Category Archives: Marabá

Encontro Regional da EMATER em Marabá reúne 21 escritórios municipais

Por Edna Moura –  de Marabá

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), reuniu vinte e um escritórios locais, de municípios que compõem o Regional Marabá, com objetivo de promover maior integração e comunicação entre os três níveis de gestão (central, regional e municipal), atualizando informações referentes ao desempenho da empresa na região.

SAM_8896

O encontro (dias 16 e 17/07) forneceu esclarecimentos aos chefes locais para aprimorar as ações da EMATER na região, e foi oportuno para dar conhecimento da nova supervisão do Escritório Regional da EMATER em Marabá: Francisco da Silva Ferreira, técnico em agropecuária. Ele aproveitou para anunciar as diretrizes de trabalho para o segundo semestre, com destaque para a criação do setor de crédito rural, ampliação das parcerias, fortalecimento dos sistemas agroflorestais (SAF´s), e diversificação das culturas produtivas.

SAM_8887Houve nivelamento de informações dos escritórios locais que destacaram dificuldades e potencialidades, atividades realizadas e previstas. Na ocasião o Diretor-Técnico da EMATER, Rosival Nascimento Possidônio ressaltou a importância do escritório central, que segundo ele, “está cada vez mais próximo”, para que a empresa “cumpra a sua missão de contribuir com soluções para agricultura familiar”. E concluiu que, “apesar da crise econômica impactando em todos os âmbitos, não mediremos esforços para melhorar nosso desempenho no que for possível”.

A representante do Núcleo de Recursos Humanos (NRH), Alessandra Silva prestou informações sobre frequência, atestados médicos, férias e licenças, e reiterou a importância da legalidade com base nas leis trabalhistas, estatuto e regimento interno, “para preservação da garantia dos direitos e benefícios dos servidores”.

O assessor da Diretoria Administrativa (Diad), Edson Barboza, apresentou pela Coordenadoria de Operações (Coper), os procedimentos sobre abastecimento de veículos e suprimentos de fundos. E Anderson Santos, da Seção de Material e Patrimônio (Semap) falou do Sistema de Patrimônio Mobiliário do Estado do Pará (SISPAT-WEB), uma ferramenta de apoio à gestão que controla o ciclo de vida útil dos bens patrimoniais, visando benefícios como modernização, racionalização, integração e transparência da administração pública.

Quadrilha Explode Coração em concurso nacional

Explode 5

Depois de vencer o Campeonato Estadual de Quadrilhas, no mês de junho, em Belém, a quadrilha junina Explode Coração, formada por bailarinos da Companhia de Dança Yaguara, de Marabá, terá mais um desafio no próximo final de semana. Agora será a vez de defender a bandeira do Pará no Campeonato Nacional de Quadrilhas Juninas que acontecerá nos dias 18 e 19/07, na cidade de Parnaíba (PI). A apresentação da única representante paraense será na segunda noite.

A Explode Coração é um projeto da Companhia que recebe incentivos da SINOBRAS. Outras dezenove quadrilhas dos estados Tocantins, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Bahia, entre outros participarão da competição. Os dançarinos embarcam nesta sexta-feira, dia 17.

Marabá Combat 1.0 terá nove combates

A cidade de Marabá vai receber nos próximos dias 17 e 18 de julho o “Marabá Combat 1.0”. O evento se dará em duas etapas: a primeira no dia 17, a partir das 22h, no Restaubar Prediletto, onde ocorrerá a pesagem dos atletas; e a segunda, que serão os combates, no dia 18, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, a partir das 21h30.

No total serão nove combates, incluindo uma luta feminina entre Gisely Casca Grossa e Poliana Viana, ambas representando Belém do Pará. Também ocorrerão as luta entre Samuel Trindade de Boa Vista (RR) contra o atleta Motão Pitt-Bull, de Eldorado dos Carajás, e Huck, que representará Marabá, contra Scorpião Rei, de Eldorado.

