Parauapebas: trabalhador morre soterrado em obra pública

Continua depois da publicidade

Acidente ETEC 2 Ocorreu na tarde de hoje, 1, por volta das 16h, um fato curioso e trágico em uma obra pública, realizada pela Etec em Parauapebas.

O trabalhador Lourenço Fonteles de Albuquerque, conhecido entre os amigos como Tiririca, estava dentro do canal aberto para ampliar a tubulação para escoação de águas pluviais nas proximidades do mercado Municipal do bairro Rio Verde quando a terra cedeu e a vítima foi soterrada pelos materiais.

Muitos trabalhadores e gerentes estavam próximos do loca e outros dois trabalhadores estavam dentro do canal mas nada puderam fazer por Lourenço que foi retirado da vala já sem vida.

Quem falou sobre as causas do acidente foi Roginaldo Rocha, engenheiro da prefeitura de Parauapebas lotado na SEMOB, que fiscaliza a obra.

Acidente ETEC 3Ele explicou que o solo no local é advindo de materiais trazidos de vários locais e tipos diferentes já que antes da construção do mercado municipal o local era pantanoso e isto, ainda segundo ele, torna o atual solo de fácil desmoronamento.

Quanto à causa da morte de Lourenço, um corte na cabeça, ele explica que pode ter sido ocasionado pela ferramenta com a qual trabalhava e esta pode ter sido arremessada contra ele mesmo.

 Ainda na tarde de hoje Roginaldo diz ter pedido a paralisação da obra por ter ocorrido desmoronamento em outro ponto da vala.

“Pedi que não entrasse nenhum funcionário e alterássemos a forma de escavação fazendo um contra barranco”, explicou o engenheiro, contando que a sequência da obra será reavaliada e só depois terá sequência.

Por Francesco Costa

10 comentários em “Parauapebas: trabalhador morre soterrado em obra pública

  1. BARRACORDENSE Responder

    Homennagem a um herói Lourenço Fontele Albuquerque..
    Obrigada pelas alegrias q me levaram;e pelas dores q me fortaleceram.Obrigd pelos sucessos q me fizeram sentir-me grande e pelos fracassos q me fizeram deram a oportunidade d perceverar.Obrig,,pelos cuidados q me confortaram e pelas magoas q me exercitaram para perdoar.Obrig,pelos auxilios q me foram prestados e pelos abandonos q me fizeram crescer me apoiando em mim mesmo,Obrig pelas compreenções q as vezes refletiram a minha propria imagem.Obrig pelos ganhos q fizeram de mim um ser ,mas confiante e perdas q me demostraram q posso continuar.Obrig pelos momentos altos q me exibiram tuas bençaõs epelos momentos baixos q me abriram para tua proteção.Obrigado Senhor por jamais teres me esquecido,
    Obeigada Senhor por levar-me para junto de ti.
    Obrigada Lourenço pelos filhos que me destes.Sara,Syoney e Lylkend.
    NAO DA PARA TIRAR DO PENSAMENTO AQUILO QUE NAO SAI DO CORAÇÃO
    Saudades Eternas Sentiremos de ti
    Ass a Mãe de seus filhos

  2. Carajaense Responder

    INCRÍVEL COMO PESSOAS TEM O DESPLANTE DE APROVEITAR UMA FATALIDADE. COMO URUBUS DA POLÍTICA PARA MISTURAR UM TRISTE EPISÓDIO DO FALECIMENTO DE UM OPERÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE NOSSA CIDADE COM O VIL INTERESSE DE DESGASTAR ESSA OU AQUELA AUTORIDADE. SOLIDARIEDADE TOTAL A FAMÍLIA EM PRIMEIRO LUGAR. EM SEGUNDO LUGAR A APURAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES DA EMPRESA. O LEITOR DO BLOG DO ZÉ DUDU ESTÁ ATENTO A ESSES ABUTRES. E SABE DISCERNIR O OPORTUNISMO E A BAIXEZA NUMA HORA DESSAS.

  3. Parauapebas Júnior Responder

    Pêsames aos familiares do trabalhador acidentado. Mas já é hora de apurar o fato e punir os culpados, o Senhor Coutinho, que já trabalhou na VALE, sabe que lá um fato como esse não passaria em branco, e a primeira providencia seria a demissão do gerente responsavel pela area, no caso o proprio coutinho. Então Sr. Coutinho o que está esperando para renunciar? que mais gente morra?

  4. WANDER Responder

    Segurança no trabalho é respeito a vida , aos trabalhadores, me parece que esta atitude não faz parte das obras publicas em Parauapebas , a responsabilidade civil é um instituto garantido pelas relações de trabalho e os responsaveis deverão responder por este acidente fatal.
    Quem diria !
    Em casa de ferreiro o espeto é de pau!

  5. VITOR Responder

    COUTINHO, VC TRABALHOU NA VALE TEVE MUITOS ENSINAMENTOS SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO , ENTÃO COMO SE EXPLICA UMA FATALIDADE DESTA , JÁ QUE SE SABIA QUE O TERRENO ERA PANTANOSO E FOI ÁREA DE DESCARTE DE TODO TIPO DE MATERIAL???????

  6. JP Responder

    E inaceitavel, uma situacao dessa,temos em parauapebas varias escola de cursos tecnicos, onde por anos colocar em media 1500 tecnicos de seguranca, no mercado de trabalho, ficam ai nas porta das empresa implorando por uma oportunidade para execer a profissao, mais as empresa nao abre prefere trazer um tecnico de fora pra fica dentro de containe, os engenheiro de seguranca que de seguranca na sabe nada deixa tudo nas mao dos tecnico, que nem pode se resposabilizar formalmente pelo um programa de Protecao, e a Prefeitura que deveria fiscaliza, ter uma politica forte ainda mais que as licitacoes, envolve muito dinheiro, mais e assim mesmo hoje nos temos engenheiro que passaram pela a prefeitura que estao ricos COMO Renato Frateche que fez furtuna roubando, tem frota de caminhonete, a mulher e secretaria de meio ambiente, com o dinheiro que deveria estar sendo aplicado em programa de seguranca e outras coisa mais, no fim que se F….. foi o fucionario , quem vai se resposabilizar, Justica nao existe, ministerio publico ta podre, resumido para esse mundo que eu quero descer.

  7. Nome (obrigatório) Responder

    CONDOLÊNCIAS AOS FAMILIARES DO NOBRE BATALHADOR QUE INFELISMENTE PERDEU SUA VIDA……..OLHA ZÉ O PODER PÚBLICO DE PARAUAPEBAS ADORA TERRENOS ALAGADIOS, ARENOSOS E TUDO MAIS, ISSO É CONSEQUÊNCIA DE GOVERNOS INCONSEQUÊNTES ANTERIORES A ESTE QUE SEGUE O MESMO RUMO….O POVO TEM MEMÓRIA CURTA, EU NÃO…ME LEMBRO QUE NA ESTRADA DA FERROVIA ONDE ESTÃO CONSTRUINDO O MERCADO MUNICIPAL FOI TODO ATERRADO, RETIRARAM UM MORRO DALÍ…ENFIM MOVIMENTARAM O SOLO E MISTURARAM CAMADAS…AS CONSEQUÊNCIAS DESTAS OBRAS CALA BOCA SÓ SOBRAM PARA OS MAIS FRACOS…NO CASO O TRABALHADOR!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados