Em palestra sobre a dengue realizada hoje em Parauapebas chegou-se a uma conclusão: a situação é crítica

Continua depois da publicidade

O Município de Parauapebas é considerado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública um dos quatro municípios com maior risco de epidemia de dengue no Estado do Pará, junto com Tucuruí, Marabá e Dom Elizeu.

Visando diminuir esse risco, a Secretaria de Saúde de Parauapebas, em parceria com a Assessoria de Comunicação, organizou na manhã desta terça-feira (07) uma palestra cujo o assunto foi a prevenção e o combate a dengue em Parauapebas.

Atendendo ao convite, profissionais da saúde local, comerciantes e parte da imprensa se fizeram presentes para ouvir do Diretor da Vigilância em Saúde municipal, Marcelo Monteiro, que a dengue já é tratada pelo Ministério da Saúde como doença impossível de ser erradicada e que Parauapebas corre sim o risco de se tornar município endêmico no tocante à doença.

Para demonstrar a afirmação, Dr Marcelo apresentou slides com os números colhidos pelo Departamento de Vigilância Ambiental do município, que conta com um quadro de apenas 64 Agentes de Saneamento, quando a necessidade seria de, no mínimo, 97 agentes.

Segundo o Programa Nacional de Combate a Dengue é necessário um agente para vistoria de 800 a 1.000 imóveis. Marcelo Monteiro disse que a SEMSA, tenta se adequar aos números nacionais e para tanto  está em processo seletivo para contratação de 73 novos agentes. Com isso, haverá uma intensificação no combate ao mosquito.

Ainda segundo o diretor, no ano de 2011 foram notificados 1427 casos suspeitos de dengue em Parauapebas, dos quais 745 foram diagnósticos com dengue clássica, 15 casos com agravos, dois casos de febre hemorrágica e um óbito.

Para se ter uma ideia da situação local, só no primeiro mês de 2012 já foram notificados 850 casos suspeitos com dengue no município.

Confira na imagem abaixo a situação cronológica da doença em Parauapebas no período compreendido entre o ano de 2005 e 2011

imageFoi informado ainda por Marcelo Monteiro que o índice geral de infestação no município de Parauapebas é de 9,8%, preocupante, visto que o índice do Estado do Pará é de 4.8% e o recomendado pelo Ministério da Saúde deve ser inferior a 1%.

Conforme o LIRA – Levantamento de Índice Rápido do AEDES AEGYPTI –  feito nos bairros de Parauapebas no período compreendido entre 09/01/2012 a 14/01/2012 e apresentado pelo diretor, os bairros Casas Populares I e II e o Vila Rica lideram o ranking de maior índice de infestação em Parauapebas, com taxa de 22,5%. Na sequência os bairros Novo Brasil, Jardim Canadá e Vale dos Carajás (15,9%); Chácaras, Primavera, Cidade Nova e União (13,9%); Liberdade I e II (13,1%); Rio Verde e Maranhão (7,8%); Beira Rio I e Da Paz (7,8%); Nova Vida, Guanabara, Caetanópolis e Bela Vista (5,4%); Jardim América, Morada Nova, São Lucas e Parque das Nações (7,2%); Beira Rio II, Alto Bela Vista e Parque dos Carajás (7,9%); Loteamento Paraíso,Loteamento Esplanada, Linha Verde, Novo Brasil, Loteamento Amazonas, Viver Bem Parauapebas (1,6%); Cidade Jardim (3,8%); Palmares I e II fecham a relação com os menores índices de infestação, 3,2%.

Foi informado as ações de combate a dengue realizadas pela SEMSA em 2011. Entre elas estão a aplicação de fumacê em todos bairros de Parauapebas, de acordo com infestação; a realização de palestras em mais de 40 estabelecimentos de ensino;  mutirões de limpeza e educação nos bairro críticos; palestras em empresas estabelecidas no município; Dia ‘D’ de combate a dengue – 20 de novembro e inúmeras palestras em igrejas e templos evangélicos.

Todas essas ações são salutares e buscam conscientizar a população de que é extremamente necessária a participação dela para que tais índices diminuam. Segundo os profissionais da saúde, sem essa parceria será impossível a diminuição desses índices.

Núbia Lima, coordenadora da Vigilância Ambiental em Parauapebas, informou que este ano já houve um caso fatal no município e alertou para a importância de que cada cidadão vistorie periodicamente seus quintal à procura de água parada, mesmo em tampinhas de refrigerantes. Segundo a coordenadora, foi constatado pela Vigilância que o foco na residência onde a vítima fatal foi infectada era localizado nas canaletas atrás da geladeira da casa, o que mostra a importância de uma inspeção minuciosa em nossos lares.

Segundo o secretário municipal de saúde, Alex Pamplona, em 2012 a secretaria pretende implementar as ações realizadas em 2011. Entre elas estão a contratação de 73 novos agentes de saneamento, a ampliação das parcerias com empresas localizadas no município, a realizações de mais mutirões em bairros críticos, a utilização maciça de mídias de divulgações em massa, a ampliação de palestras em escolas e igrejas.

