Category Archives: Canaã dos Carajás

Em nota, prefeito de Canaã dos Carajás diz que não apoia invasões no município

O município de Canaã dos Carajás torna público a toda sociedade que não apoia qualquer tipo de invasão, principalmente nas áreas de compensação ambiental dos projetos Níquel do Vermelho, Sossego e S11D.

Temos a clareza de que essas áreas que estão sendo invadidas são de recomposição florestal dentro do nosso município, sendo de interesse e responsabilidade dos poderes instituídos manter a preservação que o planeta tanto precisa. E, no caso de Canaã dos Carajás, para garantir a extração do minério existente em nossas terras, é preciso assegurar a manutenção das áreas verdes em torno de nossas jazidas.

Não aceitamos a presença de nenhum servidor público nesse tipo de atitude e esperamos que a Justiça possa agir com a maior brevidade possível, não deixando degradarem uma reserva ambiental de grande importância para todos nós.

Jeová Gonçalves de Andrade
Prefeito de Canaã dos Carajás.

Prefeitura de Canaã dos Carajás recebe obra da escola do Bairro Ouro Preto, que será inaugurada no próximo dia 18.

A prefeitura de Canaã dos Carajás recebeu neste sábado (27), da construtora responsável pela obra, o prédio concluído da Escola Municipal Carmelo Mendes, localizada no Bairro Ouro Preto. O prefeito Jeová Andrade, acompanhado de secretários, do vice-prefeito Alexandre Pereira e de vereadores, vistoriou a nova unidade construída em parceria com a mineradora Vale, que é composta de 12 salas de aula, em dois andares, e quadra poliesportiva coberta, seguindo os mesmos moldes das outras duas escolas já entregues pela atual administração: Alexsandro Nunes, no bairro Alto Bonito, e Carlos Henrique, na Vila Ouro Verde. A inauguração da nova escola está prevista para o próximo dia 18 de julho.

DSC_8165

Ao receber a obra, o prefeito de Canaã, Jeová Andrade, lembrou que além de ser “esteticamente bonita”, trata-se de uma unidade “ecologicamente correta”, pois a estrutura é ventilada, arejada e clara, o que contribui para a economia de energia elétrica.

DSC_8233

“Estamos com 46 obras para inaugurar até janeiro e vamos ter esse momento para receber várias obras. É um momento que é ímpar para nós, que sonhamos com uma Canaã melhor”, comentou Jeová Andrade. Ele também fez questão de agradecer a mineradora Vale.

“Nós somos reconhecedores que se não fosse essa parceria não teríamos avançado como estamos avançando”.

O vice-prefeito Alexandre Pereira fez questão de destacar a harmonia para o trabalho da atual administração, seja dentro da equipe do governo, seja com a Câmara de Vereadores, que, para ele, tem sido fundamental para o êxito do trabalho.

DSC_8537

A secretária municipal de Educação, Jacqueline Moura, ressaltou que a educação tem sido prestigiada com algumas das principais obras da gestão, o que reforça “o compromisso firmado pelo prefeito com a comunidade”.

Representando a Vale, o gerente de Relações com a Comunidade, Daniel Florenzano, afirmou que é possível comparar a estrutura da nova escola com a de grandes capitais. “Como morador de Canaã e representante da comunidade, tenho orgulho de participar com vocês de uma obra tão importante”, disse.

Canaã dos Carajás: queda de braço entre ACIACCA e Vale vai para na justiça

No início do mês ocorreu uma reunião ,no prédio da Associação Comercial e Industrial de Canaã dos Carajás, em Canaã dos Carajás, entre a diretoria da ACIACCA, comerciantes e populares, cujo o tema era a busca de melhorias na relação das empresas canaenses com a Vale, force a mineradora a adquirir produtos e serviços no município, além de encontrar uma maneira de pressionar a mineradora para que contrate mão de obra local para seus projetos no município.

Durante a reunião teria ficado acertado que seria montado um esquema para interditar a VS-40, na alça 13, além de obstruir a portaria da Usina do Projeto S11D, impedindo, assim, que os empregados da mineradora cheguem ao trabalho, como forma da Vale cumprir as exigências dos associados.