O evento, com apoio da Prefeitura de Marabá, tem também um fundo social, com 40% de todo o valor arrecadado destinado ao “Instituto Esporte e Cultura de Marabá”, que hoje atende em média 35 crianças da folha 06 através, com aulas de Jiu-Jítsu.

Emater viabiliza entrega de caminhão agrícola em Marabá

SAMSUNG CSCA Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), através de elaboração de projetos feitos pelas equipes técnicas do escritório local de Marabá, no sudeste do estado, viabilizou por meio do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), linha de crédito Pronaf/Mais Alimentos, via Banco da Amazônia, a aquisição de um caminhão que auxiliará no escoamento da produção agrícola.

No dia 08/07, foi concedido um espaço para agricultura familiar na Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), o Projeto de Assentamento Belo Vale, foi beneficiado com crédito para aquisição de um caminhão Acello 815/44 Mercedes Benz, cujo beneficiário foi o produtor Jovailton Soares.

O técnico em agropecuária da Emater Richardson Mourão, foi o responsável pela elaboração do projeto. Na ocasião o engenheiro agrônomo Weberson Rodrigues Rocha, chefe do escritório local da Emater em Marabá, destacou o empenho de todos visando o fortalecimento da produção familiar no município.

Segundo o supervisor do escritório regional de Marabá, Francisco da Silva Ferreira “este fato destaca a importância da produção de alimentos na região, que está sendo consolidada na parceria com o Banco da Amazônia e a importância da agricultura familiar, além do empenho da equipe do escritório local de Marabá”.

Fonte: Ascom Emater

Marabá será polo de distribuição de combustíveis

Com previsão de inauguração para daqui a um ano e quatro meses em Marabá, onde vai construir um empreendimento avaliado em R$ 41 milhões, gerar 200 empregos diretos e indiretos e movimentar um bilhão de litros de combustível ao ano, a empresa Raízen, por meio de seus representantes, manteve reunião na última sexta-feira (3) com o prefeito João Salame e equipe.

DSC_1262Será nos moldes do Terminal de Combustíveis de Rondonópolis, o terceiro construído pela empresa em Mato Grosso, desde que ela foi criada, em 2011, a partir da fusão entre as gigantes Cosan e Shell. A base vai funcionar na margem da Estrada de Ferro Carajás – Pátio de Manobras.

A estrutura distribuirá gasolina, diesel, biodiesel e, eventualmente, etanol. O prefeito João Salame, em reunião com o gerente de Novos Negócios de Logística e Trading da Raízen, Luiz Felipe Saraiva, se colocou à disposição da empresa para a implantação do projeto. “Tudo o que vem ajudar no desenvolvimento da região é bem-vindo ao nosso município”, reforçou o prefeito.

Vale dizer que os investimentos irão elevar a eficiência logística do suprimento de combustíveis para a região, por meio do transporte de diesel e gasolina procedentes da Refinaria de Paulínia (SP) e retorno para o mercado de São Paulo com biodiesel e etanol.

A base de distribuição terá como diferencial a tecnologia e a alta performance no carregamento de produtos. O projeto foi concebido e executado pela engenharia da Raízen, mesclando as melhores práticas mundiais da Shell, com inovações desenvolvidas no Brasil.

Sobre a Raízen

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das cinco maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis (Texto: Célio Sabino/Foto: Dinho Aires)

Marabá: prefeitura dá o primeiro passo para implantação do Prontuário Eletrônico

1 (7)A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu o primeiro passo para a implantação do Prontuário Clínico Eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Com a implantação desse sistema, há um melhor controle das informações sobre os serviços, os usuários, e o Sistema Único de Saúde (SUS) em geral.

Todo o acompanhamento do usuário é registrado e atualizado no sistema, desde a porta de entrada do SUS pela atenção básica, seja pela Estratégia de Saúde da Família ou na Unidade Básica de Saúde.

