Chamonzinho proporá à Vale a criação de um polo universitário que atenda os municípios de Parauapebas, Curionópolis, Canaã e Eldorado dos Carajás

Continua depois da publicidade

Uma importante ação dos prefeitos eleitos pode acontecer a partir de 1º de janeiro de 2013. Hoje, durante a mesa redonda produzida pela rádio Liderança FM, em Curionópolis, o prefeito Chamonzinho (PMDB) anunciou ao vivo que pretende marcar uma reunião com o presidente da mineradora Vale, onde estarão presentes os prefeitos eleitos de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás, além dele, para propor à mineradora uma parceria no sentido de criar um Centro Universitário, com faculdades e escolas técnicas para formação profissional de nossos jovens.

Segundo o prefeito reeleito de Curionópolis, “ não faz sentido que os postos de trabalho ofertados pelas empresas que aqui se instalam sejam preenchidos por pessoas de fora em virtude da baixa qualificação profissional que hoje se apresenta na região. Precisamos nos unir, unir nossas forças, independentemente do partido a que pertencemos, para que esse polo educacional seja criado em parceria com a Vale e mantido financeiramente pelas quatro prefeituras”.

Valmir, Divino, Chamonzinho e Jeovar, perfilados

A proposta de Chamonzinho foi apoiada por Valmir Mariano, prefeito eleito de Parauapebas, Jeová Andrade, prefeito eleito de Curionópolis e Divino do Posto, prefeito eleito de Eldorado dos Carajás, presentes na rádio para uma mesa redonda com o objetivo de dizer de suas prioridades para os respectivos municípios.

sobre as ações prioritárias a serem realizadas nos 100 primeiros dias dos mandatos, os prefeitos eleitos assim se pronunciaram:

Jeová Andrade – Canaã dos Carajás

Nos 100 primeiros dias de governo o objetivo é tirar Canaã dos Carajás do vermelho. O município apresenta hoje uma inadimplência de aproximadamente 25 milhões de reais e não se pode governar com credores a todo momento na prefeitura cobrando do prefeito. Além disso, o município está inadimplente com o os impostos federais e isso o impede captar recursos a nível federal para a implantação dos projetos. Jeová afirmou que priorizará as reformas dos prédios públicos, já que os mesmos se encontram em situação de miséria, e que planejará Canaã para daqui a 20, 30 anos. O prefeito eleito de Canaã solicitou à Valmir que priorize a implantação do IML em Parauapebas.

Valmir Mariano – Parauapebas

Valmir afirmou que priorizará resolver tudo que está em desarmonia no município e traçará um planejamento a médio e longo prazo para Parauapebas, buscando priorizar as áreas do transporte, trânsito, água e saúde.

Divino do Posto – Eldorado dos Carajás

Divino afirmou que pretende dar prioridade à criação de uma Comarca em Eldorado dos Carajás. Segundo o prefeito eleito, não é possível que as demandas judiciais do município tenham que ser resolvidas em Parauapebas e Curionópolis simplesmente porque ainda não criaram a comarca local. Divino do Posto afirmou que buscará trazer bancos e outros serviços para Eldorado, serviços estes que o povo de Eldorado busca em Parauapebas e Curionópolis. Emergencialmente, o prefeito eleito disse que criará uma patrulha para resolver as principais demandas e que fará um planejamento para longo prazo para o município.

Wenderson Chamon – Curionópolis

Chamonzinho afirmou que em seu primeiro mandato, que termina em dezembro próximo, o lema era “Governo do Trabalho” e que esse lema será mantido também no segundo mandato. O prefeito reeleito afirmou que dará prioridade à Vila de Serra Pelada com obras e implantação de serviços que certamente provocarão um grande avanço na qualidade de vida dos moradores daquela região.  Chamon voltou a mencionar a criação do polo de formação profissional para a região salientando que a amizade  entre os quatro prefeitos tornará esses municípios mais fortes.

O Blogger solicitou à direção da rádio Liderança FM que enviasse o áudio do programa e o disponibilizará aos leitores assim que chegar.

Confira aqui o áudio completo da mesa redonda entre os prefeitos eleitos.

2 comentários em “Chamonzinho proporá à Vale a criação de um polo universitário que atenda os municípios de Parauapebas, Curionópolis, Canaã e Eldorado dos Carajás

  1. Reginaldo Responder

    A rádio liderança teve uma postura muito ética durante toda a campanha eleitoral, foi imparcial e somente cumpriu seu papel de informar o povo o que acontecia, sem posicionamento para A ou B.
    Não sou da região, moro aqui a 3 anos e posso afirmar que Parauapebas tem uma emissora de rádio nivelada a qualquer uma do Brasil.
    Excelentes profissionais, jornalistas responsaveis e música boa.
    Parabéns pela iniciativa inédita de reunir os prefeitos eleitos, foi um belissimo trabalho, também a cobertura da votação foi muito bem feita.
    Boa sorte aos futuros administradores, queremos simplesmente cidades com qualidade de vida, o que estamos longe de alcançar.

Deixe seu comentário

Posts relacionados