Inconteste, a Vale entrou na justiça com um pedido de liminar para que o ato propagado na reunião acima citada não acontecesse. O juiz Acrísio Tajra de Figueiredo, respondendo pela Comarca de Canaã dos Carajás, deferiu a liminar determinando que “os réus se abstenham de bloquear, ainda que de forma indireta, o acesso à portaria do canteiro de obras do Projeto S11D, ou de quaisquer de suas imediações, sob pena de multa diária no valor de R$ 50.000,00, a ser devida solidariamente entre os réus. Os réus não poderão impedir referido acesso, bem como o direito de ir e vir, de quaisquer dos empregados vinculados a estes canteiros de obra”. (Autos 0015448-07.2015.8.14.0136 )

O Blog procurou a Assessoria de Imprensa da Vale para que esta comentasse as reivindicações da ACIACCA.

Em nota, a Vale afirma que apoia o desenvolvimento de Canaã e rebate as informações acima colhidas pelo Blogger junto a direção da Associação. Confira a íntegra da nota:

Desde a fase da implantação da unidade do Sossego, em 2004, a Vale vem realizando investimentos no município de Canaã dos Carajás, que se somam à atuação da Fundação Vale e à implantação do Projeto Ferro Carajás S11D. Nestes 11 anos, foram feitos grandes investimentos em infraestrutura, educação, saúde, segurança pública, cultura, formação profissional e fomento à atividade agrícola, outra potencialidade da região. Entre as obras realizadas atualmente estão a construção de escolas e creche; reforma de hospital municipal; construção da Feira do Produtor com mais de 160 boxes; pavimentação de estradas que contribuem para o escoamento da produção agrícola; rede de energia elétrica, para citar algumas ações realizadas em parceria com a gestão pública municipal.
Atualmente, por meio do S11D, estão sendo gerados mais de 12.200 empregos na região. Dentro da premissa de priorizar a contratação de mão de obra local, cerca de70% dos contratados são residentes no município de Canaã e a intermediação para contratação pelas empresas terceirizadas é feita pelo Sine do município. Um total de 2.563 profissionais já foi treinado no município desde 2011 através do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT). Além disso, a primeira turma de mais de 300 trainees está em fase final de seleção, a fim de serem aperfeiçoados para a operação.

O desenvolvimento do fornecedor local também é uma premissa da atuação da Vale onde a empresa mantém suas operações e projetos. Entre as ações está o Programa de Qualificação Empresarial de Canaã, com a promoção de campanhas, cursos, encontros de negócios e suporte aos fornecedores numa parceria Fiepa, Sebrae, Vale e com o apoio da Associação Comercial e da Agência de Desenvolvimento de Canaã. Um dos resultados do programa está no número de empresas formais no município,que subiu de 239, em 2011, para 410, em 2013. As compras locais da Vale de fornecedores de Canaã, para atendimento às suas unidades no Pará, ultrapassam os R$ 600 milhões, volume acumulado de janeiro a abril deste ano.

Por fim, tão importante quanto os investimentos sociais da Vale em Canaã é constatar a evolução dos indicadores sociais do município na ultima década. De acordo com o Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de Desenvolvimento Municipal, Canaã subiu de desenvolvimento regular para desenvolvimento moderado, partindo de 0,5877, em 2005, para 0,696, em 2011. No ranking estadual, o município ocupa a 3ª posição entre as cidades paraenses, ficando atrás apenas de Parauapebas e a capital Belém. Em 2010, o PIB per capita (total de riquezas geradas pelo município dividido pela quantidade de habitantes) passou a ser 14 vezes maior do que em 2000. Outro indicador que evoluiu foi o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal*(IDHM). A cidade, em 2000, era considerada com baixo desenvolvimento humano (0,456); em 2010, passou para o nível município de médio desenvolvimento (0,673).

*O IDHM varia de 0 a 1, sendo considerados de baixo desenvolvimento os municípios que atingem menos de 0,499 pontos; de médio desenvolvimento os que possuem notas de 0,500 até 0,799; e de alto desenvolvimento os que atingem pontuação superior a 0,800.

Canaã dos Carajás: II Festival de Cultura Nordestina será comemorado com quadrilhas juninas

festival de culturaA grande comunidade nordestina em Canaã dos Carajás pode se sentir “mais perto de casa” com o 2º Festival de Cultura Nordestina do município, que será realizado nos dias 19 e 20 de junho. Nos dois dias, os participantes poderão conferir concursos de quadrilhas juninas, resgatando uma forte tradição dessa região do país. A realização é da prefeitura, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (FUNCEL).

Na abertura (dia 19) será realizado o Concurso Intercolegial de Quadrilhas, com a presença de grupos formados nas escolas do município. A apresentação começa a partir das 19h, na Praça da Bíblia.

No dia seguinte, com início previsto no mesmo horário, o concurso será Intermunicipal, com a disputa de grupos de Canaã, Eldorado dos Carajás, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte e Tucuruí.