Após as palestras dos profissionais da saúde, os participantes foram convidados a propor ações visando o combate a dengue. Entre as propostas apresentadas ficou acertado que a Prefeitura de Parauapebas, através da SEMSA e seus parceiros providenciarão: a realização de mutirões por distrito, incluindo comunidades rurais; solicitará que um representante da saúde fará palestra sobre dengue nas pré conferências da juventude; elaborará ações para reduzir o tempo para eliminação de criadouros,pois a lei preconiza 48h; parceria com as entidades de classes; um workshop com todas as escolas, criando um dia D nas escolas, onde cada escola montasse uma estratégia para trabalhar internamente; solicitar que a SEMED divulgue internamente a situação da dengue no município com os diretores de todas as escolas públicas no dia 08/02; convocação da sociedade para o mutirão dia D, Sábado; que seja feita uma paralisação da programação por cinco minutos em todas as emissoras de televisão, solicitando que os telespectadores façam, naquele momento, uma vistoria em seus quintais e residências verificando e exterminando possíveis focos de dengue, solicitar que sejam colocados nos contracheques, extratos bancários, contas de água e luz mensagens de combate a dengue e que seja feita a mobilização de padres e pastores evangélicos para que durante as missas e cultos os mesmos reservem um espaço para falar sobre o combate a dengue.

O representante da mineradora Vale disse que a empresa já está em campanha com a prefeitura para o combate a dengue, com orientações no site, nos ônibus, relógio de pontos e em palestras, enfatizando a importância da vistoria nas residências.

A palestra realizada hoje foi muito importante para que todos os presentes pudessem ter a consciência da situação da dengue em Parauapebas. Nela, ficou claro que a participação de todos é de suma importância para a diminuição do índice de infestação. Colabore você também, chame seu vizinho, seus amigos para entrar nessa luta. Como foi dito por um dos palestrantes, o mosquito não escolhe quem picar por raça, credo ou grau de instrução e há estudos que apontam que ele (o mosquito) pode fazer voos de até 3 km, indo, portanto, do bairro Rio Verde até o bairro Cidade Nova. Ajude a combatê-lo, você pode ser a próxima vítima!

4 comentários em “Em palestra sobre a dengue realizada hoje em Parauapebas chegou-se a uma conclusão: a situação é crítica

  1. Josberto Girão Responder

    Pra piorar, em Parauapebas Não tem gente treinado pra combater a dengue. fui semana esta semana no sementinha fazer uma denuncia, mas pedi sigilo, e a idiota da agente vai e diz quem denunciou, não é rabo preso, mas para evitar problemas com os vizinhos. o sigilo da denuncia tem que existir. faço minha parte mas tem muita gente que não está nem ai, e ainda aparece uma idiota e faz merda.

  2. Castro Responder

    Depois que plantei mudas de citronela no quintal de minha casa, acabou-se todos os tipos de mosquitos que me incomodavam. Acabaram mosquito de chufre, carapanã, da dengue, pernilongos. é claro, deve-se obreservar e acabar também com os possíveis focos de águas paradas. Agoa estarei complementando, plantando um pé de neem, excelente exterminador natural de mosquitos e fungos. Outro repelente de mosquitos é plantar também mamona.

  3. Arlan Ferreira Responder

    A única forma de vencer a briga com o mosquito, é evitando a sua procriação, pois cada fêmea do Aedes Aegypt após cruzar, pode contaminar vários depósitos com água parada colocando até 250 ovos em cada depósito. E ainda a vida do mosquito não passa de 40 dias sendo muito dificil elimina-lo com ações de fumaçê. Portanto a ação mais urgente para combater o mosquito é eliminar seus criadouros (que em 80% das vezes ficam dentro das casas e quintais), e concentrar esforços na remoção do lixo que possa acumular água facilmente encontrado próximo de bares e casas de festa (em parauapebas tem um monte delas), e ainda em locais estratégicos como postos de lavagens de carro, postos de gasolina, baixões onde fica água empossada, construçoes a céu aberto com depositos improvisados de água sem tampa, e finalmente trazer a população para essa batalha (sem a participação efetiva da comunidade nunca o poder público vencerá essa guerra), faça a sua parte.
    “SE VOCÊ AGIR SÓ QUEM MORRE É O MOSQUITO”.

    Arlan Ferreira
    Enfermeiro especialista do PSF
    Bom Jardim-MA.

  4. Nome (obrigatório) Responder

    REALMENTE É CRITICA A CIDADE É UM FAVELÃO…. E DARCILÂNDIA NADA FEZ E EM NADA CONTRIBUIU PARA MUDAR EM 8 ANOS!!!!

    MAS ESSE ANO TEREMOS A CHANCE DE MUDAR ESSA REALIDADE, E ESPERO QUE OS MUNÍCIPES FAÇAM ESSA MUDANÇA!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados