Suplentes buscam apoio de Lula na promulgação da PEC dos Vereadores

Continua depois da publicidade

O MORECAM – Movimento Recomposição das Câmaras Municipais que agrega mais de 7 mil suplentes de vereador, não eleitos, apoiadores e simpatizantes de todo o Brasil, está programando um Ato Público para os dias 2,3 e 4 de março de 2009 em Brasília.

Desta vez o MORECAM, que vai continuar fazendo lobby junto aos deputados e senadores, pretende adotar outra ação que resulte na promulgação imediata.

Para um dos líderes do MORECAM, Fábio Persi (PSC) da cidade de Governador Valadares-MG, é importante e urgente uma ação que possa sensibilizar o Presidente Lula a ajudar na promulgação da PEC DOS VEREADORES.

"O Presidente Lula tem sua origem política nos grandes movimentos sociais e sempre defendeu as minorias. Neste momento de crise, com o desemprego crescente, demissões e férias coletivas na iniciativa privada, aproveitaremos nossa movimentação dos dias 2,3 e 4 de março em Brasília, para pedir ao Presidente que reconsidere sua posição e interceda pelos suplentes de vereador junto ao STF e Congresso Nacional, pedindo a promulgação da PEC dos Vereadores". Esta PEC não traz aumento de despesas e promove o resgate da representação proporcional nos municípios brasileiros, através do vereador que é o primeiro representante direto da população" – observou Persi.

Para o líder do MORECAM, o apoio do Presidente Lula será determinante para que a promulgação aconteça o quanto antes e que os suplentes sejam empossados como vereadores imediatamente.

"Embora o Presidente já tenha conhecimento, iremos lembrá-lo que 7.343 novos cargos de vereador sem aumentar nenhum centavo nos gastos públicos, apenas com a promulgação da PEC dos Vereadores, pode representar mais de 30 mil empregos diretos".

"Somos representantes de 2 milhões de eleitores e nosso movimento interessa a pelo menos o dobro desse número em habitantes, já que todos os suplentes e eleitores, tem parentes, simpatizantes,apoiadores e filhos que não votam, mas que participam do processo político eleitoral" – concluiu Persi.

8 comentários em “Suplentes buscam apoio de Lula na promulgação da PEC dos Vereadores

  1. Eldan Nato Responder

    Olá Sr. Vagner, como vai?

    Meu nome é Eldan Nascimento (Nato) e este, é SIM, nome de gente. Gostaria que o senhor tivesse mais respeito quando discordasse de uma opinião na internet, para não cair no ridículo e não acabar sendo ignorado, quando emitisse a sua própria opinião.

    Você sabia, Sr. Vagner, que quem escreveu o artigo citando os 7.500 profissionais que talvez o Brasil esteja precisando muito mais do que 7.500 vereadores, foi Murilo de Aragão, e não eu? Eu apenas citei o Sr. Murilo de Aragão, pois compartilho da mesma idéia. Aliás, o senhor sabe quem é Murilo de Aragão? Eu direi: É um dos cientistas políticos mais respeitados do Brasil, que, não por acaso, estava sendo cogitado por Cândido Vacarezza (líder do PT na Câmara) e Henrique Alves (líder do PMDB na Câmara) para assumir nada menos do que a pasta do ministro Mangabeira Unger (pg. 42 da revista Veja de 15 de Julho).

    Quanto ao meu blog, nele escrevo o que penso e o que acredito, se ao seu modo, o senhor imagina que ataco o “mais popular presidente da história <> (vejo que todo petralha gosta deste cacoete), é porque não estou entre os oitenta por cento da pesquisa que o aprova (graças a Deus) pois não vivo das migalhas do bolsa família e não vejo uma porta de saída para este programa, que ao meu ver ajudou muitos brasileiros, mas atualmente se tornou apenas um (e mais um) estratagema de perpetuação no poder. Fui a favor da política do PT quando ele ainda demonstrava ética e tinha uma bandeira de autoridade sobre o sistema político (corrupto), mas o PT do poder (no meu ponto de vista) se tornou o mais crônico caso de fisiologismo, aparelhamento da coisa pública a favor de partidos e a mais deslavada campanha publicitária de um governo em cima de uma estabilidade econômica que foi implantada por seus antecessores, que agora são demonizados por petralhas que sugam o poder público. Este lance de PETROBRÁS É NOSSA é história pra boi dormir. Você sente a PETROBRÁS sua (ou nossa), de fato? Ou ela é dos sangue-sugas apadrinhados e dos profissionais arranjados que estão pendurados como cabide na estatal?