O encerramento do evento será com um grande show da banda “Forró Sem Limite”.

Lançamento da 2ª etapa do “Asfalta Canaã” será neste sábado com meta de pavimentar 50 Km

Depois de chegar a 25 Km de ruas pavimentadas no ano passado, a prefeitura de Canaã vai dobrar o alcance no “Asfalta Canaã” neste ano. São 50 Km previstos para a segunda etapa, que será lançada neste sábado, às 17h, em evento na Praça da Bíblia, na Avenida Weyne Cavalcante. Todo o programa é custeado com recursos próprios. O lançamento terá presença de autoridades estaduais e federais, que estarão no município para um encontro político e também prestigiarão o evento.

asfalta canaa

O planejamento para este ano foi discutido com os secretários e vereadores do município e o objetivo é priorizar as principais vias de cada localidade, levando em conta a implantação do transporte coletivo, que está sendo planejada no município, e de equipamentos públicos previstos em vários bairros.

O prefeito Jeová Andrade destaca o desejo de levar pavimentação a todo o município até o fim do mandato, mas pontua que não é possível “fazer tudo de uma vez”. “Vamos trabalhar por essa meta de 50 Km nesse ano para poder completar no ano que vem. Agora, estamos começando mais cedo e a equipe já está mais afiada”, diz.

A afirmação é reforçada pelo secretário de Obras, Zito Augusto. “No ano passado, nesse período, ainda estávamos montando a usina. Agora, a equipe está redonda e mais experiente. Esse ano, temos capacidade e ‘perna’ para chegar nessa meta”, afirma. Ele ainda completa que priorizar a infraestrutura e asfaltamento não é uma tarefa “fácil e nem barata” e que a intenção de asfaltar 50 Km nesse ano é “ousada”. (ASCOM PMCC)

S11D: Vale e terceirizadas só vão contratar trabalhador com encaminhamento do SINE

Com o objetivo de garantir maior lisura e transparência na contratação de trabalhadores que vão atuar na implantação do projeto S11D, a Vale se comprometeu, junto a prefeitura, a só admitir trabalhadores que tenham se cadastrado e sido encaminhados pelo SINE municipal. A empresa também garantiu que fará a mesma cobrança às terceirizadas que prestam serviço no projeto.

DSC_0370

A decisão foi formalizada após reunião, na última quinta-feira (21), com representantes da mineradora, o prefeito Jeová Andrade, vereadores e secretários do município. O objetivo é evitar a contratação indireta de trabalhadores de outros estados ou municípios que não tenham se cadastrado no SINE municipal e assegurar um processo de encaminhamento que valorize as qualificações do candidato para a vaga.

Nesta segunda-feira (25), Jeová Andrade, a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Pereira, o presidente da Câmara, Jean Carlos, e os vereadores João Batista Silva, Hélio Ferreira, Júnior Garra, Aílson Alves e Dionísio Coutinho compareceram ao SINE, onde esclareceram a cerca de 500 trabalhadores o protocolo de contratação dos candidatos. Também estiveram presentes os representantes da Vale Daniel Florenzano e Eloíso Araújo.

“São poucos municípios que têm um empreendimento como Canaã, o que traz pessoas de todos os lugares diariamente e muitos ficam decepcionados”, pontuou o prefeito, destacando que a administração tem se esforçado, desde o início do ano, para disciplinar as contratações e valorizar a mão de obra local.

O presidente da Câmara de Canaã dos Carajás, Jean Carlos, também reforçou que a medida tem sido cobrada por todos os entes públicos e pediu que os candidatos denunciem caso tenham conhecimento de que o processo não esteja sendo seguido.

Pesquisa da Unicamp identifica bactérias em rejeitos de mineração em Canaã dos Carajás

Estudo realizado no Instituto de Química (IQ) da Unicamp, pela pesquisadora Bruna Zucoloto da Costa, promoveu o isolamento, identificação e triagem enzimática de 189 bactérias presentes em rejeitos de mineração de cobre na mina de Canaã dos Carajás, no Pará, da Vale.

Com a realização da triagem será possível determinar eventuais aplicações biotecnológicas, como a produção de fármacos, agroquímicos e demais compostos industriais, diz matéria publicada nesta semana no Jornal da Unicamp.

Pesquisadora Bruna Zucoloto - Crédito UnicampOutro interesse biotecnológico da pesquisa é a obtenção de metais como cobre, urânio, ouro e níquel a partir das ações destes microrganismos. O estudo possibilitará, além das possíveis aplicações biotecnológicas, um monitoramento em longo prazo da atividade microbiológica neste ambiente, que pode se tornar, ao longo do tempo, extremamente ácido e nocivo.

