A quem cabe a condução da saúde em Parauapebas?

Continua depois da publicidade

Desde abril de 2011 a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP – Bem Viver foi a escolhida pela Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Saúde, para administrar o Hospital Municipal Teófilo Soares. Quando de sua contratação houve vários debates, reuniões políticas e, mesmo contra a vontade do diretório municipal do PT, partido que administra o município, o contrato com a Bem Viver foi assinado.

Questionado, o secretário de saúde, Alex Pamplona, que havia assumido a pasta há poucos dias, disse que via na contratação de uma OSCIP a única maneira de melhorar o atendimento naquela casa de saúde e que isso seria notado em no máximo seis meses.

Seis meses depois algumas melhoras são notadamente sentidas, não se pode negar. Todavia, alguns esclarecimentos devem ser dados para que a população tenha conhecimento de como está o Hospital e consequentemente a saúde municipal com a contratação da Bem Viver.

Alex Pamplona, o secretário de saúde, é um rapaz novo, no último sábado completou seu 30º aniversário. Formado em administração pela UFPA, Tecnólogo em informática pelo IFPA, tem especialização em planejamento e gestão e rede de computadores, MBA – Master in Business Administration – em gerenciamento de projetos e mestrando em ciência da computação, ninguém aqui questiona sua qualificação para o cargo, contudo, existem várias queixas de maus tratos, perseguição e até uma suposta ameaça de morte feita a um servidor, desafeto do secretário.

Deixando as picuinhas de lado, pois sabemos que em grande parte tais queixas devem ter sido apresentadas por funcionários insatisfeitos, vamos aos fatos que realmente merecem ser analisados: a Prefeitura de Parauapebas tinha um contrato com a Clean para o recolhimento do lixo patológico hospitalar do município, contrato que foi unilateralmente cancelado sem que laboratórios, clínicas e hospitais particulares fossem regularmente avisados. Esse cancelamento deixou os particulares sem o serviço de recolhimento do lixo por cerca de três dias. Quando algumas clínicas entraram em contato com a Clean para saber dos motivos da não continuidade do serviço, foram avisados que teriam que contratá-la particularmente ( vejo aqui um erro administrativo, já que não é obrigação da PMP recolher o lixo de particulares, a não ser que houvesse um convênio para tal).

Até onde se sabe, visto que não há a real transparência no site oficial da PMP, esse contrato foi celebrado e era administrado pela SEFAZ e não pela SEMSA. A OSCIP Bem Viver, de imediato, contratou uma empresa de Imperatriz-MA para fazer o serviço de recolhimento do Hospital Municipal. Há denúncias, ainda não confirmadas pelo Blogger, de que tal empresa é ligada ou de propriedade dos donos da OSCIP Bem Viver.

O mesmo acontece com a lavanderia do Hospital, com o fornecimento de medicamentos e material de consumo e com exames laboratoriais não executados  no HM, todos os serviços terceirizados do HM são feitos, na maioria das vezes, por empresas do Maranhão ligadas a OSCIP Bem Viver.

Quanto ao serviço executado pela OSCIP Bem Viver quando administradora do Hospital há queixas de falta de equipamento, de material de consumo e da eterna e contumaz falta de medicamentos na farmácia do Hospital Municipal. O secretário diz que a contratação da Bem Viver trouxe um ganho muito grande ao município. Pode ser, mas que ganho? O da economia, já que ele alega ter economizado milhões por mês depois que a Bem Viver passou a administrar o HM.

Preciso perguntar ao secretário, que tem um currículo tão bom, o que é economia quando se trata com a saúde? Deixar de adquirir medicamentos só porque o orçamento previsto de gastos do mês foi superado e ter que adquiri-los no próximo mês para que os números sejam favoráveis, deixando a população pobre a mercê das farmácias particulares é economia? Deixar de recolher o lixo de outras empresas de saúde, em uma notória intromissão na administração da saúde municipal, é economia?

É bom lembrar que a OSCIP Bem Viver foi contratada para administrar o Hospital Municipal Teófilo Soares e não a secretaria municipal de saúde, ou eu estou enganado?

