Censura: equipe do GLOBO é ameaçada pelo prefeito Wagner Fontes (PTB), de Redenção, no sul do Pará

Continua depois da publicidade

Partido diz que caso pode ir ao Conselho de Ética, e entidades protestam

Uma equipe do GLOBO enviada a Redenção (PA) para investigar fraudes envolvendo a prefeitura foi ameaçada e coagida na segunda-feira pelo prefeito e candidato à reeleição, Wagner Fontes (PTB-PA), investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. A jornalista Carolina Benevides e o fotógrafo Marcelo Piu deixaram a cidade com dois policiais federais.

Wagner Fontes - Redenção - PTBNa entrevista, o prefeito disse:

– Estou falando para que você embase suas perguntas, até para que você possa refletir sobre o que eu vou te dizer. Se (alguém) falar mal a fim de difamar, pode ser que amanhã ou depois esteja morto.

O prefeito contou a história de um blogueiro da região que, segundo ele, “sumiu”. Disse que, no dia anterior ao desaparecimento, procurou o blogueiro, conhecido como Júnior, e disse a ele: “Se você continuar fazendo o que está fazendo comigo, a injustiça que está fazendo comigo, vai custar caro para você. Porque pode ter certeza absoluta de que Deus vai colocar a mão sobre você e cobrar o que você está fazendo comigo”.

– Não sei se ele repensou, se foi preso. Ele sumiu – relatou.

Fontes disse ter “visão ampla da liberdade de imprensa”. E falou de novo do blogueiro:

– Ele foi preso. Não foi por minha causa. Houve uma coincidência, a polícia estava concluindo um processo de investigação. Foi preso como traficante.

A ameaça foi registrada em ocorrência na Polícia Federal de Redenção. No documento, consta que o prefeito coagiu e ameaçou a equipe, tendo deixado transparecer que um acidente poderia acontecer ou ainda que algo ilícito poderia ser encontrado com a equipe. A certidão menciona que um funcionário da prefeitura disse ao fotógrafo que sabia qual era o carro da reportagem, além de perguntar onde a equipe estava hospedada.

A equipe ficou sob proteção da PF. Na manhã de terça-feira, foi acompanhada pela PF até a saída do perímetro urbano de Redenção. Minutos depois de a PF ter retornado à cidade, dois policiais militares pararam o carro da equipe e pediram carona. Avisado, o delegado da PF Luís Felipe da Silva fez com que a equipe voltasse a Redenção. Segundo ele, no município não é comum que PMs abordem carros pedindo carona. Foi feito um adendo à certidão de ocorrência. Dois policias federais escoltaram a equipe até a divisa com Tocantins.

Advogado do PTB e primeiro-secretário jurídico do partido, Luiz Gustavo Pereira da Cunha disse que o PTB “repudia qualquer censura à imprensa”:

– Esse episódio é lastimável, pedimos desculpas antecipadas – disse o advogado, afirmando que, caso O GLOBO peça esclarecimentos à Executiva Nacional, esse pedido será levado ao Conselho de Ética do PTB.

A Polícia Militar do Pará disse “não identificar ameaça à vida ou integridade física da jornalista ou das pessoas que estavam com ela”. A PM pediu que a queixa seja feita por escrito.

O Comitê de Liberdade de Expressão da Associação Nacional de Jornais (ANJ) afirmou que “considera esse episódio um claro atentado ao direito de informar e de ser informado”. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) considerou o episódio absurdo e informou estar preocupada com a situação dos jornalistas no interior do Brasil, onde têm ocorrido mais assassinatos.

Fonte: O Globo

18 comentários em “Censura: equipe do GLOBO é ameaçada pelo prefeito Wagner Fontes (PTB), de Redenção, no sul do Pará

  1. mel Responder

    conhe;o este rapaiz ai por nome de junior.. ja foi concluido o inquerito da prisao dele e nao foi provado q ele e um traficante, nao encontraran nem uma prova q ele traficava. portando lendo o caso acima podemos chegar a uma conclusao obvia

  2. Kakau Responder

    Falow e disse, esses dois são uns “puxa sacos”, Cherlis Neto e Telma… E vc WF, que diz ser tão Inteligente… Eu diria Maquiavelho, frio e calculista… Ainda blasfema no nome de Deus, pagará a tua língua….

  3. paulo cesar Responder

    moro em redenção e sei a realidade esse prefeito wagner fontes ele e desse jeito ameaça as pessoas perseguem o povo que não o apoia e ele tem uma equipe que batem e ameaçs as pessoas… esse wagner fontes tem e que ir embora da qui por que aqui niguem gosta dele cai fora wf…….