Segundo Bruna, a busca por microrganismos capazes de sobreviver a condições inóspitas, com elevada acidez, por exemplo, é importante para aplicações biotecnológicas, pois os microrganismos presentes nesses meios possuem condições de resistência necessárias a muitas reações químicas.
“A aplicação de um microrganismo em laboratório evolve, por exemplo, condições específicas, seja em meios mais ácidos, mais básicos ou mesmo na presença substratos tóxicos. Portanto, uma bactéria isolada de um ambiente mais inóspito sobrevive melhor àquelas condições, ela é mais resistente. E existe, dessa forma, uma chance maior de haver uma aplicação biotecnológica com sucesso para este microrganismo. Isso foi um dos motivos de explorarmos os rejeitos de mineração”, justifica a estudiosa da Unicamp.

Outro fator que motivou a exploração de rejeitos minerários, de acordo com Bruna, está no fato dos rejeitos de mineração de cobre serem ricos em metais e grande parte das enzimas serem dependentes de metais, principalmente, aquelas que catalisam reações de oxidação.

A pesquisadora explicou que a principal função das enzimas é servir como catalisadoras de reações químicas e que, por sua vez, os catalisadores aceleram a velocidade de uma reação química sem serem consumidos durante o processo. Neste sentido, os biocatalisadores, enzimas obtidas por meios biológicos, se destacam como alternativa viável para a substituição gradual de processos químicos tradicionais por processos químicos ‘verdes’.

Bruna afirmou que o desenvolvimento e aplicação industrial de um novo biocatalisador envolve diversas etapas e áreas do conhecimento científico e que a primeira delas consiste na descoberta de novos biocatalisadores, seja a partir de triagens de organismos na natureza, seja por técnicas de engenharia genética.

A etapa seguinte compreende, de acordo com ela, a expressão dessas enzimas em sistemas recombinantes, assim como a caracterização funcional das mesmas e a avaliação das suas possíveis aplicações e, quando necessário, são empregadas etapas de melhoramento genético para otimização da atuação catalítica. Já a etapa final, consiste na produção de enzimas em escala industrial para a aplicação direta na produção de compostos de interesse.

“Isolamos, a partir dos rejeitos de cobre, uma grande variedade de bactérias para avaliar e buscamos novas atividades catalíticas nestas bactérias. Elas já tinham sido identificadas em outros ambientes, mas nem todas nesse ambiente de rejeito. O principal foco do estudo foi avaliar o potencial enzimático desses biocatalisadores”, disse.

Um dos potenciais enzimáticos bastante requisitados pelas mineradoras, segundo Bruna, são os que envolvem a obtenção de metais como cobre, urânio, ouro e níquel a partir da atividade bioquímica de microrganismos. Esses processos são denominados como biolixiviação.

A coleta das amostras foi realizada em fevereiro de 2012 pela professora Anita Marsaioli, orientadora da pesquisa, na Mina do Sossego, no município de Canaã dos Carajás (PA). Foram colhidos dois diferentes rejeitos aquosos, um recém-saído do processo de flotação e outro com lodo acumulado na margem da lagoa de sedimentação, onde os rejeitos aquosos do processo de flotação são desaguados. Foi coletada também, uma amostra de minério moído não concentrado.

A pesquisa, realizada como parte da tese de doutorado da pesquisadora, contou com a parceria da mineradora Vale e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Trata-se de um Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), cujo objetivo é intensificar o relacionamento entre universidades e empresas por meio de projetos cooperativos e cofinanciados.

Atletas de Jiu-Jitsu das cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás são destaques em Marabá

Por Fábio Relvas

Mais de 60 atletas das cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás participaram da 2ª etapa da Copa Sul Pará de Jiu-Jitsu, realizada no início do mês de maio, na cidade de Marabá. A equipe Vilhena faz parte do projeto “Arte Suave” e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e da academia Islander Souza.

A competição foi realizada nas categorias juvenil, infanto-juvenil, adulto, máster e sênior. O esforço dos atletas rendeu a equipe, mais de 40 medalhas incluindo: ouro, prata e bronze. O projeto permite aos atletas treinamentos durante três vezes na semana com duas horas de duração. “Nosso resultado foi satisfatório. Foram várias medalhas e estamos colhendo o fruto de um trabalho longo, o projeto começou há sete anos”, afirmou Jeferson da Silva, professor de Jiu-Jitsu do projeto.

