Três mil estudantes da zona rural de Eldorado dos Carajás estão sem poder frequentar a escola

Continua depois da publicidade

Há três meses a prefeitura do município não paga o aluguel dos ônibus que fazem o transporte escolar dos alunos.

“O que nós esperamos é a conclusão do ensino de cada série que eles estão fazendo. Então para eles pararem agora, sendo que não foram completados os 200 dias letivos, para nós é um prejuízo grande e bastante preocupante”, lamenta o agricultor Valter Costa, pai de cinco crianças que estão sem estudar por conta da falta de condução, já que a família mora a três quilômetros de distância do colégio.

Em uma das maiores escolas da cidade, as aulas também estão paradas, já que nem todos os alunos podem comparecer porque não tem alternativa de transporte. “A gente tem que repassar o conteúdo, mas fica devendo para os demais, ai tem que repetir. Tem avaliação. Então, não tem jeito, tem que suspender aula”, explica a diretora da escola, Maria Aparecida Rocha.

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Educação e foi também até a casa da secretária, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto. Por telefone, o ouvidor da prefeitura de Eldorado dos Carajás, Omar Lúcio Silva, confirmou que o aluguel dos 34 veículos está atrasado há três meses, mas garantiu que o pagamento deve acontecer até a próxima semana.

Fonte: Folha do Bico

Nota do Blogger: o município de Eldorado dos Carajás é essencialmente rural. Diferentemente dos outros da região, quase 470% da população vice na Zona Rural. O atual prefeito, o petista Genival Diniz Gonçalves sabia disso quando deixou de pagar os aluguéis dos ônibus que transportavam os alunos dos assentamentos para as escolas do município, assim como sabia que os donos dos ônibus não iriam transportar os alunos de graça. Isso mostra o grau de comprometimento que o atual prefeito tem com a população do município. A sorte daquele sofrido povo foi que soube responder às mazelas do atual prefeito nas urnas. Genival obteve apenas 28,91% dos votos, ficando em terceiro lugar e dando adeus à sua rápida carreira política. O partido do prefeito, confirmando a má gestão, fez apenas dois dos 13 vereadores da futura Câmara Municipal.

5 comentários em “Três mil estudantes da zona rural de Eldorado dos Carajás estão sem poder frequentar a escola

  1. Bideco Responder

    Caro Zé Dudu.

    Veja bem. Não são verdadeiras as afirmações de que alunos estão impedidos de frequentar aulas por falta de transporte. Inclusive, o pagamento dos veículos locados já foi efetuado, portanto sanado o problema.
    É extremamente covarde ataques tipo corrupto, cadeia e etc sem o menor conhecimento dos fatos e da realidade do município.
    Se você apurar melhor, vai saber que o salário dos professores do município é o melhor da região e sempre pago em dia. Vai verificar também que as escolas, em sua maioria, especialmente da zona urbana, são todas climatizadas com central de ar e não se usa mais giz. Vai saber também que a maior e melhor escola de ensino médio e fundamental funciona na Vila 17 de abril, distrito de Eldorado, construída também na administração de Genival.
    A reportagem apresentada pela Liberal é mentirosa, caliniosa e faz parte de uma estratégia política da oposição ao prefeito. Tanto é, que o município não responde nenhuma ação na justiça por desvio de recursos ou outra de qualquer nível.
    Assim, penso que quem se esconde atrás do anonimato para caluniar gestores. É muito fácil atacar sem provas.
    Abraço, e espero que seja melhor apurada a informação fornecida aos leitores.

  2. BRUNA Responder

    É uma pena a população não conhecer seus direitos pois diante de tantos fatos com relaçãó a educação percebe-se que o ano letivo de Eldorado está gravemente comprometido isso meresse CADEIA para um prefeito que se PROFESSOR!!!!!!!!!!!

  3. Anônimo Responder

    Como que um prefeito desse não é preso? Cadê o Ministério Público? O prefeito e o secretário de educação estão negando o mais essencial que uma criança precisa: EDUCAÇÃO! Esse município, definitavamente, não sebe escolher os seus representantes, porque é um pior do que o outro! Todo final de mandato é a mesma coisa! Cadeia nesses corruptos já!!!!!

  4. Bideco Responder

    Caro Zé Dudu!

    Realmente está ocorrendo certo problema com o transporte escolar de Eldorado do Carajás, mas não é verdadeira a afirmação de que alunos estão a três meses sem frequentar as aulas. Na verdade, o transporte foi paralisado apenas a uma semana.
    A matéria deixa entender que a três meses alunos não frequentam as aulas.
    Outra questão, é relacionada ao percentual do resultado eleitoral de 2012. Correto afirmar que o Genival obteve 28% dos votos, mas informe-se bem que o segundo obteve 32% e o primeiro 34%, percebe-se que aqui o páreo é duro.
    Entendo que você não pode formar juizo de valor baseando apenas em um fato isolado para justificar determinado resultado eleitoral.
    Abç.

Deixe seu comentário

Posts relacionados