    O PT foi o partido que mais fez críticas às velhas oligarquias. Me responda o que faz o Lula de hoje encobrindo as mazelas dos seus “mestre-sala” e “porta-bandeira” que tanto atacou antes de assumir o poder? O que faz Lula defendendo Sarney e Renan Calheiros? O que faz este governo trabalhando com um Collor que caiu do poder por ser corrupto? O que faz este PT, em quem tantos brasileiros, como eu, acreditaram e (aqueles que não se limitam ao populismo das falácias de Lula e à sua grosseira maneira de representar o “povo”) e não vêem nada de tão maravilhoso assim no seu governo? Sou parte dos 20% SIM que não acreditam nas mentiras deste partido e deste governo. E, acredite, tenho muito orgulho disso. O senhor já ouviu falar que “toda unanimidade é burra”?

    Pra finalizar, vou lhe dizer para quem eu trabalho. Com relação ao que escrevo em meu blog, trabalho para os meus próprios ideais. Em meu blog você não vê alusão a nenhum partido. Acredito que o Brasil precisa tomar vergonha na cara e aprender a votar. Acredito que BASTA de gente querendo engrossar as fileiras da mamata com o dinheiro público, e que o homens do poder público precisam trabalhar de verdade pelo Brasil, e não esperar que o Brasil trabalhe para eles. Na prática é assim que funciona: um monte de corruptos vivendo do suor de quem realmente trabalha NESTE PAÍS!

    E não fale como se me conhecesse. O chão de terra batida que pisei me ensinou muitas coisas, mas aprendi ainda menino naquela mesma época do chão de terra batida que a honestidade e o respeito pelos outros é o melhor caminho para ser alguém na vida. Nunca tive ideologia de libertação e de socialismo. Desprezo o socialismo mentiroso que vende a utopia de que os homens podem ser iguais enquanto seus líderes se apossam da vida das pessoas. Nunca engavetei meus pensamentos e não vou engavetar, a pedidos, ou por pressão, o meu grito por um país livre da corrupção e das mazelas políticas (inclusive as do PT e as do “queridinho” presidente Lula). O Brasil precisa de um presidente corajoso que afronte essa vergonha que é o Legislativo e não dependa, e fique de joelhos para ele como tem feito o popular Lula, que nada faz para mudar as políticas públicas e as reformas que precisam ser feitas para salvar o Brasil de um caos político total ficam esquecidas enquanto conchavos e acordos são feitos para salvar a cabeça do maior oligarca que o Brasil já conheceu, com a bênção de quem? De Lula!

    PS.: Como o senhor fez uma confusão danada com relação à antiga ARENA e os partidos que o seguiram, destaquei aqui um trechinho da wikipedia para esclarecer melhor:

    A Aliança Renovadora Nacional (ARENA) foi um partido político brasileiro criado com a intenção de apoiar ao governo instituído a partir do Golpe Militar de 1964. Fundada no dia4 de abril de 1966, era um partido predominantemente conservador cuja criação se deu em face da instauração do bipartidarismo pelo Ato Institucional Número Dois de 27 de outubro de 1965 que determinou a extinção do pluripartidarismo. Em 1980, o pluripartidarismo foi restaurado e a ARENA rebatizada de Partido Democrático Social (PDS). Mais tarde, o PDS se tornou o Partido Progressista Renovador (PPR), depois o Partido Progressista Brasileiro (PPB) e hoje se chama Partido Progressista (PP).

  2. Vagner Responder

    Engraçado esse Eldan Nato (isto é nome de gente?). Dispara contra dois comentáristas suplentes de vereador como se estes fossem os responsaveis, ou ainda como se a aprovação da PEC que trata da recomposição das câmaras municipais fosse responsável pela falta de profissionais de saúde, educação, justiça e etc etc. E ele ainda, em seu web log faz, sem nenhum fundamento imparcial, duras criticas ao mais popular presidente da história deste país, o presidente Luís Inácio. Ora Senhor Eldan, pra quem o senhor trabalha? Para o DEMO, antigo PFL, PDS, ARENA… percursor do coronelismo politico em nosso país? Para o tucanato, do Fernando Entregando Cardoso, que entregou tudo que era nosso, do Brasil e dos Brasileiros, a iniciativa privada, como a VALE, e como querem fazer com a PETROBRAS, BANCO DO BRASIL, CAIXA e CORREIOS se um dia voltarem ao poder? Ora Senhor Nato, pra quem o senhor trabalha? Onde está aquele Eldan, que queria ser juíz quando dava seus passos na infância em chãos de terra batida, e hoje é conceituado especialista em mineração, onde estão aquelas ideologias de libertação, de socialismo? Engavetadas a pedido de DEMOS e TUCANOS?

