Marabá: corpo do bispo Dom José será sepultado hoje na Catedral

Por Ulisses Pompeu – de Marabá

O corpo do bispo emérito de Marabá, Dom José Foralosso, 74 anos, será sepultado às 17 horas de hoje, quinta-feira (23), na Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Núcleo Pioneiro. Ele morreu ontem, quarta-feira (22), às 12h45, na UTI do Hospital Regional Público do Sudeste (HRSP), após 78 dias internado naquela casa de saúde.

Bispo 02No último dia 5 de junho, quando celebrava missa na Igreja Santa Rita de Cássia, na Folha 13, Nova Marabá, o religioso passou mal, caiu, bateu a cabeça e foi removido, inconsciente, ao HRSP. Ele passou por exames que atestaram ter o sacerdote sofrido um AVC (acidente vascular cerebral), popularmente conhecido como derrame cerebral.

Dom José está sendo velado, desde as 18 horas de ontem, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, de onde a urna com o corpo dele sai em cortejo para a Catedral.

Dom José chegou a Marabá no dia 22 de fevereiro de 2000, após ter sido nomeado bispo da Diocese local pelo então Papa João Paulo II.

Porém, depois de 12 anos, no início de abril último, Dom José, ainda na condição de bispo diocesano de Marabá, escreveu ao Papa Bento XVI, solicitando a renúncia, que no linguajar canônico significa aposentadoria. Ele justificou o pedido explicando que não estava bem de saúde, já que nos últimos tempos sentia fortes dores de cabeça e estava sofrendo de esquecimento.

Apesar de a aposentadoria dos religiosos católicos acontecerem automaticamente aos 75 anos de idade, Bento XVI compreendeu as razões de Dom José e aceitou o pedido de renúncia. Com isso, Marabá ficou sem bispo diocesano, passando Foralosso à condição de bispo emérito.

A Diocese de Marabá ficou, desde então, sob a responsabilidade do bispo Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, da Diocese de Cametá, na condição de administrador apostólico.

Sofrimento

Após a internação no Regional, Dom José foi operado duas vezes para estancar uma hemorragia e permaneceu por mais de um mês na UTI daquele hospital. Inconsciente o tempo todo, Dom José chegou a ter alta da UTI e foi transferido para uma enfermaria, mas, com o agravamento de seu estado de saúde, retornou à Unidade de Terapia Intensiva, onde não mais resistiu aos sofrimentos e morreu na tarde de ontem.

Em Nota à Imprensa, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) lamenta a morte do bispo Dom José e presta solidariedade aos seus familiares e a todos e todas que fazem parte do rebanho do qual ele era pastor.

One Response to Marabá: corpo do bispo Dom José será sepultado hoje na Catedral

  1. Mick disse:

    Sentimos todos muito forte essa perda, Dom José era como um pai para todos nós da Diocese de Marabá. Ontem a presença calorosa de tantas pessoas na catedral, nos fez sentir que juntos poderemos seguir adiante na espera da nomeação de um novo bispo e com a certeza que Jesus deu a todos, aqueles que acreditam nEle terão a vida eterna!
    Tudo o que temos é agradecer por tudo o que Dom José fez por nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>