A enfermeira Valdirene Duarte, diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o município recebeu recentemente 85 computadores do Ministério da Saúde, entre esses 30 do Programa de Assistência Farmacêutica Hórus e nove do e-SUS da Atenção Básica do Ministério da Saúde.

As unidades de saúde que irão receber os computadores serão: João Batista Bezerra, no Bairro Santa Rosa; Demosthenes Azevedo, no Bairro Francisco Coelho; Maria Bico Doce, no Bairro São Félix I; a Unidade Saúde da Família “Carlos Barreto”, em Morada Nova, que deve receber cinco computadores.

“Isso é um avanço grande. Mais condição de trabalho economia de papel, o prontuário físico deixa de existir”, ressaltou a diretora da Atenção Básica.

Ela informou ainda que já estão empenhados mais 23 computadores para a área de Saúde da Mulher. “Esses já estão empenhados, falta apenas a empresa entregar para também estarem informatizando as unidades de saúde”, enfatizou.

Também já foram cadastrados pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, mais 46 computadores para as unidades do Liberdade; Laranjeiras; Mariana Moraes, no Bairro Quilômetro 7, na Nova Marabá; Jaime Pinto, no Bairro Belo Horizonte; Amadeu Vivacqua, no Bairro São Félix II; Enfermeira Zezinha, na Folha 23, na Nova Marabá; Pedro Cavalcante, no Bairro Amapá e Hiroshi Matsuda, na Folha 12, na Nova Marabá.

Prontuário

O prontuário eletrônico permite a substituição dos receituários e encaminhamentos por papel, já que tudo fica registrado de forma on-line, o que possibilita que a informação seja acessada de qualquer lugar. No atendimento primário no posto de saúde, é possível que o médico acesse todo o histórico do paciente. Caso seja necessária a prescrição de um medicamento, o próprio sistema registra a solicitação. Assim como os exames por imagem, como radiografias, que podem ficar ali armazenadas, dispensando a impressão destas.

Fonte: ASCOM PMM

MPPA ajuíza Ação Civil Pública para anular decreto de desapropriação fictícia de quartel da PM em Marabá

A 11ª Promotoria de Justiça de Marabá, por meio do promotor de Justiça Júlio César Sousa Costa, com atribuição na esfera da improbidade administrativa, ajuizou ontem (30), Ação Civil Pública (ACP) que busca declarar nulo decreto de desapropriação por utilidade pública, emitido pela Prefeitura no ano de 2009, cujo objeto era a entrega de um imóvel para construção de um quartel da Polícia Militar, no distrito de Morada Nova, em Marabá, sudeste paraense.

O referido quartel começou a ser construído em 2008, em imóvel particular. O proprietário, por sua vez, entrou com Ação de Reintegração de posse contra a empresa “EMTEL LTDA”, que iniciou as obras na referida propriedade, apesar do terreno não pertencer ao estado do Pará.

A prefeitura de Marabá, na época dirigida pelo ex-prefeito Maurino Magalhães, emitiu decreto de desapropriação sobre imóvel onde se dava a construção do quartel e pagou ao proprietário o valor de 500.000,00 (quinhentos mil reais) em valores atuais, mas o imóvel supostamente desapropriado continua até esta data em nome do antigo proprietário.

Após instaurar Inquérito Civil Público, o Ministério Público conseguiu averiguar, além do fato acima relatado, que o decreto n. 551/2009, foi publicado na data de 23 de dezembro de 2009, quando a prefeitura encontrava-se em recesso; que o referido decreto ainda teve com fundamentação a chamada “defesa do estado”, situação que não ocorreu na ocasião, eis que esta previsão legal é somente admitida quando o país esteja em guerra contra inimigo interno, revolução ou guerra civil – situação completamente estranha como motivo para se efetuar desapropriação em âmbito municipal.

