados, através da utilização de ‘laranjas’ e empresas comandadas por parentes de servidores municipais e pessoas ligadas diretamente ao próprio Prefeito Municipal, assim como através da utilização de empresas de ‘fachada’.

O esquema teria se materializado por meio da contratação de serviços de construção, reforma e ampliação de escolas entre os anos de 2009 a 2012, período no qual podem ter sido desviados mais de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais), onde a maior parte desses recursos foram canalizados para a empresa Construserv Serviços de Terraplenagem Ltda. – EPP, CNPJ 07.329.932/0001-21, sendo esta curiosamente ‘invencível’ em todos os processos licitatórios da Secretaria de Educação do Município de Tucumã, segundo as investigações.

Detectou-se ainda que várias das empresas usadas no esquema além de serem ligadas diretamente ao prefeito, contavam com ‘representantes’ lotados na Secretaria Municipal de Educação, e na Procuradoria do Município, sendo tudo parte da estrutura montada para fraudar licitações e dar sustentação ao esquema de desvio de verbas públicas. A partir da execução das ordens judiciais de busca e apreensão, houve obtenção de mais elementos probatórios da ocorrência do esquema criminoso desvendado e reprimido através da Operação Boca de Lobo.

A operação contou com 58 policiais federais e 10 técnicos da Controladoria Geral da União (CGU). Todo material apreendido será encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Redenção, onde será periciado pelos técnicos da CGU.

Fonte: Portal ORM

1 comentário em “PF investiga desvio de verbas no município de Tucumã. Operação cumpriu 9 mandados de busca e apreensão.

  1. Marciel Responder

    Até que fim a justiça federal resolveu tomar providências, já estava passando da hora.. a tempos que padecemos por falta de tudo em quase todos os setores.

Deixe seu comentário

Posts relacionados