Picuinhas de políticos que querem aparecer e aproveitam alguns momentos para tal não me interessam. É notório que algumas melhorias aconteceram no HM, todavia, não queremos ver nossa saúde entregue a pessoas que só buscam o lucro, nem que haja interferência na administração da saúde do município, que deve ser conduzida pela SEMSA, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. A obrigação da OSCIP Bem Viver é a de administrar o Hospital, ou houve algum aditivo nesse contrato que não foi noticiado? Se não, que ela cuide de sua obrigação e que o secretário cuide do resto, sempre alerta para que não se instale aqui a máfia que se tornou a saúde no Maranhão, se for capaz!

17 comentários em “A quem cabe a condução da saúde em Parauapebas?

  1. fa n 1 Responder

    eu acho de pessimo gosto essas pessoas que etão sendo prejudicadas pela essa osip que não se manifesta para a pessoa serta,pois aquí mesmo no blog foi dito que o conselho de saude também é responsavel então? os trabalhadores da saúde também são sindicalizados pelo que eu sei tem até dois sindicatos se engalfinhando pra saber quem vai representar esses trabalhadores então se estão com essa ameaça procurem os sindicatos,procurem o conselho de saúde conversem se de tudo não adiantar fação uma paralização vão at´a camara convercem com os representantes do povo eu acho qye é por aí.pois enquanto um ou dois funcinarios ficarem dando declarações em blogs sem provas só vão se prejudicar já que dizem que o secretário que aí está é insencivel ao ponto de não ouvir seus proprios colaboradores .os trabalhadores tem que se unir e lutar pela mesma cauza.uma dica apesarde a internete está em alta mais nem todos podem ler essas criticas e esses desabafos ok se organizem e vamos pegar a responsabilidade dos acontecimentos pra nós também e para de ficar sempre procurando um culpado.

  2. Darci comprou o PMDB e ganhou um Blog de brinde? Responder

    Nobre colega, devo confessar que muito me estranha a maneira com que vc vem tratando as notícias da PMP. Não pretendo ser “off-topic”, por isso, vou me ater a esse assunto, exclusivamente.

    Diferente do que é alardeado pela própria, pelo secretário e agora (pasmem!) corroborado por vc, a OSCIP BEM VIVER ainda não mostrou nenhum tipo de ganho real para o município. Não se acha nenhum funcionário contente com a administração, o tempo para atendimento não diminuiu, a escassez de materiais continua, a sangria financeira ainda é a mesma. mais acelerada até, como comprovam pagamentos feitos em dia (talvez os únicos) à OSCIP, inclusive com adiantamentos de créditos.
    “…algumas melhoras são notadamente sentidas, não se pode negar”…
    “…pois sabemos que em grande parte tais queixas devem ter sido apresentadas por funcionários insatisfeitos”…

    Eu realmente não tenho nem idéia de ONDE vc tirou os dados para fazer tais análises. Esse “sabemos” então, é uma pérola! Quem é tanto que sabe, que vc colocou no plural?

    Eufemisticamente falando, sou obrigado a dizer que vc “está enganado” em sua mal fundamentada análise, ok? Talvez, a única pessoa que concorde com vc seja o Alex Ohana.

    Sds,

  3. servidor Responder

    OSCIP A SERVIÇO DE QUEM?DO POVO É QUE NÃO É…
    De onde veio esta empresa que sem licitção tomou conta de nosso Hospital Municipal?Afinal o que pretendem? O povo não foi consultado sobre nenhuma decisão de nossos atuais governantesem relação a esta organização que tem o nome de BEM VIVER .Está na hora de acordamos esta havendo muita irregularidade MEU POVO.
    Agora querem tirar todos os servidores concursados do hospital isso é absurdo fomos lotados a trabalhar neste hospital no dia da posse e agora sem nenhuma explicação nos querem fora.
    POVO DE PARAUAPEBAS TEMOS QUE DESPERTAR E COBRAR MAIS TRANSPARENCIA DE NOSSOS GOVERNANTES !!!

    .

  4. kkkkkkkkkkkkkkkk Responder


    anonimo:

    Ze me desculpe por mudar de tema é que fiquei sabendo que uma onça devorou um homem na estrada de carajas esses dias só que esta encoberto.por favor nos informe se puderes .

    A FOFOCA É MAS IMPORTANTE, ESSA É A REALIDADE DESSE POVO.

  5. anonimo Responder

    Ze me desculpe por mudar de tema é que fiquei sabendo que uma onça devorou um homem na estrada de carajas esses dias só que esta encoberto.por favor nos informe se puderes .

