Aos 89 anos, morre Alberto Mansur, fundador da Ordem DeMolay no Brasil

Continua depois da publicidade

O Fundador da Ordem DeMolay no Brasil, Alberto Mansur, faleceu na madrugada desta terça-feira (17) no Rio de Janeiro, depois de complicações no período de recuperação de recente cirurgia. Ele tinha 89 anos. Seu passamento imediatamente foi noticiado nas redes sociais e em blogs, lamentado por toda a maçonaria brasileira e DeMolays espalhados pelo País.

Alberto Mansur era maçom do Grau 33, ex-soberano Grande Comendador do Rito Escocês da Maçonaria e ex-Grande Mestre Nacional da Ordem DeMolay.

Nascido em 7 de setembro de 1922, em Vargem Alegre (RJ), Mansur lutou na década de 1970 para a fundação do primeiro núcleo da instituição em terras brasileiras, o Capítulo Rio de Janeiro nº 001. Mais tarde, foi um grande incentivador das fundações de vários capítulos, com destaque para o Nordeste, onde ajudou o maçom potiguar Francisco de Assis Santiago a fundar o Capítulo de Caicó.

Ele tomou conhecimento da existência da ordem através da leitura do “The New Age – July 1969”, um comemorativo do cinquentenário da Ordem. A partir de então, interessou-se em trazê-la para o Brasil, revelando esse desejo ao soberano Grande Comendador norte-americano George A. Newbury em 1974. Cinco anos depois, em 1979, o então Grande Mestre Internacional C.C. “Buddy” Faulkner, líder e entusiasta da ordem, autorizou Mansur a fundar a Ordem DeMolay no Brasil, nomeando-lhe, em 1980, membro do Supremo Conselho Internacional e oficial executivo da Ordem DeMolay para o Brasil.

Mansur esteve em Marabá na realização do primeiro Congresso Estadual da Ordem DeMolay no Pará, em 2001. Sua altivez e amor à OD eram perceptíveis. Desde então, o contato tornou-se distante, sobretudo com as mudanças que a ordem sofreu nos anos seguintes.

O certo é que ficará a cargo do tempo e da história fazerem jus a sua trajetória e avaliarem a força do seu legado. Creio que sua memória será sempre reverenciada como de um inovador e visionário. O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil decretou luto de três dias em memória de Mansur.

Nesta terça-feira, às 21 horas, em todas as partes do Brasil, os DeMolays vão unir-se em Interlúdio das Nove Horas em homenagem a ele.

Fonte: Patrick Roberto

5 comentários em “Aos 89 anos, morre Alberto Mansur, fundador da Ordem DeMolay no Brasil

  1. Helio Responder

    Obrigado Alberto Mansur, você nos deixou um grande legado. Sou grato a Ordem Demolay por tudo que aprendi. Uma vez Demolay sempre Demolay.

  2. LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA Responder

    ESTE UM EXEMPLO DE CIDADÃO BRASILEIRO, JAMAIS DESLUTOU A ORDEM PELO CONTRÁRIO ENALTECEU; CUMPRIU SUA MISSÃO TERRENA COMO FILHO EXEMPLAR, ESPOSO, PAI E AVÔ CARINHOSO DEIXOU NOS UM LEGADO MUITO ESPECIAL A ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL. TENHO A GLORIOSA HONRA DE ESTAR A FRENTE DE UM GRUPO DE JOVENS NA CIDADE DE TAQURITINGA-SP, TENHO CERTEZA ABSOLUTA NA FORMAÇÃO MORAL DESTES JOVENS, COMO TENHO CERTEZA ABSOLUTA NA REDENÇÃO DA NOSSA PÁTRIA, QUE CARECE DE HOMENS COMO ALBERTO MANSUR, O CÉU FICOU MAIS FORMOSO, O JARDIM DAS ACÁCIAS MAIS FLORIDO E ILUMINADO E O GRANDE ARQUITETO O RECEBEU DE BRAÇOS ABERTOS, EM RECONHECIMENTO AOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A PÁTRIA BRASILEIRA.

  3. Tulio Marcos Franco Pacheco Responder

    A Ordem Demolay Para A República Federativa do Brasil
    e a Maçonaria Universal perdem seu Grande Mestre. Porém, sua essência ficará em nosso meio e seus ensinamentos permanecerão em nossas vidas.
    Feliz daquele que teve a oportunidade de conviver com esse Irmão e Tio no meio maçônico, compartilhar de sua
    capacidade intelectual, sabedoria, simplicidade e amor.
    “Irmão Mansur” teria que ser assim! Sua missão foi cumprida, cabe aos que ainda permanecerão nesse plano de vida dar continuidade.
    Nossos sinceros sentimentos de pezar a família Mansur, aos Demolay e a Maçonaria Universal.
    “Ir Mansur” até um novo dia!
    Tulio Marcos Franco Pacheco
    Loja Maçônica Perseverança II n º 8
    Macaé-RJ
    Membro Fundador do Capítulo 453 – Ano 2000 E.V. –
    Ordem Demolay-Macaé-RJ-

  4. Hugo Frazão Responder

    Alberto Mansur, homem de notável liderança, foi visionário ao conseguir instalar a Ordem Demolay no Brasil, a maior escola de jovens do Mundo.

    A Ordem Demolay auxiliou a formação moral de homens como Bill Clinton (ex-presidente do EUA), Walt Disney (desenhista, criador de Mickey Mouse).

    No Brasil, o Sr. Renato Rainha (Conselheiro do Tribunal de Contas do DF) e o atleta olímpico Dante (jogador da seleção brasileira de volei) são membros da Ordem Demolay que merecem ser lembrados.

    Além deles, muitos outros cidadãos do país (médicos, jornalistas, advogados, senadores, músicos, deputados, artistas, governadores etc.) foram instruídos pela lição da Ordem DeMolay.

    Portanto, o legado do “tio” Alberto Mansur recebe os meus mais sinceros agradecimentos por ter contribuído tanto para a juventude brasileira e, por que não destacar?, tanto na minha vida.

    Obrigado, “tio”!

    Hugo Leonardo Abas Frazão
    Membro da Ordem Demolay

Deixe seu comentário

Posts relacionados