  4. Caca Responder

    Jornalista divulga notícia difamatória
    “Jornalistas insistem em macular a imagem do sul do Pará”

    Wagner Fontes afirma que entrevista transcorreu de forma cordial e foi testemunhada por três assessores da prefeitura

    O prefeito de Redenção, Wagner Fontes, enviou nota ontem a O Liberal, rechaçando as denúncias de supostas ameaças que teriam sido proferidas por ele a dois jornalistas do jornal O Globo. A suposta ameaça, que teria ocorrido dentro do gabinete do prefeito de Redenção, foi registrada em ocorrência na Polícia Federal de Redenção. No documento, consta que o prefeito coagiu e ameaçou a equipe, tendo deixado transparecer que um acidente poderia acontecer ou ainda que algo ilícito poderia ser encontrado com a equipe. A ocorrência menciona que um funcionário da prefeitura disse ao fotógrafo que sabia qual era o carro da reportagem, além de perguntar onde a equipe estava hospedada.

    Na nota enviada à reportagem, o prefeito afirma na data em questão, recebeu os repórteres Carolina Benevides e Marcelo Piu. “A ameaça é totalmente inverídica. Também estavam na sala o advogado e assessor jurídico da prefeitura, Pedro Carneiro, a assessora administrativa, Telma Medeiros, e o assessor especial, Cherlis Neto, que testemunharam a entrevista”. Afirma Wagner Fontes, ressaltando que é um cidadão avesso a qualquer tipo de ameaça, uma vez que, nas décadas de 80 e 90, lutou contra a violência que imperava na região sul do Pará. “Em nenhum momento ameaçei ou coagi a equipe. Muito pelo contrário, fiz questão de recebê-los educadamente e falei sobre diversos assuntos. A repórter se comportou de modo extremamente amigável e a conversa transcorreu com todos os questionamentos respondidos de forma pacífica. Não houve nenhum desentendimento”. Afirma Wagner Fontes frisando que mantém total respeito a categoria dos jornalistas, a liberdade de expressão e principalmente ao direito de informar e ser informado.

    Também em nota, o diretório do PTB de Redenção classificou o episódio como “missão política disfarçada, denotando um claro desvio de conduta profissional que prejudica uma categoria tão trabalhadora e historicamente detentora de direitos importantes para a liberdade de expressão do povo brasileiro”. Tanto a assessoria do prefeito quanto o PTB estão solicitando, pelas vias legais, explicações e esclarecimentos à jornalista Carolina Benevides.

    Em conversa com o Liberal na tarde de ontem, o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, DPI, delegado Silvio Maués Batista, disse que até ontem, nenhuma ocorrência sobre o episódio havia sido registrada junto a Polícia Civil do Pará. “Não podemos investigar uma situação que não foi oficializada formalmente”. Encerrou Maués.

    Fonte: http://evandrocorreaoliberal.blogspot.com.br/2012/07/prefeito-nega-ameaca-jornalistas.html

  5. Caca Responder

    Uma repórter, supostamente do jornal O Globo, esteve essa semana em Redenção para uma entrevista com o prefeito. A repórter queria saber sobre denúncias de que as casas populares do programa do governo federal “Minha Casa Minha Vida”, estavam sendo vendidas por R$ 2 mil e que pessoas ligadas ao prefeito estavam sendo beneficiadas.

    As denúncias foram feitas por um grupo de políticos oposicionistas ao prefeito, mas a justiça às julgou improcedentes e autorizou a entrega das 500 casas.

    Durante a entrevista o prefeito pediu à repórter que não destorcesse as informações, pois no município é comum alguns jornalistas cometerem esse tipo de atitude por interesse particular ou ainda de outras pessoas interessadas em macular a imagem do gestor municipal, e citou também que teve que pedir a uma pessoa que vivia postando comentários difamatórios nas redes sociais contra o prefeito. Essa mesma pessoa foi presa alguns dias depois pela polícia, acusada de tráfico de drogas, portanto, sem moral para criticar alguém.

    No entanto, a jornalista distorceu o que ouviu do prefeito e escreveu que havia sofrido ameaça do gestor municipal, ‘que algo sério poderia acontecer com ela’.