Descobriu-se, também, a existência de um acordo verbal entre o proprietário e o prefeito municipal da época, quando este ainda era candidato a prefeito, nas eleições de 2008, que já previa a compra do imóvel, comprovando-se que a desapropriação foi direcionada com o fim de favorecer o proprietário da área; e também ainda se detectou a inexistência de um mencionado convênio entre a prefeitura municipal e o Governo do Estado para a construção do referido quartel, pois esse foi um dos motivos alegados para a desapropriação fictícia realizada.

“Resulta, de tudo isso, é que o quartel encontra-se construído em área que não pertence ao Estado do Pará, e quem pagou pelo imóvel foram os contribuintes do município de Marabá, de forma açodada e ilegal”, explica o promotor de Justiça Júlio Cesar Sousa Costa.

A Ação Civil Pública, além da nulidade da desapropriação, pede bloqueio dos bens dos envolvidos, “a fim de garantir o ressarcimento dos valores pagos indevidamente, e as penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa, para todos os que contribuíram para o ato ilegal ou dele se beneficiaram”, frisa o promotor.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 11ª Promotoria de Justiça de Marabá

Marabá: prefeito decreta redução da jornada de trabalho em julho

O prefeito João Salame assinou o Decreto 221/2015 estabelecendo que neste mês de julho, a partir de hoje (1º), o horário de trabalho da Administração Pública será de 8 horas às 14 horas, de forma ininterrupta, de segunda a sexta-feira, com exceção dos servidores da Educação, que detêm calendário escolar próprio.

Em sua justificativa, o prefeito considera o grande montante de despesas com as quais a prefeitura arca mensalmente com pagamento de horas extras, alimentação, vale-transporte, energia, telefone e transporte; e avalia que a redução na jornada de trabalho reduz, consequentemente, todas essas despesas.

Ainda de acordo com o decreto, nas unidades em que houver necessidade de funcionamento ininterrupto, o horário pode ser estabelecido para duas ou mais turmas, mantida sempre a divisão em dois períodos com intervalo de, no mínimo, uma hora para alimentação e descanso.

O decreto, entretanto, não se aplica aos serviços de emergência, bem como da Limpeza Pública, Postos e Núcleos de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Divisão de Vigilância Sanitária (DVS), ao trabalho executado por servidores em serviço de Urgência, Plantão, ou necessidades indispensáveis ao funcionamento, como os serviços de Saúde, Fiscalização de Trânsito, Vigilância em prédios públicos, Espaço de Acolhimento Provisório (EAP) e outros que, a critério de cada secretaria municipal, em razão de sua natureza, não possam ter suspensas suas atividades durante o período, ficando cada secretaria com a obrigatoriedade de disciplinar o atendimento ao público em escala de trabalho específico.

Fonte: Ascom PMM

Kátia Abreu estará em Marabá nesta quinta-feira (25) para divulgar ações do Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Prefeitura Municipal de Marabá promovem encontro com a  Ministra Kátia Abreu e diretores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), nesta quinta-feira, dia 25 de junho de 2015, no Parque de Exposições “José Francisco Diamantino”, em Marabá.

Na ocasião estarão em pauta:

  • 1- Divulgação do Plano Safra, Classe Média Rural.
  • 2- MATOPIPA. Programa envolvendo os Estados (MA, TO, PI, PA)
  • 3- As principais ações do MAPA na sua gestão

Programação

  • 10h – Reunião com os 39 prefeitos e secretários de agricultura.
  • 12h – Reunião com sindicatos rurais e demais órgãos.
  • 13h30 – Almoço

Contagem regressiva para Expoama 2015. As duplas Zezé Di Camargo & Luciano e Edson & Hudson serão as principais atrações

Quem gosta de festa boa já começou a contagem regressiva para Expoama 2015, a maior festa agropecuária do Pará. A 29ª edição da Expoama começará no dia 4 de julho e encerrará dia 12. O Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá promete que essa edição será uma das melhores dos últimos tempos e, por isso, já fechou a programação do evento que contará com a Grande Cavalgada, shows de cantores nacionais, leilões, rodeios e diversas atrações que animarão os dias e as noites do público no mês de julho.