  6. fá n 1 Responder

    é meu caro ze dudu toda vez que seu blog fala de saude é essa polemica pois bem acho que nós sociedade tinhamos que fiscalizar mais denunciar a quem é de direito com provas palpaveis nomes fotos gravações testemunhas em fim eu acho que é por aí por que de nada adianta eu ficar falando de a ou b se eu sei que tem um legislativo que esta aí pra fiscalizar as ações do prefeito e não fazem se hoje todo mundo tem acesso a informação mais estamos esquecendo de fazer valer nossos direitos de cidadãos pois foi usando nosso direito que conseguimos tirar um presidente do poder entre outras coisas,e quanto a saude está ruim mesmo pormais que que eu tente eu não consigo ver melhora mem no hospital nem na atenção basica e o conselho de saúde de parauapebas não tem pernas para lidar com o que esta acontecendo no nosso municipio pois não é ele que tem poder de decisão o conselho aprovando ou não a entrada da osip no hmp quem decide é o prefeito ele tem o poder maior os vereadores poderiam fazer alguma coisa se quizessem porem esses se fazem de mortos pois não querem colocar em risco suas possiveis reeleições emfim parauapebas enquanto não tiver um legislativo que trabalhe pelo povo e do lado do povo vai continuar como está e nó só temos uma chanse de mudar isso é nas urnas,ou então continuaremos como esta hoje falando falando…e sem resultados .

  7. Funcionária HMP Responder

    Bom Dia!
    Caro Ze Dudu! Parabéns por nos propiciar esse espaço de discussão.
    Vamos aos fatos, o que melhorou no HMP, neste 07 meses de gestão da OCIP BEM VIVER. Complementando a postagem de número 7. Convido e o Conselho Municipal de Saúde a ir ao HMP de segunda a sexta-feira no horário das 7:00 às 12:00, e veja o sofrimento dos pacientes que precisam de uma simples laqueadura, uma histerectomia ou uma Hérnia, têm pacientes que estão remarcado mais de 10 vezes;
    Veja o tratamento que é dado aos pacientes graves, ( acidentados ou que sofrerão de AVC) “TENTE” acompanhar a realização de uma tumografia;
    Semana passada havia ( segunda-feira) peça a escala de ginecologista na maternidade, havia apenas 01 médico para atender a porta e o centro obstétrico;
    Veja as condições da ambulãncia, dispõe de um funcionário para rodar as 24 horas de plantão;
    Quantos aos gastos veja no elemento de despesa da média e alta complexidade, crédito adicionais de R$ 12.410.000,00, todas as contas da secretária podem atrasar, menos é lógica o empenho da BEM VIVER , tendo o não dotação o empenho sai, já foram pago 10.500.000,00 para a BEM VIVER – CONFIRA! o acesso é público;
    Tratamento aos servidores dado as servidores – a base de ameaças, transferências arbitrárias, eu mando você obdeçe!
    Quanto ao curriculum do secretário é EXCELENTE, para trabalhar com computadores, por que de SUS, é uma decepção, deveria primeiro estudar um pouquinho sobre GESTÃO -PARTICIPATIVA, há talvez agora ele tenha aprendido viajou para Belém e fez um curso de HUMANIZA SUS, junto com a Terapeuta ocupacional Lívia do CAPS -.
    Isso é só o Hospital, faça uma reportagem sobre a ATENÇÃO BÁSICA.
    Obrigado”

  8. Nome (obrigatório) Responder

    Assim Zé Dudu…
    Acredito, veementemente, que você não conhece nenhum dos servidores do Hospital Municipal de Parauapebas, ou tenha precisado de atendimento no mesmo, para afirmar que alguma coisa neste Hospital tenha melhorado…
    Se não vejamos: – Os contratados estão trabalhando com uma carga horária desumana de 180h/mês enquanto que os concursados que exercem a mesma atividade trabalham 126h;
    – Os pacientes internados não estão recebendo avaliação de especialista e exames solicitados pelos médicos que passam a visita, por exemplo, avaliações com: oftalmologista, angiologista, otorrinolaringologista, endocrinologista, dentre outros; caso os mesmos não tenham condições de pagar as consultas/avaliações em Clínicas e Hospitais Particulares, contam com a caridade dos profissionais que pedem cortesias para os médicos de outros hospitais façam as avaliações.
    – Medicações e insumos prescritos para os pacientes, que estão faltando constantemente, por exemplo, dexametasona, vitamina C, controlados, sondas e tubos para entubação orotraqueal, dentre outros.
    Enfim Zé Dudu, não houve melhora nenhuma, funcionários insatisfeitos, e pacientes com assistência comprometida, muitas vezes morrendo por isso…