  3. pai chico Responder

    percebemos que o novo presidente da camara dos deputados nao tem interesse nenhum que os suplentes de vereadores assuma sua vagas ,pois todos foram eleitos , sabemos que nao vai ter almento algum com os repasse para as camara de vereadores. o que ta , faltando e pressao na camara dos deputados, levando todos os suplentes e faser virgilia dentro da camara federal ate que elis crie vergonha ,e respeite seus cabos eleitorais. e assim que o PT fais movimento dando pressao.

  4. JOSE E M NETO Responder

    Sou suplente em minha cidade e gostaria que a PEC fosse aprovada, pois faria justica com 2 suplentes de vereadores que tiveram mais votos que 3 outros vereadores empossados, isso sim faria justica, pois o eleitor nao entende porque um vereador teve mais votos que outros e nao consegue a vaga.

  5. cleber polmbo Responder

    amigos suplentes ,vamos pedi a todos suplente a vereador para pedi aos seus amigos que mande e-mail para todos senadores para aprovar a pec . estamos fazendo isso em todo o brasil ,contamos com vcs.

  6. adara patrícia de sousa amaral Responder

    Precisamos urgentes de nossos representantes nas Câmaras de todo o País.É necessário que os Senadores e Depuados tenham mais respeito pelos suplentes e pelo povo.Nós Vereadores somos as legítimas bases de toda e qualquer eleição neste País, somos nós que entramos nos longíncuos povoados,assentamentos enfim somos as pessoas que estamos de fato dia-adia com o povo.Nós não entendemos como esse caso ainda não foi resolvido se a única coisa de verdade que aconteceu foi o corte das vagas nas camaras e não havendo nenhuma economia para os legislativos municipais.Ilustres Deputados e Senadores vamos consertar esse erro do STE.Pois permanecendo como está, em épocas atuais serão mais de 40.000mil empregos diretos e indiretos afetados.

  7. ALAN DIAS Responder

    POSSE DOS SUPLENTES DE VEREADOR AGORA DEPENDE DE RECURSO NA CÂMARA FEDERAL.

    MOVIMENTO PRETENDE LEVAR 2 MIL MANIFESTANTES EM BRASILIA NO PRÓXIMO DIA 31/03 PELA APROVAÇÃO DO RECURSO 240/2009.

    POR TADEU LIMA

    DA REDAÇÃO

    Tomar posse imediatamente tão logo a PEC 20 de 2008 seja promulgada, esta é a expectativa dos 7.343 suplentes de vereador de todo o Brasil. Desde o dia 18/12/08 o grupo que já está organizado através de um órgão não oficial denominado MORECAM-Movimento Recomposição da Câmaras Municipais,espera um resposta do Congresso Nacional para colocar um fim nesta polêmica, para isso prometem lotar a Brasília no próximo dia 31 para pedir aprovação do recurso que permite a promulgação da chamada PEC dos vereadores.

    Segundo Fabio Persi (PSC-MG) coordenador do movimento, os suplentes estão lutando apenas por um direito adquirido, já que a PEC 20 que trata da recomposição e vigência foi aprovada, pelos deputados e senadores. Persi ainda alega que o artigo 60 da constituição não está sendo observado, já que Proposta de Emenda Constitucional atendeu todas as exigências regimentais na sua tramitação e que o desmembramento de uma parte do texto que foi transformado em PEC Paralela tem precedentes nas reformas da previdência e do judiciário onde percussor foi o próprio deputado Michel Temer.

    “Estamos mobilizando suplentes de vereador de todos os estados do Brasil, na tentativa de conseguir levar o maior número possível nesta terça-feira dia 31 de março para sensibilizar os deputados da Comissão de Constituição e Justiça a aprovarem o recurso 240 de 2009, fruto da Questão de Ordem do Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), apresentada em fevereiro no plenário daquela Casa. Lembro-me que naquela data tínhamos poucos suplentes em Brasília, mas conseguimos conversar com o deputado Arnaldo Faria de Sá, onde observamos que a PEC 20 deveria ser promulgada e não processada novamente como pretendia o novo presidente Michel Temer e o mesmo como já desde o início se prontificou em ajudar o MORECAM.Estamos na expectativa de que várias caravanas do Brasil inteiro marquem presença nesta terça em Brasília, precisamos vencer na CCJC para levar a decisão final para o Plenário, talvez já no dia seguinte”,sustentou Persi.

    De acordo com Persi, neste sábado 28/03 foram realizados encontros em vários estados para mobilizar suplentes, apoiadores, deputados, senadores e buscar apoio nas bases junto á comunidade, além de definir ações do movimento para a próxima semana. “Temos grandes possibilidades de conseguir a promulgação da PEC 20 já nos próximos dias, agora outras matérias podem ser votadas pelo plenário mesmo que a pauta da Câmara dos Deputados esteja trancada por medidas provisórias”, concluiu Persi.

Deixe seu comentário

Posts relacionados