Fórum discute direitos da pessoa com deficiência

Continua depois da publicidade

Com o intuito de promover o debate e a consolidação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza na quarta-feira, 27, o III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento aberto a comunidade terá abertura às 9 h, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Durante o encontro, será realizada a eleição dos delegados que vão representar o município na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que irá acontecer em Belém, no mês de agosto deste ano.

O III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conta com a participação de órgãos municipais como Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap) e entidades como Apae e Sorri Parauapebas.

Pré-fórum

Antecedendo o evento, serão realizados pré-fóruns nos dias 21 e 22 de junho, nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do Rio Verde, Primavera e Altamira, com temas que envolvem o trabalho e a reabilitação profissional, acessibilidade, transporte e moradia para as pessoas com deficiência. A partir destas discussões serão elaboradas propostas que vão traçar um panorama municipal sobre a inclusão e os aspectos que ainda precisam ser melhorados.

Etapa nacional

O fórum atende à convocação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), de acordo com a Resolução 03/2011, em conjunto com a Presidência da República, Casa Civil e Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

A etapa nacional prevista para acontecer no período de 03 a 06 de dezembro, em Brasília (DF), com o tema “Um olhar através da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios” e será precedida das etapas municipais e estaduais, que deverão também abordar o mesmo tema.

Fonte: ASCOM PMP