  9. Parauapebas Junior Responder

    Zé, criticar por criticar, só nos faz perder tempo. É preciso apresentar dados. Com a palavra o Sr. Secretario de saúde, se ele diz que economiza milhões, que demonstre com dados, quanto era gasto antes e quanto é gasto hoje. Quantos médicos atendendo no HMP haviam antes e quantos existem hoje,quantos atendimentos diários, quantas cirurgias, enfim, mostre, comprove. A transparência é a melhor ferramenta do administrador público sério e competente e inimiga daqueles com perfil oposto.

  10. Eleitor Arrependido Responder

    Porque o prefeito Darci contratou a Bem Viver sem licitação e que tem ligações com o Senador José Sanei?

    Acho que só tem uma resposta: Medo! Foram tantas as loucuras com o erário público que não há como voltar mais, então só resta se amancebar politicamente com o intocável Sarnei para que o proteja em processos futuros, boa sacada para qualquer bandido. Talvez por isso o nome de Raimundo Cabeludo, que também está ligado a bigodudo, foi lançado a prefeito ou mesmo a vereador de Parauapebas, pois ganhando poderá ajudar a aprovar as contas de Darci no próximo pleito. Darci está encuralado de tal modo que vai ter que sobreviver do que os grandes políticos derem, foram mais de R$ 3 Bi e esta dinheirama só passa despercebido pelo eleitor. Parece devaneio, mas a explicação menos coerente é a que pode ser a mais exata. As peças estão se encaixando.
    Por isso a resposta que o blogger almeja é fácil, pode ser qualquer engôdo, difícil mesmo é barrar a entrada das empresas do senador no município, o leite já derramou.
    Estado de Carajás para que!.

  11. adonete Responder

    O atendimento focou bom, sexta feira meu filho de 5 anoos estava com muita frabe levei na emergencia foi rapidinho o atendimento fiz uma ficha na recepção as 7:30 da manhã, 10 horas ele tomuo um soro, 14 horas fez um raio-x, as 16:30 o medico passou dipirona e amoxilina. as 17 horas fui prea casa. isso tudo ta la no fichario. obrigado Darci por fugi da respossabilidade, afinal pra quem pode tem outros meio de procurar atendimento na area da saude.
    Parabens, e mais facil comprar area de terra pra cemiterio do que assumir a responssabilidade da saude do Municipio

  12. Sérgio Responder

    Vai ser difícil responder. Afinal, a empresa contratada para recolher o lixo hospitalar possui um representante com uma mesa ao lado da do secretário para que possa despachar. Se quiser mais esclarecimentos, procure os produtores de lixo para que se manifestem ( hospitais, laboratórios, etc ).
    Só para esclarecer: a coleta patológica era feita há mais de 10 anos pela PMP. Se não era sua responsabilidade, apesar de ser a ficalização, porque não cobrava pela coleta?. O intuito é empurrar a recém contratada Ecosystem para recolher todo o lixo. Afinal, ela já levou filé.

  13. Senna Responder

    Muito bem! São constatações graves, paticamente denúncias com indícios de crimes (digamos, curriqueiros…) que se levadas a sério por quem de direito vai causar demissões apuração de (ir)responsabilidades, etc. Algumas perguntas: qual é o papel do Conselho Municipal de Saúde? Por que não se denuncia ao Ministério Público?
    Sr. Zé Dudu, você entende porque sou contra a divisão do Estado?
    O que se instalará neste Município/Região onde giram tantos recursos? Não se trata de incluir ou excluir larápios, são todos da mesma estirpe, seja lá de onde for. O que se tem que fazer logo, é evitar a sangria dos recursos, cuja falta ceifa a vida de tantos necessitados.
    Realmente preocupante… E os Vereadores, o que fazem diante de tamanho problema na saúde pública?

Deixe seu comentário

Posts relacionados