    O advogado da prefeitura, Pedro Carneiro, que acompanhou a entrevista, disse que em nenhum momento a jornalista sofreu qualquer tipo de intimidação. “Eu mostrei a ela toda a documentação expedida pela justiça descaracterizando as denúncias sobre o caso das casas populares. Parece que há pessoas poderosas patrocinando esse tipo de gente, que andam por ai ‘plantando’ notícia”, disse Pedro Carneiro.

    Lógico que um prefeito que é inteligente é sempre bem assessorado tem coisa por ai… por que só agora????

  6. Jornalista de Marabá Responder

    Quem este senhor pensa que ele é? Meu amigo acorda, o tempo do coronelismo e da ditadura já passou. Ou vc entende que a imprensa faz parte da transformação de uma sociedade ou você cai fora da política. já mostrou inúmeras veses que não tem capacidade de ser um homem público. pega tuas coisas e larga a vida pública sr. Vagner fontes.. é cada uma viu.

  7. Silvano Amorim Responder

    Se isso é realmente verdade, onde está a cópia do boletim de ocorrência?

    Vc poderia muito bem ter postado a cópia do documento citado para comprovar e corroborá as suas afirmações. No entanto se baseia em falácias, demonstrando a fragilidade de seus agurmentos, sendo assim, na minha modesta opinião, acho que vc não passa de grande mentiroso!!!!!

  8. vozderedenção Responder

    Definitivamente, essa é a pior espécie de bandido.

    Esse “cidadão” ai, se é que um VERME desse pode ser chamado de cidadão, deveria morrer na cadeia. Não só ele, tem também a vulga “panelinha”, que é mais conhecida como “QUADRILHA MODELO DA AMAZÔNIA”.

    Finalizando. Sr Rato de Esgoto Fontes, isso é um tapa na cara da sociedade viu!

    tem dúvidas sobre o relato da reportagem? paga pra ver.

    chupa sociedade, pois o sr cara de pau já ta ligando o foda-se.. rsrsrsrsrsrsrs

  9. Revoltado de Canaã dos Carajás Responder

    Igualmente ao prefeito de Canaã dos Carajás, Senhor Anuar Alves e sua agora esfacelada gangue de “ratos do dinheiro público”, como seu filho o Anuarinho e os caras de pau, o Senhor Candidato a Vice, senhor Penteado e Candidato a Vereador Chefinho. Essa quadrilha também ameaça os adversários políticos, como ao atentado a vida do então Vereador Zito que foi alvejado por matadores de aluguel por protestar contra o desvio público tanto do atual xxxxxxxx Prefeito Anuar Alves, como seu antecessor e agora candidato a Vereador Ribita. É uma vergonha ainda termos dessas coisas nesse nosso Brasil….

  10. Lucas Responder


    Gustavo da Silva:

    Isso chega a ser assustador. Como o envolvido “Wagner Fontes” já é investigado pela PF e MPF é necessário que o Ministério Público Federal e se for o caso MPE – Ministério Público Estadual tomem todas a providencias necessárias. Isso é absurdo; inaceitável.
    Vivemos em um Estado Democrático de Direito. A imprensa não pode ser calada. Ela é e sempre será a voz.

    É meu nobre, mas aqui nessa terra de índio, não existe ” Estado Democrático” tão pouco MPE. Por aqui quem manda e desmanda são os coronéis do pasto.

  11. Lucas Responder

    Nesse Pará é assim mesmo, tudo se resolve na bala, nas ameaças, é tipico. Esse tal de Chamozinho, um que se diz prefeito de Eldorado, ou Curionópolis entre os demais também vive ameaçando as pessoas. Nessa região, basta ter uma duzia de bois e vacas, uma Rilux e já se acham os coronéis e senhores do pasto e o povo ainda os chamam de ” Dôtor”.

    • idalene Responder

      Desculpe meu caro Lucas, mas vc esta muito mal informado sobre o Pará. Só pq saem algumas noticias ruins sobre o meu estado não quer dizer q é assim no geral.
      Tbm acontecem coisas boas, só q a imprensa mostra apenas as ruins, uma pena.
      Fico indignada com o preconceito das pessoas com a nossa gente….

  12. Gustavo da Silva Responder

    Isso chega a ser assustador. Como o envolvido “Wagner Fontes” já é investigado pela PF e MPF é necessário que o Ministério Público Federal e se for o caso MPE – Ministério Público Estadual tomem todas a providencias necessárias. Isso é absurdo; inaceitável.

    Vivemos em um Estado Democrático de Direito. A imprensa não pode ser calada. Ela é e sempre será a voz.

Deixe seu comentário

Posts relacionados