Eleição do Programa Câmara Mirim agita Escola Jean Piaget

Alunos da Escola Municipal Jean Piaget mergulharam fundo no Programa Câmara Mirim, desenvolvido pela Câmara Municipal de Parauapebas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Essa foi a primeira instituição que aderiu ao projeto a realizar a eleição. O “pleito mirim” ocorreu como manda o figurino: Partidos, candidatos, campanha, cabos eleitorais, com direito a propaganda e tudo, além é claro, da famosa “boca de urna”.

O programa envolveu não apenas os candidatos e eleitores, mas também os diretores e professores da escola, na tarde da última terça-feira (31/05). Todos os candidatos fizeram campanha com direito a ‘santinho’ e horário eleitoral. No total foram seis candidatos a vereador, que se dividiram em quatros partidos diferentes, sendo eles: Partido do Meio Ambiente, da Educação, do Esporte e dos Direitos Humanos.

Quem aprovou a iniciativa foi o professor da 5ª e 6ª séries (6° e 7° ano), Francisco Alves. Para ele, o programa fez com que os alunos interagissem mais uns com os outros e trouxe também mais benefícios. “O projeto deu espaço para as adolescentes conhecerem mais um pouco sobre política, porque o assunto é típico de adultos, isso também aguçou o senso crítico dos alunos e fez com houvesse maior interação entre eles”, avalia.

“Me candidatei para melhorar nossa escola, pois existem algumas coisas que não estão bem. Quero que tudo melhore para mais tarde termos uma ótima escola”, disse o candidato Jhonatan Mendonça, de 11 anos, do Partido do Esporte, aluno da 5ª série (6° ano).

As ações do programa continuam a todo vapor. As escolas Antônio Matos, Chico Mendes, Elizaldo Farias, Primavera e Josias Leão vão realizar as eleições ainda essa semana.

Sobre o Programa Câmara Mirim

O Programara Câmara Mirim foi instalado com o objetivo de proporcionar ao estudante conhecimento sobre a atuação do Poder Legislativo municipal dentro do contexto social em que vive e, dessa forma, possibilitar aos jovens maior discussão e reflexão sobre os problemas que mais afetam a população parauapebense.

Seis escolas públicas da cidade aderiram ao programa e só podem participar alunos de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano), com idade entre 10 e 15 anos, que com a orientação dos professores criar um Projeto de Lei e, dependendo da sua importância, há possibilidade de se transformar em Lei Municipal.

Escolas participantes:

Escola Data da eleição Horário
Antônio Matos Filho                03/06                                  13h e às 16h
Elizaldo Farias                       03/06                                  13h30 e às 15h
Chico Mendes                        02/06                                  13h25 às 14h25
Josias Leão                           06/06                                   15h
Primavera                              03/06                                   15h

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMP

One Response to Eleição do Programa Câmara Mirim agita Escola Jean Piaget

  1. olá, meu nome é Karine, sou produtora do programa Cultura Paid’egua do canal 02, tv cultura do pará, e gostaria de ter um contato para divulgar agenda cultural de sua região. penso que o meio virtual pode nos possibilitar essa maior interação.

    Se não for bem sua área, pois o paidégua lida exclusivamente com eventos culturais, vc poderia me indicar um endereço de e-mail ou telefone?

    aguardo contato, desde já, muito grata.

    Karine Pedrosa

    paidegua@funtelpa.com.br

    2 de junho de 2011 09:46

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>