Pesquisa e Pesquisas

Continua depois da publicidade

Por Francesco Costa

As pesquisas de opinião pública sempre foram usadas com o intuito de influenciar eleitores que, em sua grande maioria até o último momento, estão indecisos sobre os chamados “melhor para o país”.

Grande parte do eleitorado estufa o peito ao dizer que nunca perdeu um voto, e lembra os respectivos candidatos a quem deu seu voto.

É exatamente aí onde entra o poder das famosas pesquisas que manteve, ao longo de anos, institutos como o IBOPE no topo da credibilidade do povo.

Mas porque os candidatos fazem tanta questão de encomendar pesquisas e mais pesquisas no desenrolar de suas campanhas? Se fosse para ter como foco a região onde é menos votado, ou para corrigir deficiência na administração da campanha, ou se fosse apenas para interesses internos não seria necessário divulgar seus resultados!

Eles, os candidatos e seus marqueteiros, sabem que não é bem assim.

As pesquisas de opinião pública induz o voto exatamente pelo fato do baixo grau de politização de nosso povo; atraídos pelas futuras oportunidades, empresas aumentam seu interesse em contribuir (patrocinar) com a campanha daqueles que estão liderando nas pesquisas.

E agora em quem acreditar?

Nos Institutos de Pesquisas?

Por acaso são honestos ao cumprir seu papel?

Nos Candidatos?

Porventura estes querem apenas informar seus eleitores de sua aceitação e crescimento ao divulgar suas propostas ou ressaltar suas obras já realizadas?

No Eleitor?

Pois este precisa ser firme em sua decisão e não tem resultado de pesquisa que o faça retroceder de suas decisões?

Ainda mais agora que existem Pesquisa e Pesquisas, gêmeas bivitelinas.

11 comentários em “Pesquisa e Pesquisas

  1. CARLOS AMARANTE SILVA Responder

    sou leitor aciduo deste bloger, acompanho as publicações das pesquisas prefeito, os dois candidatos em destaque mostram suas pesquisas, já o Adelsom tem materia neste mesmo bloger de que está bombando mas não apresenta as suas pesquisas que é feita pelo grupo de Belem, alguem poderia me responder porque?

  2. José Omar Responder

    Caro Zé:
    Com intuito de contribuir para o debate sobre tema tão polêmico quanto apaixonante, reproduzo, a seguir,tese reproduzida em artigo , cujo autor, DOUGLAS BELANDA
    é advogado inscrito na OAB/SP sob nº 271.000, pós-graduado em Direito Constitucional e Política pela FMU/SP, MBA em Gestão Executiva de Empresas e Advogado Gestor do Jurídico Cível Indenizatório ? Estados SP e MG do Grupo Santander Brasil S.A.

    “…No caso brasileiro, alguns estudos sobre o papel das pesquisas nas campanhas indicam que há uma alta estimação do voto. Análises realizadas sobre as eleições presidenciais de 1989 e 1994 indicam que seu papel foi limitado, e que as fontes de discussões entre as pessoas e a propaganda televisiva, notícias e debates, foram meios muito mais poderosos de influência potencial sobre a decisão eleitoral. Os estudos mostram ainda que as pesquisas não figuravam como principal meio de informação política, e detinha razoável desconfiança e indiferença de parcelas consideráveis do eleitorado quanto aos resultados divulgados…”

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-influencia-da-pesquisa-politica-nos-resultados-das-eleicoes/57365/#ixzz26GaMOtx4

    Abraços

    José Omar

  3. Dr Nilton Responder

    Estava ontem conversando com uma pessoa até esclarecida e ela me deixou estarrecido, quando afirmou que o melhor prefeito pra parauapebas será Chico das Cortinas, mas que vai votar no valmir, mesmo segundo ele tendo convicção de que ele será um mal prefeito. Ora amigos de bem, quero agora falar pra você que realmente se preocupa com esta cidade, por favor não permita que nossa cidade caia nas mãos de pessoas que nós já conhecemos muito bem os danos que nos causou, como Claudio Almeida, Catalão, Massud e etc, e nem podemos permitir que continue da maneira em que se encontra, ainda mais com a disputa interna que haverá entre PT e PMDB. Quero vos dizer que SIM! NÓS TEMOS UMA OPÇÃO QUE NÃO PRECISOU VENDER SUAS SECRETARIAS. Pense nisso Chico das Cortinas, já provou que sabe fazer e agora vai fazer muito mais 44.

  4. vanesa Responder

    Faça voce mesmo a sua pesquisa ,mas uma pesquisa voltada para a vida do candidato, e voce chegarar a conclusão que o melhor PARA PARAUAPEBAS É ADELSON 12, PENSE NISSO.

  5. vanesa Responder

    As pesquisas inflenciam apenas qem não se preocupa em conhecer a história do candidato, e alguns mesmo conhecendo os erros desses candidatos prefere votar neles, pessoas sem ética e moral, só pra dizer que seu candidato ganhou, pessoas assim também são inguais a esses candidatos , sem ética e sem moral.

  6. gil Responder

    muito bem colocado esse poster, é ai que entre um pensamento meu, que votar errado nao é votar em quem perde. entendo que votar numa pessoa com convicçao de que essa será o melhor admin, isso basta. agora se vai ganhar ai é outra historia, vote conciente amigos…nao se deixe levar pelas informaçoes que ouivi ou ver outras pessoas praticando e sim defenda sua opiniao, por exemplo meu voto é do chico das cortinas, por entender que esse nao estar compromissado ater o seu salario e sim com uma boa gestao para a cidade, pense nisso 44.

  7. Nome nome Responder

    É verdade, o Zé, que com certeza compartilha da opinião do Sr. Francesco Costa, tem razão! As pesquisas só servem quando o nosso candidato está na frente o que não é o caso do blogueiro! O desespero aumenta mais ainda! Ta chegando a hora…salários extra em risco!!!

  8. Nome (obrigatório) Responder

    Tenho que lhe dá os parabens por esta matéria, vem de encontro com o pensamento de pessoas de bem que está cansado de ver as manipulações das massas com informações e atitudes fictícias. Não à hipocrisia e sim a quem não tenta nos confundir. Por isso é CHICO 44.

Deixe seu comentário

Posts relacionados