A previsão é de que este ano, a Expoama reúna 150 expositores dos segmentos do agronegócio, comércio, indústria, entretenimento e setores produtivos. Com apoio da iniciativa privada e do poder público, a feira realizada em Marabá está tornando-se referência no estado do Pará ao difundir tecnologias e serviços. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas visitem o parque diariamente durante os 9 dias de festa.

expoama 2015

Segundo Antônio Caetano, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, “a Expoama 2015 já começou a aquecer o mercado. Será uma excelente oportunidade para as empresas fazerem novos negócios e divulgarem suas marcas”. Ele ressalta ainda que dado o alto volume de negócios efetuados durante o período de realização da feira, o evento tem se destacado na macroeconomia regional e no segmento do agronegócio brasileiro.

Quem for ao Parque de Exposição José Francisco Diamantino poderá visitar os stands de máquinas e de implementos agrícolas de última geração, de concessionárias de veículos, distribuidoras de combustíveis,  além de participar de shows sertanejos, leilões, rodeios, cursos e palestras. 

A expectativa dos organizadores do evento é de que sejam comercializados mais de R$ 25 milhões em negócios. A Expoama também aquece diretamente o mercado de trabalho. Mais de 1.500 empregos diretos e indiretos serão gerados. Aproximadamente 600 pessoas estarão envolvidas na realização da festa, entre organizadores das atrações e prestadores de serviços.

Grande Cavalgada

Este ano, a tradicional Cavalgada da Expoama acontecerá no dia 4 de julho. Os participantes se reunirão próximo ao Aeroporto de Marabá, às 8 da manhã. Já está confirmada a participação de 60 comitivas de fazendas de Marabá e região. Na 16ª edição do evento, o número previsto de participantes é de 2.500 pessoas entre cavaleiros e amazonas. Haverá premiação para seis categorias: Melhor Comitiva; Melhor Cavaleiro; Melhor Amazona; Melhor Cavaleiro Mirim, Melhor Cavaleiro Idoso e Melhor Carroça.  

Shows e Entretenimento

Diversão e alegria não vão faltar na Expoama 2015. Uma ampla programação foi preparada para atender vários segmentos do público.  Este ano, as atrações são:

  • No dia 4 de julho, Zezé Di Camargo & Luciano.
  • Dia 7, Noite Gospel na Expoama com repertório voltado para os estilos sertanejo e forro.
  • No dia 9, Wesley Safadão & Garota Safada.
  • Dia 10, o público assistirá Diego Ferrari.
  • Dia 11, fechando as apresentações dos cantores nacionais, Edson & Hudson.

Linhas de Crédito

Na Expoama 2015 serão disponibilizadas linhas de crédito diferenciadas que facilitarão a aquisição de máquinas e implementos agrícolas. A parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá e as instituições financeiras aproximarão os compradores do bem desejado, sem burocracia, já que os processos de aquisição serão facilitados, e, por isso, os preços estarão abaixo dos praticados no comércio.

Cursos e Palestras

A Expoama 2015 oferecerá também opções que agregarão conhecimentos na área do agronegócio e segmentos associados. Os cursos e palestras serão oferecidos pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizado Rural. Os participantes farão intercâmbios com técnicos e terão uma oportunidade a mais para se capacitar e trocar experiências, vivências e aprendizados.

Leilões

No Tatersal do parque serão realizados os tradicionais leilões da Expoama que reúnem os melhores plantéis de criadores renomados. Os leilões se destacam como força geradora de grandes negócios, garantindo rentabilidade aos produtores. Já estão confirmados quatro leilões:

  • Dia 5, acontecerão os leilões da JC Leilões e da RR Agropecuária.
  • Dia 6, será a vez da ASA Agropecuária apresentar o seu plantel.
  • Dia 8,  haverá a apresentação dos animais da ABS Pecplan & Revemar.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com