Alguns atletas se destacaram na competição. Régis Santos, 16, Gerson Furtado, 15, e Rayanne Almeida, 16 anos, trouxeram medalhas na categoria infanto-juvenil. Os mesmos conquistaram o ouro, prata e bronze, respectivamente. “Comecei a menos de um mês aqui no projeto e não acreditava que iria ganhar pelo fato de ser a minha primeira competição. Quando cheguei vi muita gente, mas deu certo”, declarou Rayanne.

Agora as atenções estão voltadas para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que será realizado em São Paulo no período de 24 a 26 de julho. A competição será válida para todas as categorias, do mirim ao sênior 5, de faixa branca à faixa preta. Quem está de olho e treinando forte para o mundial é o faixa preta do projeto, Marcelo Santos, 22 anos. Apesar da pouca idade, o atleta já possui experiência no Jiu-Jitsu. “Estamos treinando forte para buscar medalhas nesse mundial em São Paulo. Saí do projeto e estou conseguindo grandes resultados”, disse Marcelo.

Vale abre inscrições para mais de 300 vagas do Programa de Formação Profissional em Canaã dos Carajás

As vagas são para atuar na operação do S11D e outras unidades da empresa.

A partir de segunda-feira (4), a  Vale receberá inscrições online para o Programa Formação Profissional (PFP) em Canaã dos Carajás, que tem por objetivo contribuir com a formação de mão de obra nas comunidades em que a empresa está presente, promovendo o desenvolvimento local, por meio do acesso à educação, ao emprego e à renda.

img_1430428489São mais de 300 vagas de nível médio e técnico. Os cursos de nível médio contemplam as áreas de Elétrica, Mecânica, Operação de Equipamentos de Mina, Solda, Vulcanização e Laboratório. Já os de nível técnico são voltados para as áreas de Química, Elétrica, Mecânica e Mineração. Os candidatos precisam ser maiores de 18 anos e ter concluído o Ensino Médio ou formação técnica. As inscrições vão até o dia 10 de maio e podem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades.

O Programa Formação Profissional é dividido em duas etapas. Na primeira, a de formação teórica, com duração de três a cinco meses, os jovens estudarão em tempo integral em instituição de ensino parceira da Vale, participando de um curso de qualificação técnica. Já na segunda, na fase prática, durante seis a 12 meses os aprovados darão continuidade ao seu desenvolvimento por meio de experiência profissional na operação do Projeto Ferro Carajás S11D e outras unidades da Vale, como Carajás e Sossego.

Os inscritos farão provas de português e matemática, durante a etapa seletiva. Na fase de formação teórica, os selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 600 para as vagas operacionais e R$ 900 para as vagas técnicas. Já na fase prática do treinamento, a bolsa operacional será R$ 1.396,55 e a técnica de R$ 1.648,46, todas com direito a benefícios como assistência médica e odontológica, transporte, alimentação e seguro de vida.

Serviço: Inscrições online para Programa Formação Profissional – Canaã dos Carajás

Quando: de 4 a 10 de maio    –   Onde: www.vale.com/oportunidades

Canaã dos Carajás já conta com a Rádio Correio FM

Canaã dos Carajás já pode sintonizar a programação da mais moderna emissora de rádio do Pará,  a Correio FM, disponível em 88,5 MHz.

CAM00347

Comandada pelo radialista Beto Rodrigues, a Correio FM vem com a proposta de levar, nas 24 horas do dia, uma programação musical de qualidade, além de um jornalismo atuante voltado para os problemas da cidade e da região.

Os estúdios da Correio FM são equipados com o que há de mais moderno no mercado, o que propicia aos ouvintes uma alta qualidade do som nas transmissões.

Fazem parte da equipe de apresentadores o eclético Beto Rodrigues, que vai comandar o jornalismo através do Programa Fala Cidade, nas manhãs, em parceria com Madonna Rocha. O Fala Cidade tem ainda a participação de jornalistas de todo o Estado e do Brasil e um formato inovador e dinâmico.

As tardes da Correio FM serão comandadas por Celso Lamego, no Show da Tarde. Um programa de variedades, música e muita participação popular. Junior Ferreira toma conta dos programas sertanejos Manhã Sertaneja, que vai ao ar das 7h às 9h, e Festa Sertaneja, das 17h às 19h.

A Correio FM também pode ser ouvida através da Internet, no endereço www.correiofm.com.br , ou ainda através do aplicativo disponível para sistema o Android no Google Play.

Boa sorte à equipe Correio FM!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com